Take a fresh look at your lifestyle.

O que é couro PU?

Saiba como é produzido e o que é couro PU que, na verdade, não passa de um tecido sintético fabricado a partir do plástico.

0

Ao comprar bolsas, jaquetas, carteiras, botas e até sofás, podemos escolher entre diversos tipos de material: couro, couro ecológico, nobuck, camurça, tecido sintético – PU (chamado erroneamente de couro PU) e outros. Mas você sabe exatamente o que é o couro PU, como ele é produzido e por que não é couro de verdade? Essas respostas são importantes para ajudar você a escolher o melhor tecido ao adquirir qualquer produto que citamos acima. 

Leia também:

O que é couro PU?

PU é a sigla para poliuretano. É um material sólido, bastante flexível, resistente à oxidação e à aditivos químicos, com textura bastante similar à espuma. Nos produtos de inverno e nos estofados, geralmente o PU é a camada laminada de tecido que, em aparência, é bem parecida com o couro. Ele também está presente na fabricação de tintas e outras fibras.

Logo, os produtos feitos a partir de “couro pu” não são compostos por couro exatamente, mas por um material sintético feito a partir do plástico (petróleo) e outras substâncias, como o óleo de mamona. Apesar disso, muita gente confunde o tecido sintético com o couro.  

O assunto é tão sério e importante que em dezembro de 1965 foi criada a Lei do Couro (n° 4.888/65), que proíbe a venda ou o anúncio de produtos sob o nome de couro, mas que não sejam obtidos exclusivamente pela pele animal e torna este ato um crime sujeito à punição pelo código penal. 

Como diferenciar o tecido sintético do couro?

Em aparência, o couro e o tecido sintético (PU) são bem parecidos, mas obviamente são diferentes entre si. 

  • O couro é a pele do animal, enquanto o tecido sintético é uma mistura de substâncias não naturais; 
  • Por ser natural, cada peça de couro é única e não uniforme (ela depende um pouco de como estará a pele do animal) enquanto as peças de tecido sintético podem ser mais padronizadas; 
  • Com o tempo, o couro, quando não hidratado, ficará no máximo com algumas rachaduras pequenas, enquanto o tecido sintético vai descascar por completo e perderá utilidade. É por isso também que se considera o couro mais durável e resistente do que os outros tipos de tecido. A hidratação do couro pode ser feita com um hidratante comum. 
  • Você também pode verificar a composição da peça ao comprar, na etiqueta, e procurar pelas palavras “couro” e “poliuretano” para ver a porcentagem de cada material em cada produto.

Couro pu descasca?

Sim. Com o tempo e quanto mais estiver em contato com a umidade ou muito tempo guardados, o tecido sintético vai esfarelar e se desintegrar mais facilmente. Para preservar os produtos feitos com tecido sintético é importante guardá-los com cuidado e, no caso de bolsas, sapatos e carteiras, não colocá-los na máquina de lavar. 


Depois de conhecer um pouco mais sobre o couro e o tecido sintético, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de bolsas e acessórios femininos e também nossas promoções de sofá para comprar o produto do material que preferir? 

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!