Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

O que é desktop? Diferenças em relação ao Notebook

Qual o melhor entre um notebook e o desktop? Vamos falar sobre as diferenças e o que é um desktop para quem ainda tiver dúvidas sobre.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

9 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Diferentemente ao começo dos anos 2000 em que havia pouca presença de computadores nas casas, desta vez a presença de um desktop enfrenta a concorrência com os notebooks, mas quais serão as vantagens, desvantagens e, principalmente, o que é um desktop? Vamos falar justamente sobre todos esses pontos e quais são os casos em que vale mais a pena ter um desktop.

O que é desktop?

Ele nada mais é do que um computador de mesa, chamemos assim, pois é composto por um gabinete que armazena todos os principais componentes que fazem o computador funcionar, não sendo integrado ao monitor ou teclado como acontece com um notebook que é menor e já vem tudo junto, o desktop exige que suas peças sejam adquiridas à parte ou, no máximo, escolher a opção de gabinete e os componentes internos, como placa de vídeo.

Quais são as vantagens e desvantagens com relação ao notebook?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Placa de vídeo de um notebook desktop e área interna de um gabinete

Uma vantagem é justamente devido a diferença de tamanho entre os dois modelos, uma vez que o notebook é menor, ele consegue ser mais portátil e ter uma maior mobilidade do que o desktop. Entretanto, o laptop acaba oferecendo menos potência para rodar certos jogos e softwares que o outro modelo.

Ao contrário de um notebook cujos componentes são vendidos juntos e há pouca possibilidade de atualização, no computador desktop se qualquer peça quebrar ou se desejar fazer um upgrade a troca é mais simples de ser feita e não exige comprar um novo modelo totalmente.

Conforme já abordamos um pouco no parágrafo anterior, o computador desktop apresenta uma durabilidade maior por permitir a troca de componentes quebrados e a sua pouca mobilidade, característica que contribui para evitar o desgaste.

Aqueles que desejam customizar mais o computador, como colocando adesivos e similares, podem potencializar essa customização na composição do pc, afinal há peças que tem certas luzes RGB e também há uma grande variedade de opções do gabinete.

Já as desvantagens do computador incluem a falta de mobilidade, a quantidade de componentes e cabos, além do consumo de energia mais elevado que um notebook

Em quais casos é melhor ter um desktop e não notebook?

Vai depender de cada pessoa, pois um modelo desktop apresenta maior potência e, com uma relação de custo benefício mais em conta que um notebook, você conseguirá rodar jogos e softwares que exigem muito processamento. Entretanto não terá a mesma liberdade de mobilidade.

 Buscando uma maior mobilidade? A melhor opção é o notebook, mas vale lembrar que se deseja usar os softwares mais exigentes o preço para adquirir um modelo que ofereça suporte é mais alto.


Não deixa de conferir as promoções na categoria de informática. Compre com desconto usando um cupom da Americanas ou o cupom da KaBuM!.