Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é um mini PC e para que serve esse tipo de computador?

Com dimensões reduzidas e preço atrativo, os Mini PCs podem ser uma boa opção de acordo com a sua necessidade de uso.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

10 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Eles são pequenos, compactos e ainda despertam curiosidade de muitas pessoas sobre suas capacidades de uso. O Mini PC é uma boa opção na hora de comprar um novo computador, caso queira algo mais portátil que os computadores de mesa convencionais ou que ocupe menos espaço que os gabinetes. Saiba mais sobre os Mini-PCs e em que situações eles são vantajosos. 

Quer economizar em produtos de informática? Aproveite nossa seleção de cupons Kabum.

O que é um Mini PC?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Não é o decodificador da TV a cabo. É um Mini PC.

Os minis PCs podem ser considerados uma opção entre os PCs de mesa e os notebooks, já que apresentam a portabilidade como uma de suas características, a maioria cabe tranquilamente em uma mochila normal, além de contar com as principais portas para conexão, HDMI, USB de alta velocidade, entrada para cabo de rede entre outras conexões.

Apesar de portátil, o Mini PC está mais próximo de uma versão compacta dos gabinetes dos computadores de mesa do que dos notebooks, já que o Mini PC necessita dos demais periféricos como teclado, mouse, monitor, e não funciona sem serem ligados a uma fonte de energia elétrica.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Mini PC gamer Chatreey

Se durante algum tempo os mini PCs foram relacionados a configurações muito básicas, atualmente já podemos encontrar Mini PCs com configurações intermediárias, equipados com processadores Core i5, i7 ou equivalentes Razen, com placa de vídeo integrada ou até GPU dedicadas que dão conta de alguns jogos em configuração gráfica mediana. Já existem também alguns Mini PCs gamers que além de luzes e design característicos, naturalmente contam com especificações mais robustas.

Porém antes de sair comprando um Mini PC, alguns detalhes precisam ser levados em conta para não comprar algo abaixo de suas expectativas de uso. Principalmente no caso dos Mini PCs Barebone

O que são MiNi PCs Barebone?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Gostou da ideia de ter um Mini PC e viu que o Mini PC Barebone é muito mais barato? Sim, de fato o preço fica mais baixo, pois trata-se de uma opção que não está pronta para uso, pois são vendidos sem memória RAM e HD ou SSD, por exemplo, mas já prontos para receber esses componentes. 

A ausência desses itens não é necessariamente um problema, desde que o consumidor tenha ciência disso, já que a ideia é que o usuário tenha a liberdade de montar o Mini PC com as configurações que desejar, mas caso queira algo já finalizado é bom ficar atento. Um bom exemplo é o MINI PC Chatreey que pode ser encontrado facilmente para a importação no Aliexpress e que conta com bom processador RYZEN 7, mas não possui memória RAM nem HD. 

Portabilidade, mas nem tanto

A portabilidade é uma característica inegável dos mini PCs, mas por necessitar de outros periféricos e de uma fonte de energia, eles são menos versáteis que os notebooks. Caso queira usá-lo em outros lugares é necessário já possuir a estrutura no novo local de uso. Fica mais fácil usar os PCs compactos no ambiente de trabalho e em casa, mas o hábito ocasional de trabalhar em um café ou outro ambiente externo já não é possível, ou na melhor das hipóteses, não é nada prático. 


Aqui no Promobit você encontra Mini PCs, teclados, mouse, monitores e muito mais entre nossas promoções de informática. Aproveite o cupom Kabum e economize ainda mais em suas compras.