Take a fresh look at your lifestyle.

O que é um cooler e como ele funciona?

Os coolers são responsáveis por controlar a temperatura interna dos computadores. Conheça os diferentes tipos de cooler

0

Todo computador precisa de um sistema de refrigeração para dissipar o calor produzido durante as milhares trocas de dados que acontecem enquanto a máquina está ligada e desempenhando funções. Para que não aconteça um superaquecimento em seu computador, o Cooler é a peça responsável por refrigerar o processador e alguns componentes como a placa mãe para que a temperatura interna permanece em níveis seguros. 

Em comum entre todos os coolers está a presença dos fans, espécie de ventiladores que, com algumas diferenças a depender do tipo de cooler, servem para movimentar o calor produzido e dissipá-lo. Todos os computadores e notebooks já saem de fábrica com sistema de refrigeração, sendo a maioria composto por dois ventiladores. São sistemas simples, mas que suprem bem as exigências dos usuários convencionais. 

 Leia mais:

Entre os modelos atuais de coolers existem três mais comuns que são os air coolers, water coolers e cooler heat pipe. Saber a diferença entre eles é de grande utilidade para perceber se o seu computador possui um bom sistema de refrigeração ou se precisa ser trocado. Caso a troca seja necessária, confira como funciona cada um dos tipos de cooler e qual o melhor para o seu computador.

O que é um cooler?

cooler-box

Os primeiros sistemas de refrigeração instalados nos computadores eram apenas placas metálicas acopladas próximas ao processador para que a reação física da condução do metal ao ser submetido a altas temperaturas eliminasse o calor produzido na parte interna do gabinete. Com as evoluções de hardware, apenas as placas metálicas deixaram de ser suficientes, então fans foram colocados junto às placas para auxiliar na eliminação de altas temperaturas que ficavam retidas no interior dos computadores. Assim nasceu o cooler. 

Atualmente a maioria dos computadores são equipados com um tipo mais simples de cooler, o cooler box, que é compostos em seu modelo mais simples por um dissipador (parte de metal que vai sobre o processador) e uma ventoinha (ventilador). Em casos de maior exigência por desempenho do computador, um modelo mais simples não é capaz de lidar o calor que será produzido, então é necessário o uso de cooler mais potentes.  

Quais são os tipos de cooler?

Conforme já citado anteriormente, existem três tipos principais de coolers disponíveis no mercado: os air coolers, os water coolers e cooler heat pipe. Todos são eficientes na função de dissipação de calor, mas existem usos mais indicados para cada um deles e variações de custo que podem fazer a diferença na hora da compra. 

Air cooler

É o tipo mais comum de ser encontrado nos computadores, já que o cooler box é uma categoria de air cooler desenvolvido para computadores mais simples. Composto em sua grande maioria por uma placa dissipadora e no mínimo uma ventoinha, como o nome sugere, air coolers são sistemas de refrigeração que usam a movimentação do ar para retirar as altas temperaturas produzidas pelo computador. 

Air-Cooler

Quer receber avisos sempre que aparecer Air Cooler em promoção?

Os air coolers são a opção mais acessível para refrigeração de computadores mesmo em seus modelos mais avançados, que normalmente são compostos de um dissipador feito de cobre, devido a facilidade do metal em dissipar o calor e ventoinhas mais potentes. O sistema de funcionamento dos air coolers é conhecido como “push and pull” ou empurrar e puxar que consiste na constante movimentação até a retirada do calor, enquanto um fan empurra o ar em direção ao dissipador, outro fan retira o ar quente que estava sobre o dissipador. 

Coolers de resfriamento a ar possuem algumas desvantagens, como o barulho produzido pelos ventiladores que pode ser um incômodo para alguns usuários. Outro ponto negativo é a inconstância ao refrigerar máquinas mais exigidas que permaneceram em temperaturas seguras, porém menos constantes do que outros sistemas de refrigeração.

Por outro lado, os air coolers são mais baratos e menos sujeitos a panes totais, já que os modelos de melhor qualidade são equipados com duas ventoinhas, o que torna mais difícil uma paralisação por completo. 

Water cooler

Water coolers são refrigeradores que usam a água ou algum outro tipo de líquido adequado como base para reduzir a temperatura interna dos computadores. Este tipo de cooler é capaz de controlar as altas temperaturas dos processadores e de outros componentes que também geram calor, como a placa mãe e a placa de vídeo. Por este motivo que os water coolers são mais indicados para que seja possível obter o máximo de performance de um computador

water-coler

Quer receber avisos sempre que aparecer Water Cooler em promoção ?

Com funcionamento semelhante a um carburador de automóvel, os water coolers utilizam bombas que movimentam o líquido até o local onde encontra-se o processador, lá ocorre a troca de calor entre a água e o componente. Em seguida o líquido é transportado até o local onde é resfriado pelos ventiladores presentes, também, neste tipo de cooler. 

É importante destacar que os water coolers são sistemas de refrigeração fechados, para que o líquido não entre em contato direto com nenhuma parte interna do computador, mas mesmo que ocorra algum imprevisto o líquido utilizado é água destilada, que quase não possui condutividade elétrica nem sais minerais capazes de corroer os componentes. 

Existem dois tipos de water coolers, os lacrados que são produtos prontos e já preparados para a instalação nos computadores e os custom, water coolers montados do zero, peça por peça, sendo customizáveis. Os water coolers custom normalmente são aqueles coloridos e cheios de estilo que chamam a atenção em eventos como a Campus Party. 

Por possuir condutividade térmica muito maior que o ar, a água torna os water coolers mais indicados para computadores de alta potência, além de ser um sistema de refrigeração mais silencioso, pois precisa de ventiladores menores. Os inconvenientes no sistema de refrigeração a água são o preço elevado e uma possível, embora improvável, falha na bomba de água. 

Cooler heat pipe

São coolers que funcionam transportando o calor produzido através de tubos de alta condutividade térmica. No interior do heat pipe está localizado um líquido refrigerador, mistura de água e metanol, que reage ao calor movimenta-se por esses tubos até o local onde encontra-se uma ventoinha que volta a resfriá-lo. Ao baixar sua temperatura o líquido retorna ao local da fonte de calor e o ciclo se repete. 

heatpipe-cooler

Quer receber avisos sempre que aparecer Cooler Heat Pipe em promoção?

Os heat pipes são os coolers com maior versatilidade em relação ao funcionamento, pois seu sistema de refrigeração permite que sejam posicionados tanto na horizontal quanto na vertical. Isso acontece devido material presente no interior dos tubos por onde o líquido é transportado, que possui “pavios” compostos de pó de cobre que drenam o líquido condensado na extremidade do heat pipes de onde os ventiladores estão localizados até a outra ponta, próxima ao processador. 

Além de funcionar praticamente em qualquer posição, outra vantagem do heat pipe está no seu funcionamento a vácuo que retira totalmente o ar quente devido a movimentação do líquido refrigerador. 


E a refrigeração do seu computador está funcionando bem ou quando ele aquece parece que vai levantar voo? No Promobit você encontra tudo em informática. Air cooler, water cooler, heat pipe ou uma promoção de notebook, caso o seu atual não tenha mais jeito. Aproveite tambémn os cupons Americanas e cupons Kabum e fique atento as oportunidades da Black Friday.

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!