Campanha Choice Aliexpress - Abril 2024
Promobit
Guia de compras

Como escolher caixa de som para aproveitar o verão?

Confira dicas para escolher o modelo ideal e curtir os dias de sol com muito som e diversão

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

27 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O verão chegou oficialmente e com ele surge também aquela vontade de aproveitar um churrasco na beira da piscina ou pegar uma praia para aproveitar os dias de calor. E seja uma grande confraternização, uma tarde com os familiares ou até mesmo um tempo sozinho pegando sol, uma boa caixa de som pode ser essencial para animar o ambiente. Mas com tantas opções no mercado, escolher o melhor produto para suas necessidades pode ser um desafio. Por isso, para ajudar você nesta tarefa, montamos um guia de como escolher caixa de som para aproveitar o verão. Confira algumas dicas para ficar de olho na hora de escolher o modelo ideal para você.

Como escolher caixa de som para aproveitar o verão?

melhores caixas de som bluetooth para comprar 2018

Para escolher a melhor caixa de som, o primeiro passo é tentar definir algumas prioridades. Por exemplo, se você pretende utilizar na maioria das vezes dentro de casa, uma caixa de som mais simples pode atender bem. Agora, caso queira maior liberdade para levar seu som para onde quiser, a caixa de som bluetooth é a melhor opção. O tamanho também deve ser um dos primeiros pontos levados em consideração. As caixinhas de som pequenas são mais indicadas para ambientes internos para curtir um som sozinho ou em pequenas reuniões, já as caixas de som maiores são ideais para animar festas maiores ao ar livre.

Além disso, confira alguns outros pontos chaves de como escolher caixa de som para aproveitar o verão e evitar frustração com um dispositivo que não vai atender bem suas necessidades.

Caso queira indicações de modelos, confira nossa lista com as 17 Melhores caixas de som Bluetooth para comprar em 2022.

Potência

caixa de som bluetooth jbl bose

A potência é um dos pontos mais importantes na hora de escolher caixa de som para avaliar o alcance dentro do ambiente. Por exemplo, para que a música preencha um local grande da melhor maneira possível, uma caixa de som pequena pode não ser suficiente, assim como uma caixa muito grande em uma sala pequena pode não ser bem aproveitada. A potência é medida em Watts RMS e indica a média que o alto falante pode reproduzir o som sem que aconteça distorção na reprodução. No mercado é possível encontrar desde modelos com 3 watts RMS até poderosos aparelhos com mais de 200 watts RMS

Um erro muito comum é associar a potência alta com a qualidade. A potência basicamente tem mais a ver com o tamanho do ambiente que uma caixa de som pode atender. Esse é um ponto que você deve se atentar para evitar gastar mais em um dispositivo com potência muito alta, sem poder aproveitar todo seu potencial. Para ficar mais claro, caso deseje usar em locais grandes ou abertos, considere pegar caixas com potência maior que 40W. Caso vá utilizar em seu apartamento apenas, valores menores devem atender bem suas expectativas. As caixas de som com mais de 100W conseguem ser bem altas, por isso são indicadas para festas grandes.

Veja também: O que é um subwoofer e porque ele melhora seu sistema de som

Peso

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pode não parecer um ponto relevante na hora de escolher a caixa de som ideal, mas o peso do dispositivo pode ser um grande incômodo. Caso queira levar sua caixa de som para praia, por exemplo, uma caixa muito grande pode trazer problemas durante o transporte. Aparelhos com alças geralmente trazem mais comodidade durante os deslocamentos. Algumas caixas de som pesadas também possuem rodinhas, mas essas são mais indicadas para deslocamentos curtos. As caixas de som portáteis são mais leves e uma escolha mais acertada para levar dentro da mochila para qualquer lugar.

Resistência à água

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para aproveitar a festa na piscina ou na praia sem nenhuma preocupação com a sua caixa de som, escolher um dispositivo com proteção contra água é essencial. Assim, caso alguém dê um pulo forte demais e respingue no aparelho ou se começar a chover do nada, sua caixa não correrá nenhum risco de queimar e te deixar na mão. 

Muitos dispositivos possuem proteção IP68, por exemplo, que garante a integridade contra água em mergulhos de até 1,5 metro de profundidade por aproximadamente 30 minutos. Mas lembre-se de conferir a proteção, pois as condições podem variar entre os aparelhos e também depende dos testes que a fabricante executa. A proteção mínima indicada contra água é a IPX6.

Material do corpo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A construção da caixa de som pode ser determinante para a vida longa do aparelho. Tente evitar aparelhos feitos exclusivamente de plástico, pois eles costumam quebrar com mais facilidade. Opte por dispositivos que utilizem algum material reforçado nas alças e com acabamentos em outros tipos de materiais no corpo ou mesmo nos alto falantes. A madeira por exemplo é excelente para caixas acústicas, mas não combina muito com festas na piscina e a cobertura com malhas nas saídas de som melhoram muito o áudio. Partes emborrachadas como a base, permitem maior estabilidade sob as superficies.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você não tiver tomadas por perto, com certeza vai desejar ter uma caixa de som com boa bateria, caso seja um modelo bluetooth, para que a festa não acabe antes do planejado. Escolha um produto que tenha boa autonomia de bateria. No mercado é possível encontrar caixas de som com bateria que duram pouco tempo e alguns modelos que conseguem mais de 20 horas de reprodução, como é o caso da JBL Boombox 3 e LG Xboom Go PL7.

Os fabricantes costumam informar quantas horas de reprodução o aparelho consegue aguentar sem precisar de uma nova carga. Mas esses números são apenas uma estimativa baseada nos testes feitos na fabricação. Alguns fatores como o volume de reprodução e o tempo pode fazer com que a bateria acabe mais rápido.

Recursos e conexões disponíveis

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por último, mas não menos importante entre os pontos que deve-se observar antes de escolher caixa de som, estão os recursos e conexões disponíveis. Alguns modelos vêm como modos de reprodução variados e recursos de melhorias do áudio para proporcionar experiências diferentes do habitual. Outros possuem luzes LED que sincronizam com a batida da música para deixar o ambiente mais dinâmico e tem caixa de som que vem até com efeitos sonoros, como aplausos e buzina, para animar a festa. Por falar nisso, também há opções com entrada para microfone para fazer aquela competição calorosa de karaoke.

Analisar as conexões disponíveis também pode evitar decepções. A maioria das caixas de som trazem uma entrada para conectar ao smartphone ou notebook. Confira também se há entrada USB, USB-C ou microUSB para que consiga reproduzir músicas através de um pendrive, também pode ser uma boa alternativa para carregar seu celular. Modelos mais avançados também oferecem a possibilidade de integrar outras caixas de som e fazer um circuito sonoro para aumentar o alcance do áudio e vem com microfone integrado para comandos de voz através da Alexa, Google Assistente ou Siri.


Agora que já sabe como escolher caixa de som, aproveite as promoções aqui do Promobit. Com o cupom Submarino e cupom Casas Bahia suas compras ficam ainda mais baratas.