Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Comparativos

Air Cooler ou Water Cooler: qual o melhor sistema de refrigeração para o seu computador?

Air cooler ou water cooler? Os dois sistemas de refrigeração de computadores funcionam de maneiras diferentes e são indicados para características de uso distintas.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de jul de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O processador dos computadores estão constantemente executando tarefas ligadas aos demais componentes e tamanha demanda gera calor que precisa ser resfriado para que o computador não reinicie de forma involuntária devido ao superaquecimento ou que alguma peça queime. A função de garantir que o calor seja dissipado da parte interna do gabinete cabe aos coolers, que já vêm instalados de fábrica, mas que podem não ser suficientes em máquinas com configurações avançadas e de alta capacidade. 

Em todos os coolers é fundamental a presença dos fans, ventiladores responsáveis por dissipar o calor. A maioria dos computadores são equipados com dois coolers, o primeiro responsável por esfriar a temperatura dos processadores enquanto o segundo afasta as altas temperaturas das fontes de alimentação.

Entre os exemplares de coolers disponíveis, dois são mais utilizados. Os air coolers, sistema de refrigeração a base de ar, e os water coolers, que usam a água como matéria base para manter controlada a temperatura dos gabinetes. Os dois modelos são capazes de garantir que o processador mantenha temperaturas estáveis e o bom desempenho do computador, porém existem diferenças nas duas formas de refrigeração que podem ser mais ou menos vantajosas a depender do tipo de uso que o PC será submetido

Air cooler ou water cooler? Para saber qual é o mais indicado para o seu computador veja como eles  funcionam e quais são as vantagens dos dois diferentes sistemas  de coolers.

Air cooler 

cooler_para_processador_cooler_master_hyper_t200_rr_t200_22pk_r1
Air Cooler Master HYPER T200

Os Air Coolers em geral são compostos em sua maioria por um dissipador de calor feito de metal, normalmente de alumínio com base em cobre, mas não é difícil encontrar exemplares todo em alumínio. A principal diferença entre os dois metais está na forma como cada um deles reage ao calor, fator que estabelece vantagens e desvantagens a cada um deles.

O Alumínio é um metal que absorve lentamente o calor, mas tem como vantagem o fato de dissipá-lo de forma mais rápida. Em compensação o cobre absorve o calor mais rápido que o alumínio, porém a dissipação é mais lenta, tornando o uso de air cooler composto em sua maioria por cobre mais indicado para gabinetes com boa ventilação interna. Inclusive os Air Coolers para computadores de alta performance normalmente possuem melhores fans (ventiladores) e cobre como material encontrado em maior quantidade.

cooler-box-intel
Cooler box Intel

Entre os modelos de Air Cooler existentes temos os cooler box que são os modelos de coolers mais simples que normalmente já saem de fábrica equipando os computadores. Os coolers box foram projetados para evitar o aquecimento de computadores que desempenham tarefas cotidianas como uso em escritórios, acesso à internet, reprodução de músicas e vídeos. O que não significa que coolers de refrigeração a ar não sejam para computadores mais potentes. 

Entre os modelos de air coolers de alta performance temos aqueles que funcionam com o mecanismo “push and pull” que consiste em manter um ciclo constante de movimentação de ar. Enquanto um fan empurra o ar em direção ao dissipador de calor, outro fan retira o ar quente que ali estava. Os air coolers de alta performance também possuem tubos de cobre conhecidos como “heat pipes” que auxiliam a condução do calor que será dissipado. 

Water Coolers 

Refrigeradores a água além de manter a temperatura do processador estável, também refrigeram os demais componentes de um gabinete como placa de vídeo e placa mãe, mas ao invés de ar o processo acontece através do bombeamento de água destilada. A primeira vista a proximidade entre água e componentes eletrônicos não parece ser uma boa ideia, entretanto a água destilada utilizada no processo possui capacidade quase nula de conduzir eletricidade e não há no líquido sais minerais para corroer os componentes em um hipotético contato acidental. 

water_cooler_corsair_h60_hydro_series_cw_9060007
Water Cooler lacrado Corsair H60 Series.

