Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Por que meu Notebook está superaquecendo e como evitar?

O superaquecimento é um problema sério que pode levar a danos irreparáveis. Saiba porque seu notebook está superaquecendo e o que fazer para evitar.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

14 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Uma das coisas mais fáceis da vida é saber quando há algo errado com um notebook. Alguns sinais são bem claros, como ventoinhas mais barulhentas, travamentos e sistema com lentidão, teclado quente e tela azul. Se o seu notebook está com esses problemas, talvez ele esteja superaquecendo.

O superaquecimento pode ser causado por diversos fatores, como: acúmulo de poeira nas saídas de ar, pasta térmica seca ou uso sobrecarregado da máquina, que force seus componentes a trabalhar em temperaturas mais altas.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Como saber se o notebook está superaquecendo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além de sentir a temperatura dele e notar que há um aumento significativo, outra boa recomendação é prestar atenção ao barulho feito pelos coolers. As ventoinhas têm como principal função dissipar o calor para que a temperatura se mantenha estável. Em casos de superaquecimento, as ventoinhas devem trabalhar em ritmo bem mais acelerado que a média.

Caso o zumbido das ventoinhas fique muito alto, talvez seja melhor desligar seu notebook por um tempo e ir tomar uma água. Às vezes basta limpar os coolers e remover toda a poeira que atrapalha a saída do ar quente que a situação já melhora consideravelmente.

Agora, se o barulho não for apenas alto, mas como se houvesse alguma peça solta batendo na ventoinha, então o melhor a fazer é entrar em contato com a assistência técnica responsável ou com a fabricante, caso ainda tenha garantia.

Qual a temperatura limite de um notebook?

A temperatura limite de um notebook é de 55ºC, mas alguns modelos que possuem placa de vídeo trabalham acima disso, já que algumas GPUs trabalham em temperaturas acima dessa marca. Isso demanda um sistema de refrigeração mais eficiente para dar conta de dissipar todo o calor.

Para saber se o seu notebook está superaquecendo, você pode baixar algum programa capaz de monitorar a temperatura, como o HWMonitor ou o Real Temp. Caso algum componente esteja trabalhando em temperaturas superiores aos 55ºC, então é preciso descobrir se é um defeito da peça ou se ela está sobrecarregada.

Se seu notebook estiver desligando repentinamente após você notar o aumento na temperatura, então é porque sua máquina chegou ao limite e para que seus componentes não sejam completamente danificados, ela encerra todo o sistema. Esse é um procedimento de segurança do próprio notebook, que entende que todo seu sistema pode entrar em risco caso a temperatura não seja reduzida.

Como evitar o superaquecimento?

Notebook está superaquecendo

Desligue o notebook e retire a bateria antes de abri-lo de maneira correta. Limpe as ventoinhas com um cotonete com álcool (mas bem pouco) e retire toda a sujeita acumulada. Isso evita a obstrução do ar quente e, consequentemente, o superaquecimento.

Para limpar as grelhas de saída e entrada de ar, o mais recomendado é usar um pequeno aspirador de pó. Assim você evita que a poeira entre no notebook, o que pode acontecer caso use um pincel.

Outro ponto importante a checar quando estiver com o notebook aberto é a condição da pasta térmica sobre o processador e a GPU. Se estiver seca e rachada, então já não é mais eficiente, então está na hora de trocá-la.

Jamais utilize o notebook sobre a cama ou alguma superficíe irregular. Ao fazer isso, você fecha as saídas de ar da parte inferior do notebook e isso também causa superaquecimento.

O mais adequado a se fazer para garantir o máximo de vida útil do seu notebook é utilizá-lo sobre uma superfície plana, como uma mesa. Para usá-lo na cama, sem comprometer seu funcionamento, você pode procurar uma mesa própria para essa situação. Para economizar nessa compra, você pode usar o Promobit para pagar mais barato.

Caso o superaquecimento seja um problema de desempenho do seu notebook, você ainda pode fazer algumas alterações nas configurações do sistema para tentar amenizá-lo, como reduzir o clock do processador, diminuir o brilho da sua tela e até ajustar o consumo de energia geral da máquina.


Confira as ofertas de notebook no Promobit. Aqui você encontra as melhores promoções da internet e ainda pode pagar menos com alguns cupons de desconto, como um cupom Americanas.