Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é couro ecológico?

O couro ecológico é produzido a partir do couro animal, mas passa por um processo de tratamento menos nocivo e poluente ao meio ambiente.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

16 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Se você não quer abandonar o couro natural, mas procura uma forma menos agressiva ao meio ambiente de ter o material, pode optar por comprar produtos, como bolsas, botas, sofás e estofados no geral de couro ecológico. A pele deste tipo de couro vem do animal, mas é confeccionada de forma diferente do couro comum. Veja exatamente o que é o couro ecológico e qual a diferença entre ele e o natural. 

O que é couro ecológico?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O couro ecológico é produzido a partir do couro natural de bois e vacas. Logo, ele é legítimo, pode ser chamado de couro e tem a mesma durabilidade do que não é ecológico. O que o difere do couro comum é o processo de fabricação, tingimento e até descarte, que é feito da maneira menos agressiva ao meio ambiente possível. Basicamente, o couro ecológico tenta minimizar os problemas causados pelo uso do couro comum. 

Diferenças entre o couro comum e o couro ecológico

  • Químicas utilizadas na fabricação do material

Na fabricação do couro comum é utilizado o cromo, um metal pesado bastante tóxico, conforme ocorre a oxidação dele. O cromo é extremamente resistente à ácidos quando está na temperatura ambiente e é utilizado para dar pigmento e o acabamento brilhante ao couro. Já quando falamos do couro ecológico, são utilizados materiais de base vegetal nesta etapa, como taninos (o mesmo das uvas) e outros corantes vindos de plantas. 

  • Menos água para a produção do couro ecológico

Também no processo de fabricação do couro ecológico utiliza-se menos água do que na do couro natural, por conta da facilitação dos processos. Isso ajuda na preservação dos recursos naturais e na manutenção da vida num geral. 

  • Decomposição menos agressiva ao meio ambiente

O processo de decomposição do couro, quando ele não serve mais para uso, pode ser mais ou menos poluente. A oxidação do cromo, por exemplo, em níveis muito altos, é cancerígena; logo, esse processo pode ser nocivo inclusive ao ser humano. Já quando falamos do couro ecológico, por conter somente bases vegetais, ele acaba sendo mais natural, mais rápido e menos agressivo. 

Como desamassar couro ecológico?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Desamassar couro parece uma tarefa complicada, mas não é; inclusive, dá para fazer isso utilizando o ferro de passar, no caso de jaquetas, por exemplo. Se optar por fazer desta maneira, você pode colocar a roupa na tábua, colocar um tecido por cima (como uma fronha) e utilizar o ferro na temperatura mais baixa possível (a 1 ou a 2, no máximo). Não utilize ferro a vapor para essa tarefa, ele esquenta muito e estraga a peça. 

Outra alternativa é deixar a peça de couro pendurada em um cabide no banheiro, enquanto você toma banho. O vapor mínimo e morno da água do chuveiro vai desamassar naturalmente o couro. 


Agora que você já sabe o que é o couro ecológico, dê uma olhada nas nossas promoções de bolsas para garantir a sua com o menor preço! Além de bolsas de couro ou de couro ecológico, você pode conferir produtos em tecido, seja ela de alça transversal ou comum.