Existem dois tipos de water coolers, os lacrados e os custon. O primeiro é um produto finalizado que sai da loja pronto para a instalação. Existem muitos modelos disponíveis no Brasil como o Water Cooler Corsair Hydro e o Deepcool Maelstrom 240 T e em comum entre eles está a estrutura composta por uma bomba de água conectada a um dissipador de calor localizado acima do processador, fans e um radiador de alumínio conectado a bomba de água por duas mangueiras. Antes de adquirir um water cooler lacrado é preciso estar atento ao tamanho do modelo, pois nem sempre haverá espaço interno em seu gabinete.  

Já os Custons, como o próprio nome diz são water coolers customizáveis, com peças compradas separadamente que permitem a montagem de acordo com a sua demanda de uso e espaço disponível. As principais peças para a montagem de um water cooler  convencional são anéis de vedação, mangueira, água destilada, bomba e reservatório de água, radiadores, ventiladores e bloco para CPU. 

custom_watercooling_desktop_pc_
Nos water coolers custom é possível personalizar os modelos

Tanto nos water coolers lacrados quanto nos modelos custon os ventiladores ainda são necessários, mas em ambos além de menores que nos refrigeradores a ar eles servem para remover o calor presente no líquido e consequentemente remover o fluido do dissipador que encontra-se conectado ao processador. O processo é semelhante ao funcionamento de um radiador de automóvel.

Air cooler ou water cooler: qual o mais vantajoso? 

Ao analisando os dois modelos em aspectos químicos, entre air cooler ou water cooler, a capacidade de dissipar o calor existente no ar é menor que a da água o que torna os water coolers mais indicados para usuários que buscam fazer uso extremo do processador e demais componentes. Por não precisar de ventiladores tão grandes quanto os air coolers, o sistema de refrigeração a água é também mais silencioso.  

Com water cooler bem instalado e condizente com a capacidade do computador, a temperatura do gabinete permanecerá estável. O ponto fraco deste sistema está em uma eventual falha na bomba de água em momentos em que o computador estiver ligado e sem a observação de algum usuário, como durante a madrugada. Apesar de ser uma falha difícil de acontecer, aquecimentos extremos dos componentes durante longos períodos podem causar danos irreversíveis aos componentes. Outra desvantagem está no preço dos water coolers que são mais caros que os sistemas de refrigeração a ar. 

air-cooler-rock-4-dark
Air cooler Rock 4 Dark

Por outro lado os air coolers possuem valores mais acessíveis, inclusive nos modelos voltados para computadores de melhor desempenho. Também não estão sujeitos a panes ocasionadas por uma única peça, a exemplo das bombas de água no caso dos water coolers. Os air coolers de boa qualidade são equipados com ao menos dois fans e caso um deles deixe de funcionar o outro conseguirá manter a temperatura equilibrada. 

A grande desvantagem do air cooler é que nem sempre ele garantirá a temperatura ideal durante usos extremos dos computadores. Para quem pretende executar games pesados em máxima qualidade, usar aplicações gráficas e de renderização de forma intensa ou aumentar a velocidade de componentes manualmente (o famoso overclock), o sistema a ar pode não ser o suficiente. 

Por fim, entre air cooler ou water cooler, caso você possua uma máquina que já é potente, mas pretende levá-la ao extremo, o water cooler é a opção indicada. Já os proprietários de computadores de uso casual ou de alta performance, mas que só querem manter a máquina refrigerada, os air coolers são mais acessíveis e desempenham bem a função.


Qual o sistema de refrigeração que melhor atende as suas demandas? No Promobit você encontra os melhores preços em produtos de informática. Além de coolers, você encontra placas de vídeo, impressoras e até um novo notebook.