Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Qual a diferença entre couro, nobuck e camurça?

Esses materiais são utilizados na fabricação de roupas, sapatos e móveis, mas se diferenciam pelo modo de produção e textura. Entenda mais sobre couro, nobuck e camurça

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

31 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Ao comprar sapatos e roupas, como jaquetas, botas e mocassins, podemos nos deparar com três tipos de material para as peças: couro legítimo, nobuck e camurça. À primeira vista, eles podem parecer idênticos ou praticamente iguais, mas são diferentes. Essas distinções se dão a partir do modo de confecção de cada um e na textura final, que também vai ditar qual será a qualidade de cada um deles.

O primeiro ponto que você deve observar é que mesmo o nobuck e a camurça são feitos a partir do couro original, o que muda são os processos de transformação que eles passam até chegar ao que você vê nas lojas. Pensando nisso, achamos importante definir primeiramente o que é o couro, para depois explicar quais são as diferenças.

O que é o couro?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O couro é a pele que recobre a carne dos animais. Por ser muito resistente, o material é bastante usado para revestir casacos, bolsas, sapatos, carteiras, estofamento de carros e sofás, depois de ser tratado. Basicamente, separa-se essa camada, removem-se os pelos ou a lã e a pele passa por um processo de curtimento, por meio de processos químicos que fazem com que ela se transforme em um couro durável e que não se decompõe.

Sofá de couro: vantagens e desvantagens de optar por esse material

Qual a diferença entre couro, nobuck e camurça?

Apesar de todos serem obtidos a partir do couro, o processo de preparação deles é diferente. Para chegar até o nobuck, inverte-se o lado do couro e lixa-se o pelo até que ele fique opaco e liso, bem rente à pele. Ele é resistente à água e à umidade, mas não tanto quanto o couro legítimo. Por conta da menor resistência, ele também é mais barato.

A camurça é única

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já a camurça é um pouco mais delicada. Originalmente, ela era obtida através do animal de nome Camurça (também conhecido como Cabra-montesa), encontrado nos Alpes e na Península Balcânica. Hoje, o nome se popularizou e define não só essa, mas qualquer pele curtida. Ela, a menos resistente em comparação ao couro e ao nobuck, é feita a partir da parte interior do couro do animal (diferentemente do nobuck) e é preparada para ter uma textura mais macia.

E o suede?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De textura e acabamento muito parecidos com a camurça, existe também o suede, um tecido sintético de poliéster bastante resistente à manchas, fricção e umidade. É uma ótima opção para quem procura um estofado macio, aconchegante e que não tenha relação com animais. Da mesma forma que os outros acabamentos, ele é utilizado em sofás, poltronas e outros estofamentos.


Agora que você já sabe a diferença entre couro, nobuck e camurça, o que acha de aproveitar promoções de moda feminina e promoções de moda masculina? Confira algumas promoções de sofá e acompanhe os cupons de desconto do Promobit para garantir os menores preços!