Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é café solúvel? Quais as vantagens e desvantagens

Com a rotina corrida às vezes não dá para esperar o café ficar pronto, mas você já sabe o que é café solúvel e como ele pode te ajudar?

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

26 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A rotina corrida às vezes nos faz escolher entre uns minutos a mais de sono ou um café fresquinho, mas para esses dias você pode optar por outras opções instantâneas como o café solúvel. Além disso, esse é um bom companheiro para levar para o escritório, se lá não tiver cafezinho, em uma viagem etc. Então se você ainda não conhece, hoje vamos falar um pouco sobre o que é café solúvel e o que ele tem a oferecer, caso esteja pensando nesta alternativa quando for fazer suas compras de supermercado

O que é café solúvel e como prepará-lo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

O café solúvel é uma solução de preparo rápido, estilo macarrão instantâneo, chega até ser mais simples. Diferente do café coado que leva um tempo de extração da água quente em contato com o pó ou dos cafés de máquina que também leva um certo tempo de preparo, o café solúvel só precisa de um líquido quente para ser diluído.

Assim como os demais cafés, este vem de forma tradicional, do grão moído e torrado. Contudo, sua forma de processamento a partir daí é diferente, passando por desidratação e outras etapas que aumentam a concentração do sabor e a possibilidade de não precisar ser filtrado como o pó de café. 

Ou seja, para seu preparo basta adicionar uma quantidade de café solúvel à uma xícara de água filtrada ou leite e os grãos ou pó se dissolve no líquido. Além disso, você consegue controlar a consistência e intensidade do sabor do café de acordo com as proporções de líquido e pó. 

Vantagens e desvantagens 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Foto: banco de imagens

Certamente mesmo sabendo o que é o café solúvel deve haver algumas dúvidas se o produto vale a pena. Então separamos algumas vantagens e desvantagens do produto para você analisar. Veja só.

1. Durabilidade

Diferente do pó de café, o café solúvel contém menos umidade em sua composição e consequentemente tem uma vida útil mais longa. Além disso, não precisa de cuidados de conservação como o pó ou o grão, bastando apenas manter a embalagem fechada em local seco e limpo. 

2. Praticidade

Para quem deseja praticidade, certamente o café solúvel pode ser uma boa escolha, já que seu preparo é instantâneo e não gera lixos de descarte como filtrar e pó coado. Além disso, é fácil o preparo de poções individuais, onde só é feito o que vai ser consumido, sem desperdícios.

3. Gosto e aroma do café

Se você gosta do cheiro de café fresco que invade a casa no momento do preparo, sinto te informar, mas o aroma do café solúvel não será tão forte assim. Até mesmo o gosto pode ser diferente, ficando menos encorpados de sabores. Efeitos das etapas de processamento para que chegasse à sua estrutura final. 

Mas mesmo não possuindo o aroma e o gosto tão marcante, os óleos essenciais e composições químicas do café ainda continuam presentes no café solúvel.

4. Quantidade de cafeína

Certamente uma qualidade inestimável do café é a sua cafeína, ao menos para quem aprecia os efeitos da mesma pela manhã. Por isso sinto informar que o café solúvel possui cerca de 20% a menos cafeína que o café tradicional. Também consequência dos processos de fabricação.

5. Custo-Benefício

Por fim, mas não menos importante, temos o fator custo-benefício. Comparando os valores do pó de café tradicional e o café solúvel pode não haver tanta diferença. Contudo, levando em consideração que o mesmo não requer coadores, maiores quantidades de gás ou luz no preparo e oferece economia de tempo, além de render bastante, este pode ser considerado uma boa relação de custo-benefício. 

E se compararmos com os cafés gourmet e especiais a diferença é ainda maior. Mas claro, se os fatores citados acima forem relevantes para você.


Agora que você já sabe o que é café solúvel, pegue a sua xícara e o cupom Ifood para comprar o seu e um bolo para acompanhar seu café!