Take a fresh look at your lifestyle.

O que é couro ecológico?

O couro ecológico é produzido a partir do couro animal, mas passa por um processo de tratamento menos nocivo e poluente ao meio ambiente.

0

Se você não quer abandonar o couro natural, mas procura uma forma menos agressiva ao meio ambiente de ter o material, pode optar por comprar produtos, como bolsas, botas, sofás e estofados no geral de couro ecológico. A pele deste tipo de couro vem do animal, mas é confeccionada de forma diferente do couro comum. Veja exatamente o que é o couro ecológico e qual a diferença entre ele e o natural. 

Leia também:

O que é couro ecológico?

O couro ecológico é produzido a partir do couro natural de bois e vacas. Logo, ele é legítimo, pode ser chamado de couro e tem a mesma durabilidade do que não é ecológico. O que o difere do couro comum é o processo de fabricação, tingimento e até descarte, que é feito da maneira menos agressiva ao meio ambiente possível. Basicamente, o couro ecológico tenta minimizar os problemas causados pelo uso do couro comum. 

Diferenças entre o couro comum e o couro ecológico

  • Químicas utilizadas na fabricação do material

Na fabricação do couro comum é utilizado o cromo, um metal pesado bastante tóxico, conforme ocorre a oxidação dele. O cromo é extremamente resistente à ácidos quando está na temperatura ambiente e é utilizado para dar pigmento e o acabamento brilhante ao couro. Já quando falamos do couro ecológico, são utilizados materiais de base vegetal nesta etapa, como taninos (o mesmo das uvas) e outros corantes vindos de plantas. 

  • Menos água para a produção do couro ecológico

Também no processo de fabricação do couro ecológico utiliza-se menos água do que na do couro natural, por conta da facilitação dos processos. Isso ajuda na preservação dos recursos naturais e na manutenção da vida num geral. 

  • Decomposição menos agressiva ao meio ambiente

O processo de decomposição do couro, quando ele não serve mais para uso, pode ser mais ou menos poluente. A oxidação do cromo, por exemplo, em níveis muito altos, é cancerígena; logo, esse processo pode ser nocivo inclusive ao ser humano. Já quando falamos do couro ecológico, por conter somente bases vegetais, ele acaba sendo mais natural, mais rápido e menos agressivo. 

Como desamassar couro ecológico?

Desamassar couro parece uma tarefa complicada, mas não é; inclusive, dá para fazer isso utilizando o ferro de passar, no caso de jaquetas, por exemplo. Se optar por fazer desta maneira, você pode colocar a roupa na tábua, colocar um tecido por cima (como uma fronha) e utilizar o ferro na temperatura mais baixa possível (a 1 ou a 2, no máximo). Não utilize ferro a vapor para essa tarefa, ele esquenta muito e estraga a peça. 

Outra alternativa é deixar a peça de couro pendurada em um cabide no banheiro, enquanto você toma banho. O vapor mínimo e morno da água do chuveiro vai desamassar naturalmente o couro. 


Agora que você já sabe o que é o couro ecológico, dê uma olhada nas nossas promoções de bolsas para garantir a sua com o menor preço! Além de bolsas de couro ou de couro ecológico, você pode conferir produtos em tecido, seja ela de alça transversal ou comum. 

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!