Take a fresh look at your lifestyle.

O que é TFT nas telas de notebook? Entenda essa tecnologia

Você sabe o que é TFT nas telas de notebook? Telas de LCD, que são feitas de cristais líquidos, possuem diferentes tipos de tecnologias, como TN, IPS e TFT.

Telas de LCD podem apresentar diferentes tecnologias que influenciam diretamente na qualidade das imagens, como TN, IPS ou TFT. As telas TN são mais comuns em notes aqui no Brasil, sua qualidade é menor, porém seu preço é mais acessível. Já as telas IPS possuem a melhor qualidade, principalmente para quem trabalha com edição de vídeos, mas também são mais caras.

A diferença entre as duas é que na primeira os cristais do painel LCD não são alinhados, e na segunda os cristais são alinhados horizontalmente. Como resultado, telas IPS apresentam cores são mais fiéis e níveis de contraste melhores. Mas e onde fica o TFT nas telas de notebook?

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Leia mais:

TFT: O que é Transístor de Película Fina?

TFT nas telas de notebook

O TFT nas telas de notebook, ou Thin Film Transistors (Transistor de Película Fina) é um transistor que melhora a qualidade das imagens reproduzidas. Essa tecnologia também faz com que a tela seja capaz de reproduzir uma gama maior de cores.

A tecnologia funciona da seguinte forma: em painéis LCD, os cristais líquidos ficam opacos quando recebem energia e acendem quando não recebem, assim, os pixels do painel (que são no padrão RGB) são capazes de reproduzir mais de 16 milhões de tonalidades diferentes. Dentro das telas LCD TFT há uma película ultrafina extra, onde estão os transistores responsáveis por controlar cada um dos pixels.

Quer receber avisos sempre que aparecer notebook em promoção?

Qual a diferença entre TFT e IPS?

Tanto a TFT quanto a IPS são superiores a TN, porém existe uma diferença entre as duas. Telas IPS são como uma versão atualizada das telas TFT. A diferença que salta aos olhos é a qualidade da imagem, que é superior nas telas IPS. Isso acontece porque os cristais líquidos na tela TFT ficam desordenados quando recebem energia para que a luz possa passar. Esse desalinhamento gera uma distorção nas cores e reduz o ângulo de visão.

Como nas telas IPS os cristais estão alinhados horizontalmente, não há essa distorção. Quando há carga de energia, os cristais líquidos permanecem alinhados. Outra vantagem da tela IPS está a economia de bateria, já que ela utiliza um número menor de transistores, e seu ângulo de visão é maior, assim como sua taxa de atualização.


Agora que você sabe o que é TFT nas telas de notebook, confira as ofertas de notebook aqui no Promobit. Pague menos com um cupom Submarino, cupom Amazon ou cupom Americanas.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!