Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Sofá de couro: vantagens e desvantagens de optar por esse material

Mais do que aparência e preço, conheça os pontos positivos e negativos do sofá de couro.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

28 de nov de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Se você procura por um sofá que tenha presença e traga mais elegância e sofisticação ao ambiente, o couro tem grandes chances de ser a sua melhor escolha. O material, que também garante boa durabilidade e é fácil de ser limpo, é um dos mais tradicionais e a escolha preferida de diversos arquitetos e designers de interiores.

Apesar de tantos predicados, existem situações em que o material não é o mais indicado para o uso do dia a dia, o que se deve a algumas das suas características. É isso que você irá descobri no artigo de hoje sobre as vantagens e desvantagens do sofá de couro.

Aproveite nossas Promoções de Sofá

menina-sofa-cama

Qual a diferença entre couro natural e sintético?

A primeira e mais importante diferença é a estrutura das fibras que compões o material, pois no couro natural elas são provenientes da pele de animais (bois, porcos, carneiros ou qualquer outro) e passam por processo de curtimento (adição de produtos químicos) e tratamento com resina.

Já em relação ao couro artificial, suas fibras são sintéticas (criadas em laboratório), normalmente de nylon, poliéster e poliuretano. Hoje a tecnologia evoluiu bastante e é possível encontrar boas opções de couro artificial com um caimento, textura e aparência que não ficam tão atrás do produto natural.

Leia também: Como escolher o tecido do sofá: saiba a diferença

Entre as opções de couro artificial, no mercado, se destacam o couro ecológico e o couríssimo, por terem melhor acabamento e durabilidade. Ambos materiais possuem a mesma composição: 70% de policloreto vinílico (PVC), 25% de poliéster e 5% de poliuretano. Além desses dois, há opções de corino e corvin, mas que são menos interessantes.

Apesar de hoje a tecnologia envolvida na fabricação do couro tenha evoluído bastante, o couro natural ainda possui maior durabilidade e sua estrutura é mais firme e também maleável na hora de trabalhar os acabamentos do sofá, o que dá um melhor acabamento ao móvel.

sofa de couro

Vantagens do sofá de couro

Como levantamos no início do artigo, aparência, durabilidade e facilidade de limpeza são as principais vantagens do sofá de couro. O primeiro ponto apresentado, o material, chama atenção por sua beleza. Como sua aparência depende das características do animal que cedeu sua pele, cada móvel é diferente, o que resulta em uma peça única para a decoração.

O segundo ponto, a durabilidade, vem da resistência da peça, que influencia os cuidados e manutenção necessários, para que você possa ter um produto para durar muitos anos. Para que ele não fique ressecado ou craquelado, é importante fazer o processo de impermeabilização e hidratação do couro.

Sobre a facilidade de limpeza, é preciso de apenas um pano úmido para higienização do dia a dia. Por ser impermeável (depois de realizar o processo), não precisa se preocupa com manchas caso alguma liquido caia sobre sua superfície, desde que seja limpo logo em seguida.

sofa couro

Desvantagens do Sofá de couro

Preço costuma ser o maior, porém não único, impeditivo na hora de comprar um sofá de couro. O móvel é consideravelmente mais caro do que modelos premium com outros tipos de tecido, mesmo que tenham elegância e conforto similar.

A manutenção é outro ponto negativo quando falamos do material, pois, além do pano úmido regularmente, é preciso constantemente hidratá-lo seguindo as recomendações do fabricante, normalmente realizada com a aplicação de vaselina em toda a sua extensão.

Uma grande desvantagem, principalmente para nós que vivemos nos trópicos, é sua “sensibilidade” ao sol, já que o produto terá uma vida muito mais curta se exposto aos raios solares por muito tempo. Além disso, o material não é capaz de dissipar o calor, esquentando muito no calor.


Agora que você conhece um pouco das vantagens e desvantagens do sofá de couro, não perca as promoções e cupons de desconto para comprar o produto mais barato.