Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é o Thermal Throttling e Undervolting?

Os dois termos estão relacionados ao superaquecimento de processadores. Hoje vamos falar mais sobre o que é Thermal Throttling e Undervolting.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

25 de abr de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Já falamos aqui sobre como saber quando seu notebook está superaquecendo e o que fazer para evitar. Hoje vamos falar sobre dois termos pouco conhecidos, mas que estão relacionados quando o assunto é superaquecimento: Thermal Throttling e Undervolting. Continue lendo para saber o que são e como afetam o funcionamento do seu computador.

O que é Thermal Throttling?

O que é o Thermal Throttling e Undervolting?

O Thermal Throttling, ou a regulagem térmica, é um mecanismo presente em notebooks e PCs que protege sua CPU em casos de superaquecimento do processador. Você já sentiu seu computador esquentar cada vez mais e isso afetar seu desempenho, seja em jogos ou outros programas mais pesados? Sabe quando a tela congela por alguns instantes e volta, como se nada tivesse acontecido? Esse é o Thermal Throttling, que entra em ação uma vez que são detectadas temperaturas altas demais e que podem prejudicar o sistema.

O que esse mecanismo faz é basicamente reduzir a frequência e voltagem dos circuitos do processador da sua máquina e, assim, com uma menor carga elétrica disponível, a temperatura tende a diminuir em poucos segundos.

O congelamento da tela é resultado do sistema tentando diminuir a temperatura em casos de superaquecimento do processador. Ou seja, ainda que o Thermal Throttling funcione corretamente para proteger seu computador, sua ativação causa uma travada. Para quem gosta de jogos competitivos de tiro em primeira pessoa isso é um problema bem chato, já que pode causar sua derrota em partida. Em casos mais extremos, esse mecanismo também pode desligar todo o sistema.

O que fazer para evitar?

A forma mais simples de evitar o Thermal Throttling é contar com um bom sistema de resfriamento, que dê conta de manter a temperatura da sua máquina estável. Porém, se esse não for seu caso e colocar mais alguns coolers não seja uma opção, ainda é possível fazer o chamado undervolting, um método para diminuir a voltagem do chip para que ele não esquente tanto.

Além disso, também é recomendado trocar a pasta térmica do processador quando ela estiver seca demais e com rachaduras (nesse ponto ela já não cumpre seu papel de dissipar o calor do processador, mas o contrário).

O que é Undervolting?

Como mencionado anteriormente, o undervolting é uma série de alterações feitas nas configurações de fornecimento de energia elétrica ao processador para que ele trabalhe com uma voltagem menor. Com uma configuração mais equilibrada, é possível fazer com que sua CPU tenha o desempenho esperado, mas sem consumir tanta energia.

Logo, ao fazer o undervolting, seu computador mantém temperaturas mais estáveis e ainda evita o Thermal Throttling.

Porém, vale lembrar que fazer undervolting não é o mesmo em todos os computadores e cada máquina pode necessitar de uma configuração diferente para ter um bom resultado. Por isso é importante conhecer seu computador e entender qual a melhor configuração para que ele tenha o melhor desempenho com o menor consumo elétrico. Outras vantagens do undervolting são um uso menor dos coolers, que consequentemente fazem menos barulho, e um prolongamento da vida útil do processador, que trabalha em temperaturas mais baixas.


Agora que você já sabe o que é Thermal Throttling e Undervolting, aproveite as melhores ofertas de notebook para comprar o seu pelo Promobit. Pague ainda menos com um cupom Americanas ou cupom Magazine Luiza.