Promobit
Promobit Explica

Resfriamento do PC Gamer: formas para evitar o superaquecimento do computador

Para evitar o superaquecimento do seu computador, confere essas dicas para melhorar o processo de resfriamento do pc.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

28 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Existem métodos práticos para evitar que o seu notebook ou computador sofra com um superaquecimento que pode não só deixá-lo mais lento como deteriorar certas partes que são essenciais para um bom funcionamento. Por isso, trouxemos dicas de formas para fazer um resfriamento do PC Gamer ou normal seja ainda quando está planejando comprar o computador ou quando já tem o pc , confira.

1- Faça a manutenção das ventoinhas do computador

Sabe quando você limpa a casa para que a sujeira vá embora? Isso também é necessário para o computador, pois um gabinete com a CPU costuma ter as ventoinhas, que nada mais são do que mini ventiladores para gerar esse resfriamento do pc. Também chamadas de FANS, elas funcionam ventilando a parte interna do computador, mas elas acabam ficando empoeiradas com o tempo ou mesmo sofrendo com a maresia se você mora perto da praia ou rio.

É preciso realizar uma limpeza nelas de vez em quando para que funcionem bem e nada de usar o computador com o gabinete aberto, porque só vai entrar mais sujeira.

Já os notebooks não costumam ter muitas ventoinhas, geralmente é apenas uma. Então, um cuidado maior é deixá-lo suspenso para que a circulação do ar ocorra. Outra alternativa é adquirir um suporte com coolers extras para ajudar no seu resfriamento.

2 – Organize os cabos do gabinete para ajudar a resfriar o pc

Sabe aquela pessoa que é fã de uma organização de cabos que precisam estar todos alinhados, juntos, suspensos e praticamente invisíveis? Que se tiver um computador vai organizar até os cabos da parte interna do gabinete onde fica a CPU?

Essa pessoa está certa em fazer essa organização de cabos na região interna do gabinete, pois isso contribui para que haja uma circulação de ar melhor na área, o que consequentemente contribui para que as peças, placa de vídeo, memória e todo o resto resfriem. Lembre de fazer essa organização ou de pedir para quem montar o seu pc.

3 – Troque a pasta térmica do computador

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O momento mais crítico na montagem de um computador é a hora de colocar a pasta térmica, ela funciona dissipando o calor do processador. Porém conforme o tempo passa ela endurece e não consegue mais diminuir a temperatura, por isso é necessário fazer a troca da pasta térmica.

Se não souber como faz, peça a alguém que entende. Nada de tentar fazer sozinho sem se preparar muito tempo antes.

4- Atenção ao local em que o computador ficará localizado

gabinete

Um cuidado anterior a tudo que já foi dito é para a hora de definir onde o computador vai ficar, pois, se a região ficar em uma área que passe muito tempo com sol, o gabinete vai ter um aumento de temperatura muito mais rápido, precisando de coolers potentes e uma manutenção com mais frequência.

O ideal é escolher um local que não fique no calor por muito tempo e, se possível, seja mais frio para ajudar a manter o resfriamento do gabinete. Principalmente se você tem um pc gamer que tende rodar jogos pesados e acaba trabalhando bastante.

5 – Invista em coolers e seja estratégico na instalação deles no gabinete.

Air-Cooler

Certos componentes podem parecer que não são importantes para investir, afinal uma placa de vídeo e um processador de qualidade são extremamente importantes, porém os coolers ajudam a realizar o resfriamento, então se tiver condições de comprar mais de um e ainda procurar por qualidade faça sem pensar duas vezes.

Na hora de instalar os equipamentos considere que o ar vai entrar por algum lugar e precisará sair o ar quente, logo confira quantas aberturas o gabinete tem e quantos coolers vai adquirir e de qual tipo, para saber como vai montar o computador.


Confere as ofertas de computadores e notebooks. Aproveita para comprar com desconto utilizando um cupom da Americanas ou do Submarino.