Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Tipos de tela para notebook: TN, VA e IPS, qual a melhor?

TN, VA ou ISP? Conheça os principais tipos de tela para notebook e entenda para qual finalidade cada uma é mais indicada.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

6 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Antes de comprar um notebook novo é preciso verificar uma série de especificações, comparar modelos e preços para não levar o produto errado para casa. Entre os aspectos mais importantes está a tela e a tecnologia utilizada em sua fabricação.

TN, VA, PVA, MVA ou IPS? Essas siglas podem não dizer muita coisa para quem não entende do assunto, mas fazem toda a diferença na qualidade das imagens e na fidelidade de reprodução de cores.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Quem trabalha com design ou fotografia, por exemplo, precisa contar com um notebook com uma tela capaz de reproduzir o máximo de cores possível. Nesse caso, uma tela com tecnologia IPS é a mais adequada (porém são mais caras). Para quem não pode gastar muito existem outras opções, como as telas VA, PVA ou MVA, que também possuem uma boa reprodução de cores, bons níveis de brilho e constraste.

Agora, se o uso é mais básico, ainda temos telas TN que, apesar de não serem as favoritas de ninguém, possuem um custo baixo de fabricação e quebram o galho em atividades mais básicas, como navegar na internet.

Tipos de tela para notebook

TN (Twisted Nematic)

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Notebook com tela do tipo TN (Twisted Nematic) é um dos mais comuns aqui no Brasil, isso porque esse modelo é mais barato para se fabricar. Porém, a qualidade das telas TN é bem inferior aos outros tipos, as cores são mais lavadas e distorções em tonalidades são comuns.

Se o que você procura é um notebook básico para navegação na internet e assistir a filmes e séries vez ou outra, então uma tela TN não é um problema. No entanto, se você precisa de uma fidelidade maior de cores, como no caso de quem trabalha com edição de vídeos e imagens, ou só quer um notebook com uma tela boa para jogar games, esse não é o modelo indicado.

Isso porque a construção desse tipo de tela não é apropriada para atividades profissionais, uma vez que as moléculas de cristais líquidos no interior da tela ficam alinhadas de forma desordenada, daí o nome Twisted Nematic.

Outro ponto negativo das telas TN é que dependendo do ângulo que se olhe, as cores podem tomar tons diferentes. Para quem trabalha com programas de edição isso pode prejudicar o resultado final do trabalho, portanto não é o recomendado.

VA (Vertical Alignment)

tipos de tela para Notebook

Subindo a escala de qualidade temos as telas VA (Vertical Alignment), ou seja, os cristais líquidos desse modelo são alinhados verticalmente. Isso proporciona um bom contraste e tons mais escuros que uma tela TN, porém ainda é possível que uma tela VA distorça algumas cores.

Existem duas versões de tela VA: PVA (Patterned Vertical Alignment) e MVA (Multi-domain Vertical Alignment). Ambos os tipos são uma tentativa de unir as vantagens da fabricação de telas TN com a telas IPS (que ainda vamos falar sobre). O primeiro oferece bom ângulo de visão, com tons escuros mais profundos que telas TN. Já o segundo tipo possui um contraste ainda melhor.

A principal vantagem desse tipo de tela para notebook está no tempo de resposta, o que o faz dessa uma boa opção para rodar jogos.

ISP (In-Plane Switching)

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os tipos de tela para notebook, a que apresenta a melhor qualidade é a IPS (In-Plane Switching), sendo assim a mais adequadas para edição de imagens e vídeos. Devido ao alinhamento dos cristais líquidos ser na horizontal, isso faz com que as cores ou o constraste não fiquem distorcidos quando vistas de diferentes ângulos, além de fornecer uma maior game de cores, mais vivas e fiéis.

Nesse tipo de tela é possível visualizar todos os detalhes de uma imagem, como no exemplo abaixo:

tipos de tela para Notebook
Simulação comparativa entre a qualidade de imagem em uma tela ISP vs TN.

Também é possível encontrar notebooks com telas IPS, mas com outra nomenclatura, como: WVA ou PLS. Essa variação ocorre por conta de diferentes fabricantes e modelos, mas no resultado ficam, os três tipos acabam ficando bem próximos.


Agora que você já conhece os diferentes tipos de tela para notebook, aproveite e dê uma olhada nas ofertas de notebook no Promobit. Se quiser pagar menos, você pode utilizar algum cupom de desconto na sua compra.