Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

O que é FPS do protetor solar? Tudo o que você precisa saber e mais

Quer manter a pele protegida mas não sabe por onde começar? Veja o que é o FPS do protetor solar para saber escolher o seu!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

2 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Mesmo que o verão comece apenas no dia 22 de dezembro de 2023, a busca pelo protetor solar já é alta devido às ondas de calor que assolam o país. Além desse evento, as festas de final de ano estão próximas e o produto passa a ser item obrigatório para quem vai viajar. Apesar do protetor solar ser recomendado para uso diário, durante os dias de sol é ainda mais necessário. Então para escolher o seu corretamente hoje vamos explicar o que é o FPS do protetor solar.

Aqui, além de dicas e guias de compra, você também pode conferir as melhores promoções, seja para economizar na hora de comprar o presente do amigo secreto ou para garantir seu estoque de cosméticos. Baixe o app do Promobit e confira as melhores ofertas da internet. 

O que é o FPS do Protetor solar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A sigla FPS que está sempre presente na embalagem do protetor significa “Fator de Proteção Solar”. Essa medida indica quantas vezes sua pele estará recebendo proteção contra as radiações solares (UVA e UVB)  em comparação a uma pele sem o protetor.  Por exemplo: um protetor solar com FPS 30 protege a pele 30 vezes mais do que se não estivesse usando proteção. 

A proteção é importante pois a radiação solar, além de queimar a pele e prejudicar a barreira cutânea, dependendo da exposição e frequência pode resultar em câncer de pele. 

Compre agora: Protetor Solar Facial Anthelios FPS60 na Amazon

Como escolher o melhor protetor solar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Muitos pensam que basta apenas escolher o protetor solar com o maior número de FPS, mas não é apenas isso. Para escolher o melhor protetor solar para você é necessário avaliar itens como:

Nível de melanina na pele

A melanina é o pigmento natural do corpo que dá cor à pele, mas além disso também é responsável pela defesa da barreira cutânea contra os raios ultravioletas, também conhecidos como raios UV. Quanto mais melanina presente, maior é a resistência da pele contra. 

Apesar da melanina fornecer certo nível de proteção, não é 100% eficaz, especialmente levando em consideração quão forte a radiação solar tem se infiltrado. Mas pode agir como guia no momento de escolher o FPS do seu protetor solar.

A recomendação de muitos dermatologistas é que quanto menos melanina maior deve ser o FPS do seu protetor solar. Mas vale frisar que outros fatores também podem influenciar na escolha, por isso se possível busque recomendação de um profissional. 

Sensibilidade ao sol

Além da melanina, também deve ser observado a sensibilidade da pele, quanto mais sensível mais proteção exige. Por isso, a área do rosto necessita de muito mais atenção, além do grau de exposição. 

Peles maduras ou muito novas também necessitam de maior atenção, por isso o FPS para pessoas idosas e crianças deve ser maior. 

Necessidade de reaplicação

Por fim, fique atento a necessidade de reaplicação, regiões muito quentes, áreas molhadas como piscinas e exposição intensa ao sol. Não adianta escolher um protetor solar fator 60 se aplicar apenas 1x ao dia. 

Quais os tipos de protetor solar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso esteja na dúvida de qual protetor solar escolher, temos um texto completo explicando os mais diversos tipos de protetor e suas indicações. Mas os mais populares e fáceis de encontrar são:

Creme

O mais conhecido é o protetor solar em creme. Dele existem versões para rosto, corpo, dia a dia e piscina (áreas molhadas). Além disso, é um dos mais fáceis e eficazes na aplicação, já que fica “branco” no momento de espalhar evidenciando onde está aplicado e depois “some” na pele. 

Compre agora: Sun Fresh Protetor Solar Corporal FPS 70 na Amazon

Spray

O protetor solar em spray é prático, e sua aplicação é rápida, podendo ser muito útil no dia a dia. Contudo, é necessário replicar ainda mais vezes e ter cuidado para que toda a pele esteja devidamente protegida. 

Compre agora: Sun Fresh Light Spray Fps 50 na Amazon

Específico para áreas molhadas

Se deseja um protetor solar para as férias, o recomendado é não usar o mesmo produto do dia a dia. A água, suor e areia podem diminuir a eficácia do protetor, por isso optar por utilizar os produtos desenvolvidos para essa finalidade, que são mais densos e resistentes, são a melhor opção. 

Compre agora: Sundown Praia e Piscina FPS 70 na Amazon


Quer garantir ainda mais desconto em suas compras e até frete grátis? Dê uma olhada nos nossos cupons Amazon