Campanha Aliexpress Super Ofertas
Comparativos

Piscina estruturada ou inflável: qual escolher para o verão?

Para curtir o verão da melhor forma podendo se refrescar e se divertir ao mesmo tempo, saiba qual comprar, a piscina estruturada ou inflável

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

26 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Com as altas temperaturas e a chegada do verão neste final de ano, a busca por diferentes formas de se refrescar geralmente se voltam para as piscinas. No entanto, considerando o espaço e o investimento necessário para se construir uma piscina, as principais opções acabam ficando para os modelos que podem ser facilmente montados e desmontados, além de também serem mais baratos. Mas dentre essas opções, qual é a melhor: piscina estruturada ou inflável? Conheça as principais diferenças entre elas para decidir qual é a escolha ideal para o seu caso. 

Por que comprar uma piscina estruturada? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os principais pontos fortes da piscina estruturada estão relacionados a sua resistência e longevidade. Geralmente sendo composta de uma grande lona com uma capa de PVC, junto a estruturas tubulares de canos de alumínio, se tratando de um material bastante resistente de acordo com a capacidade da piscina. E falando em capacidade, as piscinas estruturadas são muito versáteis, tendo modelos menores voltados à crianças de apenas 1.000 litros, até grandes estruturas com capacidade de até 16 mil litros para adultos. 

Além disso, piscinas estruturadas podem ser tanto retangulares quanto redondas, e devido a sua estrutura, sua forma permanece a mesma após ter seu interior enchido com água. E por contar com diferentes peças e estruturas em sua montagem, sua manutenção também é simplificada já que as peças podem ser facilmente repostas caso haja necessidade. Piscinas estruturadas também contam com acessórios como filtros, que é importante para manter a limpeza da água, e recursos opcionais, como escadas para modelos maiores. 

Compre agora piscina estruturada de 5.000 litros na Amazon

Pontos negativos da piscina estruturada

Considerando suas principais virtudes, é de se esperar que o preço seja um fator que pode pesar bastante ao escolher entre piscina estruturada ou inflável. A piscina estruturada é consideravelmente mais cara que a inflavel, com os modelos de 5.000 litros custando à partir de 850 reais. Este tipo de piscina também requer certos cuidados na montagem, como ser necessário uma superfície totalmente reta para que sua estrutura se mantenha firme, além de ocupar um espaço bem maior em comparação com as infláveis. 

Onde a piscina inflável se destaca? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Conforme citado no tópico anterior, a piscina inflável se destaca principalmente por ser uma opção mais prática e barata. Seu preço é bem mais acessível, com um manuseio e “montagem” consideravelmente mais simples. Sua praticidade de ser facilmente armazenada e transportada também é um grande diferencial positivo das piscinas infláveis. Esses fatores estão diretamente relacionados à composição dos materiais de sua construção, geralmente contendo PVC em suas laterais, com bordas que se assemelham a boias infláveis. 

As infláveis também possuem modelos retangulares, apesar dos circulares serem os mais populares, e apesar de serem costumeiramente associados à crianças, esse tipo de piscina também conta com modelos de maiores capacidades, como de 2.500 litros, para um maior quantidade de pessoas, incluindo adultos. E mesmo nos modelos com maior capacidade, as piscinas infláveis ocupam menos espaço que as estruturadas. 

Compre agora piscina inflável de 4.600 litros na Amazon

E quais são seus pontos negativos? 

Por contar com uma construção mais simples, a piscina inflável acaba sendo menos resistente que a estruturada, tendo também uma manutenção mais complexa, já que não é possível apenas substituir uma peça como na piscina estruturada. Caso aconteça algum tipo de furo ou rasgo em seu corpo, o dano pode ser irreparável, dependendo do tamanho. Por conta disso, também é necessário uma atenção extra ao tipo de superfície em que a piscina ficará. 

Ficar exposta ao calor por longos períodos de tempo também pode acarretar em danos ou deformidades no corpo da piscina. E apesar do preço menor em relação à estruturada, a maioria das piscinas infláveis não vem com uma bomba de ar para enchê-lá, sendo necessário comprar uma que seja compatível com a piscina inflável que você possui.  

Compre agora bomba de ar na Amazon

Piscina estruturada ou inflável: veredito 

Tendo estabelecido os pontos fortes e fracos de cada um dos tipos, qual escolher, piscina estruturada ou inflável: depende da sua forma de uso. A piscina estruturada é uma escolha melhor para quem possui um bom espaço disponível, e que irá utilizá-la muitas vezes por período relativamente longo de tempo, como por exemplo montá-la em dezembro para aproveitar o verão até o mês de janeiro ou fevereiro. Já a piscina inflável é uma solução prática para usos mais tranquilos e pontuais, principalmente por sua capacidade de ser facilmente transportada e montada. 

Não vale a pena pagar o preço de uma piscina estruturada e gastar o tempo necessário para “levantá-la” e enchê-lá, apenas para utilizar poucas vezes e/ou por poucas pessoas. Da mesma forma que uma piscina inflável pode não ser a melhor escolha para utilizar com muitas pessoas de forma que exija muito do “corpo” da piscina. Em suma, a piscina estruturada se destaca pelo uso constante em um longo período, e a inflavel se destaca pela praticidade para ser usada momentaneamente.


O Promobit também reúne as melhores promoções de produtos para utilidades domésticas, e você pode adquiri-los por um preço ainda menor utilizando os cupons de desconto Aliexpress