Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

O que é thread do processador?

Entenda o que são threads e como afetam no funcionamento e performance dos processadores

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

14 de set de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Para que consiga executar todos os comandos feitos pelo usuário, o processador precisa de instruções para manter tudo funcionando corretamente. Por isso, conta com a thread do processador, que significa basicamente uma ordem de tarefas a serem executadas pelo chip. Se você está com dúvidas sobre este termo técnico e quer saber mais sobre seu funcionamento, confira a seguir mais informações sobre o que é thread do processador e qual a sua importância no dispositivo.

Para não perder nenhuma oportunidade de economizar durante a Black Friday que está chegando, fique de olho na cobertura do Promobit e aproveite uma seleção com as melhores promoções da internet.

Entendendo os processos

Os processadores são os responsáveis pelo funcionamento e execução de todos os comandos do usuário para o computador. Essa é a parte fácil de entender sobre esses componentes. Porém, ao pesquisar por informações sobre os chips, é comum se deparar com vários termos técnicos que podem acabar complicando e gerando ainda mais dúvidas. Entre eles está a thread. Mas antes de explicar o que é thread do processador, primeiro é necessário entender o que são processos.

Quando você abre um aplicativo no seu computador, o sistema operacional entende o que está sendo feito e executa aquela ação. Após os softwares serem carregados, o processador começa o seu trabalho. Cada software funciona de uma determinada forma e para que o processador saiba exatamente o que fazer e quando fazer, todos eles possuem uma linha de instruções a serem executadas, os chamados processos. Essas instruções são o que vão garantir que aquela aplicação desejada pelo usuário, seja executada da forma adequada.

Afinal, o que são threads do processador?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora que já entendemos um pouco melhor o que são processos, a thread é justamente a forma como o processador vai executar estas tarefas. A thread que recebe e executa todas as instruções, como uma ordem do que será feito por vez. É como um subsistema dentro do processador, onde os processos irão se dividir em duas ou mais tarefas. Essas tarefas são as threads ou linhas de execução.

Para entender melhor, cada núcleo é capaz de executar um programa ou tarefa por vez. Mas se você estiver com alguma outra aplicação aberta, ela também estará funcionando. Isso acontece pois mesmo que pareça estar acontecendo tudo ao mesmo tempo dentro de um computador, na real ele consegue executar apenas um processo por vez. As threads são o que organizam todos esses processos e essa sensação da realização das ações estarem acontecendo simultaneamente é devido a alta velocidade em que acontece essa troca na linha de execução.

A relação entre threads e núcleos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Esquema mostra um processador thread e um multi-thread

Com a evolução dos processadores, começaram a surgir modelos dual-core, os que possuem dois núcleos, os quad-core com 4 núcleos e os octa-core, com 8 núcleos. Esses núcleos significam que cada um deles consegue executar uma aplicação de forma independente, ou seja, cada um funcionando como um processador de forma individual.

Portanto, cada núcleo desse também possui uma thread ou linha de execução. Também há os modelos multi-threads, que são aqueles que vem com mais de uma linha de execução para o mesmo núcleo. Isso significa mais potência para sua máquina, afinal, serão mais de um linha de execução trabalhando de forma individualizada em tarefas diferentes. Mas vale ressaltar que não são todos os processos que serão divididos em mais de um thread, assim como não são todos os núcleos que estarão funcionando ao mesmo tempo. Vai depender também de como cada software se comporta no processador.

Agora que já sabe o que é thread do processador, caso esteja de olho em um modelo novo, saiba que quanto maior o número de threads e núcleos, mais ações poderão ser executadas ao mesmo tempo.


Não deixe de conferir as promoções em notebook gamer e outros itens de informática. Aproveitando o cupom Kabum! e cupom Americanas suas compras podem sair ainda mais baratas.