Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Comprar cápsula reutilizável de café vale a pena?

Cápsulas reutilizáveis de café são sustentáveis, econômicas e permitem saborear variedades da bebida em sua máquina de café espresso doméstica

Avatar do membro Moema Rosa

Moema Rosa

2 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Que o Brasil é um dos maiores exportadores de café todo mundo sabe, e que é um dos países que mais consome café, você já deve saber também. Aliás, é bem possível que neste momento, enquanto lê este texto, deva estar saboreando um delicioso espresso tirado em sua máquina de cápsulas de café doméstica. 

As máquinas de café espresso domésticas viraram febre de um anos para cá, e nada mais coerente, já que os equipamentos são fáceis de usar, carregar, limpar e possibilitam saborear variedades de bebidas à base de café e cafés encorpados extraídos na hora, de forma prática e rápida. Isso é que é unir o útil ao agradável, certo?

Se você ainda não tem uma belezinha dessas em casa ou ainda não viu uma em funcionamento, é importante saber que elas funcionam utilizando cápsulas com café dentro, que é extraído a partir de uma pressão exercida sobre ela. Assim como as máquinas de espresso profissionais. Essas cápsulas são comercializadas no mercado por diversas marcas e é preciso utilizar as que são compatíveis com a marca da sua cafeteira. Normalmente, elas são descartadas após o uso. Mas e se você quiser uma opção de cápsula reutilizável? É possível?

Sim! É aí que entram as cápsulas de café reutilizáveis, alternativa sustentável e personalizada de consumo de cafés espressos. Neste post você vai saber mais sobre elas, descobrir as vantagens de tê-las e decidir qual a mais adequada para o seu perfil. Vamos lá!

O que são cápsulas reutilizáveis? 

Além do custo das cápsulas ser maior que o do café em grão ou pó, você já pode imaginar que com o aumento considerável do número de consumidores, o número de cápsulas descartadas também aumentou, e o resíduo gerado por esse sistema doméstico tornou-se uma questão ambiental. Devido a urgência por sustentabilidade, a partir de 2015, as cápsulas reutilizáveis surgiram como uma alternativa consciente/sustentável no mercado. 

As cápsulas reutilizáveis de café normalmente são fabricadas em plásticos, alumínio ou aço inox, possuem dimensões padrão como das cápsulas originais, sendo compatíveis com a maioria das máquinas de espresso comercializadas. Apesar disso, de acordo com alguns fabricantes, determinados modelos podem ser restritos a alguns modelos de equipamentos. 

Modelos de plástico costumam ser mais fáceis de encontrar e geralmente o custo é mais baixo, além disso, podem ser usados até 50 vezes. Já os de alumínio ou aço inox tem maior durabilidade, devido ao material, e uma vedação de qualidade superior aos modelos de plástico. Determinadas opções podem vir com um filtro de papel para colocar dentro da cápsula ou podem ter outros sistemas de filtragem.

Na hora de escolher a sua, atente-se à capacidade de pó, encaixe na máquina, tecnologia da tampa e aos acessórios, como funil e pilão, que podem auxiliar no preenchimento da cápsula, por exemplo.

Assim, além de sustentáveis, as cápsulas reutilizáveis de café possibilitam que você recarregue-as com os cafés de sua preferência, a partir da sua própria seleção de grãos. 

Como as cápsulas reutilizáveis de café funcionam?

Como são recarregadas a cada preparo, para usá-la basta moer o café, abrir o mecanismo de abertura da cápsula, recarregar com o pó de café de sua escolha, fechar ela hermeticamente e ligar a máquina. Depois de utilizar, é possível recarregar a cápsula novamente para a extração de outro café, ou você pode colocá-la para lavar e reutilizá-la em seu próximo preparo. Simples, né?

Como você pode usar o pó de sua preferência, a dica é que se ligue à moagem do grão, que deve ser de média a fina, conforme a granulagem comum dos cafés tipo espresso. De qualquer forma, atente-se para as tampas das suas cápsulas reutilizáveis de café, pois elas podem exigir diferentes granulações. De qualquer forma, recomendamos moer o café na hora do consumo.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Vantagens e desvantagens das cápsulas reutilizáveis de café

De forma geral, há mais vantagens que desvantagens em adquirir cápsulas reutilizáveis. Vamos lá:

  • É uma opção sustentável, já que pode ser usadas muitas vezes;
  • Gera economia para o consumidor, pois o custo médio do café nas cápsulas tradicionais é superior ao valor do café em pó ou grãos, utilizado nos modelos reutilizáveis;
  • Permite a variação e personalização dos cafés, ou seja, você escolhe a marca de sua preferência, bem como o tipo de grão e torra;
  • Liberdade de preparar outras bebidas de sua preferência, como cappuccino, chocolate e outros sabores.

A única desvantagem da cápsula reutilizável de café seria o investimento em um moedor de grãos para utilizar a cada preparo e adequar a moagem à granulagem especificada pela marca da cápsula. Porém, se você já possui um moedor, essa não é uma desvantagem, e se optar pelo uso do pó de café, também não há desvantagem alguma!

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Marcas de cápsulas reutilizáveis de café

Se você se interessou pela cápsula reutilizável de café, confira a seleção de diferentes marcas disponíveis no mercado nacional e internacional: 

Waycap: feita em aço inoxidável, é compatível com as cafeteiras Nespresso e Dolce Gusto (exceto o modelo Le Cube).

Tostio: fabricada em aço cirúrgico ou de alumínio, é compatível com as máquinas Nespresso, Três Corações e Dolce Gusto

Mycoffeestar: seu material é aço inoxidável. Compatível com as cafeteiras Nespresso e Dolce Gusto.

Top blend: feita de alumínio, ela é compatível com máquinas Nespresso, Dolce Gusto e Três Corações. 

Sealpod: fabricada em aço inoxidável, é compatível com as máquinas Nespresso e OriginalLine.

Coffeeduck: feita de plástico PP3 e livres de BPA, é compatível com as máquinas Nespresso e Senseo.

I cafilas: opção em aço inox, compatível com as máquinas Dolce Gusto.

Lembrando que cada uma possui características e formas específicas de utilização. Sendo assim, é preciso escolher com calma a fabricante mais adequada ao seu modelo de máquina de espresso. Atente-se às informações disponíveis na embalagem. Beleza?


Agora que você já sabe quais são as vantagens das cápsulas reutilizáveis e não dispensa um delicioso café espresso feito em casa, o que acha de aproveitar alguma promoção de cafeteira, caso ainda não tenha uma? Não se esqueça de usarcupom Americanas oucupom Submarino para aproveitar o menor preço!