Campanha AMazon Dia das Mães
Comparativos

Bolsa térmica ou caixa térmica: qual melhor alternativa para verão?

As duas opções são eficazes para conservação da temperatura de alimentos, mas as características de cada uma fazem diferença na hora da escolha.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

20 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Pra muita gente o verão é uma delícia, mas os dias de sol e calor podem ficar menos agradáveis sem uma bebida geladinha a tiracolo. Para isso, itens para conversar sobre a temperatura dos alimentos são fundamentais, entre eles a caixa térmica e a bolsa térmica são opções a se considerar, embora tenham características distintas.  Saiba qual escolher entre bolsa térmica ou caixa térmica de acordo com a sua pretensão de uso. 

Bolsa térmicaCompre agora na Amazon
Caixa térmicaCompre agora na Amazon

Características do caixa térmica e da bolsa térmica

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Começando pelo caixa térmica, trata-se de um produto mais robusto e possui, em média, maior capacidade de armazenamento e ,por ser mais robusto, é mais indicado para ser transportado em viagens e para armazenar alimentos e bebidas para mais de uma pessoa, como na praia, por exemplo, já que além da maior capacidade o tempo de conservação é alto, podendo chegar a mais de 100 horas, mas a média dos  modelos fica na casa das 24 horas de conservação térmica.  Por outro lado, a caixa térmica não é agradável de transportar caminhando, mesmo entre aqueles modelos que possuem rodinhas, pois quanto maior a capacidade maior também o tamanho e o peso caso esteja cheio. 

Já a bolsa térmica destaca-se por outros aspectos, entre eles a facilidade maior de portabilidade, podendo ser levado na mão, pendurado no ombro e nas costas no caso de mochilas térmicas que vamos abordar junto com a bolsa térmica. A palavra que melhor define a bolsa térmica é praticidade, porém não é tão indicada para compartilhar o armazenamento com outras pessoas devido a capacidade reduzida. Outro ponto em que a bolsa térmica não é tão vantajosa é a no tempo de conservação que vai de 2 a 8 horas a depender do modelo. 

Compre agora a bolsa térmica 10 litros na Amazon.

Qual vale mais a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Na verdade não existe um dos produtos que seja mais vantajoso de uma forma geral, já que apesar de ambos serem térmicos, eles funcionam melhor em propostas diferentes. Em termos mais amplos, o caixa térmica é mais recomendado para armazenar quantidade maiores de alimentos e bebidas, inclusive para mais de uma pessoa, além de possuir, em média, um tempo maior de conservação de temperatura. 

Porém, a bolsa térmica pode ser mais versátil, funcionando para o momentos de lazer na praia, embora não da melhor maneira, além de também ser útil no dia a dia para transportar a marmita para o trabalho ou para passeios no parque, por exemplo. É um pouco mais difícil imaginar o uso do caixa térmica de forma individual além da beira da praia ou piscina.  

Compre agora a caixa térmica na Amazon

Dicas para manter os alimentos e bebidas conservados por mais tempo

Coloque a bolsa térmica no congelador antes de usar

essa dica é mais fácil de executar com a bolsa térmica, porém, caso tenha aqueles freezeres horizontais de mair capacidade, também é possível deixar a caixa térmica lá dentro antes e usar para que fique gelado no momento em que for receber os alimentos e bebidas. 

Blocos de gelo e gelo sólido são mais eficazes

Usar algum elemento a mais para agilizar o resfriamento e auxiliar na conservação é fundamental e tal eficiência pode ser ainda maior ao optar por gelo sólido, também conhecido como gelo reciclável, ao invés dos tradicionais blocos de gelo. O Gelo sólido que nada mais é um recipiente de plástico retangular com água dentro e que pode ser utilizado várias vezes. 

Outra boa dica que funciona melhor no caixa térmica por ter mais espaço interno é alternar entre camadas de bebidas e gelo para resfriar as bebidas em menos tempo e aumentar o periodo de conversação. 

Compre agora copo Stanley na Amazon

Abra apenas quando necessário e evite exposição ao sol

Duas dicas básicas, mas que são fáceis de esquecer é a de evitar que o caixa térmica ou bolsa térmica fique exposto ao sol por longos períodos e a prova de como é comum que isso aconteça é lembrar que o recipiente pode até estar na sombra embaixo de um guarda-sol, mas com o passar do tempo ficar exposto devido a movimentação do sol. 

Manter-se atento para não esquecer o recipiente térmico aberto também é importante, logo caso várias pessoas estejam armazenando bebidas, prefira abrir para pegar bebida para mais de uma pessoa, diminuindo a quantidade de vezes que a tampa será aberta.