Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Tudo que precisa saber antes de comprar suplementos online

Desde ficar atento a tabela nutricional até ficar atento a quais as melhores marcas de suplementos, separamos alguns pontos indispensáveis na hora da compra.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

19 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Treinar forte não adianta de nada sem uma alimentação adequada. Mas quando só a alimentação não dá conta de suprir todos os nutrientes necessários para atingir seus objetivos, entram em cena os suplementos alimentares, que irão fornecer esses nutrientes que faltam.

Na hora da compra, além do acompanhamento de um nutricionista, existem alguns pontos que você precisa ficar de olho, ainda mais quem optar por comprar suplementos online, o que costuma trazer muitas vantagens em relação ao preço e maior variedade de opções. Para ajudar, separamos algumas dicas mais básicas para quem não tem muita familiaridade com esse processo.

Leia também:4 Dicas para identificar produtos naturais

Compre apenas produtos de marcas confiáveis

Uma das maiores preocupações na hora de comprar suplementos deve ser garantir que o conteúdo dentro da embalagem seja idêntico ao descrito nela. Infelizmente, é bastante comum algumas fabricantes, com objetivo de terem lucro maior, alterarem a porcentagem das substâncias ou adicionarem outras que são menos interessantes.

Outro problema é quando os valores estão certos, mas a origem do nutriente é diferente daquela anunciada. Vamos usar o whey protein como exemplo para essa forma de alteração. O suplemento é derivado do soro do leite, que possui um determinado fator biológico, porém, existem algumas fabricantes que misturam proteína de soja ao whey, que é mais barata e possui um valor biológico completamente diferente.

Quando consumidas, a proteína do soro do leite é utilizada principalmente para a construção do tecido muscular, enquanto a da soja atua no tecido intestinal. Mesmo que os 22g de proteína descritas no rótulo estejam corretos, a composição foi alterada e o produto não terá o mesmo efeito que 22g de proteína do leite.

tabela-whey-pra-usar1
Fonte: Proteste

Como saber se uma marca é confiável?

Para isso, existem os laudos técnicos, que são realizados periodicamente por instituições independentes, sem qualquer ligação com às fabricantes de suplementos. Um dos mais conhecidos é o do Proteste, que é realizado anualmente.

Os laudos técnicos basicamente são testes laboratoriais onde são analisadas as composições dos suplementos, certificando-se de que as substâncias e quantidades estão próximas ao que está anunciado na embalagem. De acordo com o Ministério da Saúde, é aceitável uma diferença de até 20% do informado na tabela nutricional.

Normalmente, apenas o whey protein, que é o carro chefe das principais fabricantes de suplementos, passa por essa análise. Por isso, aquelas que apresentam o melhor resultado no teste, são consideradas as melhores marcas de suplementos no geral.

Claro, quando existem laudos técnicos de outros produtos, como esse sobre BCAA do Proteste, eles devem ser levados em consideração para escolher o suplemento que você deseja.

Tabela de nutrição é sua melhor amiga

Só de dar uma olhada nas prateleiras ou mesmo na página de promoções de suplementos do Promobit, você irá encontrar uma grande variedade de produtos. Para saber quais os melhores suplementos, além de verificar se a fabricante teve uma avaliação positiva nos laudos técnicos, é preciso estar atento à tabela nutricional de cada um.

A tabela nutricional é responsável por revelar quanto de cada substância está presente no suplemento. Ficar de olho nesses indicadores evita que, por exemplo, você leve para casa carboidrato por proteína.

Mesmo fabricantes bem conceituadas possuem algumas variações de seus suplementos no mínimo suspeitas, que mesmo financeiramente mais atrativas, mal poderiam ser chamadas pelo nome descrito na embalagem. Um exemplo disso são algumas opções de whey protein em que, em uma porção de 30g, possuem apenas 7,5g de proteína e 20g de carboidrato.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Fique atento ao frete

Uma das maiores vantagens de comprar suplemento online é encontrar produtos mais baratos, aproveitar boas promoções e ainda ter a possibilidade aplicar um cupom de desconto para reduzir ainda mais o preço. Mas não adianta nada economizar tanto no preço do produto, se gastar toda a diferença nos custos com o frete.

Na hora de fazer a comparação entre os preços de suplementos, não deixe de somar os custos com o frete. Com isso, você terá um cenário mais real do preço na hora de comprar suplementos online.

Compre apenas quando precisar

Assim como o nome sugere, suplementos devem ser usados para suplementar a alimentação, complementando a ingestão dos nutrientes que sua dieta não é capaz de proporcionar. Por isso, antes de investir na compra de suplementos, é preciso melhorar sua dieta e tentar suprir suas necessidades com a alimentação.

Claro, nesse processo, é indispensável contar com a ajuda de nutricionista, que conseguirá fazer uma avaliação individual das suas carências e necessidades e indicar tanto dieta quanto suplementação adequada para atingir seus objetivos, seja perder peso, ganhar massa muscular ou apenas ter uma vida mais saudável.

Direito de arrependimento

Assim como acontece com qualquer outro produto, como um celular ou uma TV, o consumidor possui 7 dias para devolver qualquer suplemento comprado online sem precisar de qualquer justificativa. Dessa forma, se quando o produto chegar em suas mãos você mudar de ideia é só devolver o produto e receber estorno do valor no cartão.

Isso é possível graças Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor tenha o direito de se arrepender de qualquer compra feita pela internet. Para conhecer mais sobre como funciona essa lei, confira o nosso artigo: Conheça o Direito de Arrependimento do consumidor.


Aina ficou com alguma dúvida sobre compra de suplementos online? Deixe o seu comentário! Aproveite também para baixar o nosso app de cupons e promoções para não perder nenhuma oportunidade de economizar.