Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Tipos de Whey Protein: saiba quais são e como eles funcionam

Explicamos quais são os principais tipos de whey protein, para que serve cada um deles e reunimos algumas dicas para você tomá-lo com segurança.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

25 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Se você está pensando em comprar whey protein, já deve ter reparado que existem diversas marcas de suplementos que comercializam o produto. Mas, mais importante que isso é prestar atenção que existem tipos de whey protein diferentes (e você deve comprar o que mais se adequa às suas necessidades para conseguir o resultado esperado).

Pensando nisso, neste artigo vamos especificar quais são os tipos de whey protein que existem, além de dar algumas dicas e cuidados para tomá-los de maneira saudável e segura. Já adiantamos que, seja qual for o whey que você for tomar, é importante consultar um nutricionista e seguir as recomendações médicas.  

O que é o Whey Protein? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pink woman dumbbell and jar of whey protein sport nutrition vector illustration

O whey protein é um dos suplementos alimentares mais conhecidos por quem toma suplementação ou pesquisa sobre o assunto. Ele nada mais é do que uma proteína extraída a partir do soro do leite. É composto principalmente por alfa-globulina e beta-globulina (grupos de proteínas) e fornece diversos aminoácidos para o organismo, como o BCAA (aminoácido de cadeia ramificada, importante para a produção das fibras musculares). 

Com potencial nutritivo alto, este suplemento auxilia no ganho de massa muscular; proporciona melhora no tratamento da asma, auxilia no tratamento do HIV, ajuda no controle do colesterol e da glicose, além de servir para a reparação dos músculos, já que eles sofrem microlesões com a prática de atividade física. 

Quais são os tipos de Whey Protein?

Para escolher o whey protein ideal para o seu padrão físico e nutricional, a primeira etapa é consultar um profissional da saúde. Mas você pode chegar ao consultório já sabendo os tipos de whey protein que existem, que são:  

  • Whey protein concentrado: neste tipo de whey, há pouca filtragem e ficam conservados os carboidratos, minerais e gorduras do leite. Por conta disso, ele costuma ser mais barato, além de ter menos concentração de proteína e o processo de digestão dele ser mais demorado. 
  • Whey protein isolado: aqui, o whey já é bastante filtrado e se torna uma proteína quase pura (há pouca quantidade de gorduras ou minerais). Por conta dessa alta concentração do suplemento, ele é mais rapidamente absorvido pelo organismo. 
  • Whey protein hidrolisado: geralmente é o mais caro entre os três tipos de whey, já que aqui os aminoácidos já passaram pelo processo de quebra, o que facilita a ingestão e absorção do produto pelo organismo. Ele também tende a oferecer menor quantidade de BCAA do que o whey isolado. 

Whey Protein vegano 

Não existe whey protein propriamente vegano, já que especificamente ele é obtido a partir da proteína do soro do leite. Mas, é possível consumir proteínas que venham de outras fontes e que garantam o mesmo resultado, como a soja, a ervilha e o arroz. Esse tipo de suplemento é chamado de vegan protein

Dicas e cuidados para tomar Whey Protein

whey-protein

Para tomar whey protein com segurança é necessário consultar um profissional da saúde, pois ele vai indicar a quantidade diária recomendada para você. Além disso, a curto prazo, não há grandes problemas em tomar a mais do que o indicado, porque a proteína em excesso vai ser naturalmente expelida pela urina. Porém, a longo prazo, isso pode causar sobrecarga no fígado e nos rins e desencadear doenças, como cálculo renal. 


Quem aproveita as promoções de whey protein do Promobit paga mais barato pelo produto. Use um cupom Submarino ou cupom Amazon para economizar ainda mais!