Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é barômetro e para que ele serve nos smartphones?

Entenda como funciona a tecnologia que auxilia na previsão de temperatura, altitude e principalmente na precisão do GPS

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

23 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Os smartphones já são capazes de fazer muitas coisas e vem com algumas funções bastante úteis para o cotidiano. Muitas já são mais conhecidas pelos usuários, mas determinados tipos de sensores e aplicações ainda são uma incógnita sobre a sua utilidade. Um deles é o barômetro. Mas afinal, o que é barômetro e para que ele serve no smartphone? Se você tem essa dúvida, no texto de hoje vamos explorar o propósito desse instrumento nos celulares e outros dispositivos, como os smartwatches.

O que é barômetro?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Antes de tudo é necessário entender o que é o barômetro. Desenvolvido pelo físico e matemático italiano, Evangelista Torricelli em 1643, o barômetro é o instrumento utilizado na meteorologia para medir a força que o ar exerce sobre a Terra, ou seja, a pressão atmosférica. Esse valor é calculado levando em conta variáveis como a temperatura, altitude e umidade do ar e tem como base o nível do mar. Portanto, quanto maior a altitude, menor será a pressão do ar naquele local. Para isso, barômetros mais antigos utilizam mercúrio e um tubo cilíndrico invertido para fazer o cálculo. É importante lembrar que quanto maior o número indicado pelo barômetro, maior será a temperatura e menor a possibilidade de chuvas e vice-versa.

Tipos de barômetro

Entenda os tipos de barômetro existentes atualmente.

Barômetro a base de água

Com funcionamento bastante semelhante ao modelo original de mercúrio, este tipo de barômetro utiliza um vidro de bico estreito lacrado, preenchido até a metade com líquido.

Barômetro Aneróide

Este é o mais utilizado atualmente. É feito com uma célula pequena de liga de berílio (um tipo de elemento químico) ou cobre, que se expande ou se contrai conforme a pressão exercida sobre ele, resultando assim, no valor da pressão atmosférica do ar.

Barômetro digital

Este é o tipo mais moderno e utilizado em GPS, celulares e outros dispositivos eletrônicos. O barômetro digital consegue calcular as alterações na pressão do ar para prever mudanças do clima e melhorar as informações de geolocalização.

Para que serve o barômetro nos smartphones?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nos smartphones e outros dispositivos, o barômetro tem a mesma função, calcular a pressão atmosférica e altitude do local. A principal utilidade do barômetro nos dispositivos é fornecer dados para que o GPS calcule a altitude e funcione com maior precisão, já que a pressão atmosférica está diretamente ligada à altura. Por exemplo, se você está em uma montanha, viajando de avião ou mesmo em um prédio alto, o valor indicado pela pressão atmosférica do ar e altitude irão ajudar o GPS na localização mais precisa e no cálculo das mudanças climáticas pelos aplicativos meteorológicos.

Mas lembre-se que a utilização em dispositivos tem algumas limitações. Portanto, não será possível fazer uma previsão da temperatura extremamente exata, já que esta é feita de forma um pouco mais complexa. A melhor forma de utilizá-lo é para obter informações de localização como o quanto você andou e qual altura atingiu, por exemplo.

Utilização nos dispositivos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os aplicativos que registram a distância percorrida na corrida e os aplicativos de tempo, utilizam alguns dados fornecidos pelos barômetros para repassar essas informações para o usuário. Para ciclistas, corredores e outros tipos de esportistas é bastante útil para prever como está o tempo na região a ser explorada e também a localização e altitude que se está atingindo. Mas qualquer um pode tirar proveito destas informações.

A grande maioria de smartphones e smartwatches disponíveis no mercado já vem com a inclusão do barômetro em suas configurações. Mas também existem outros aplicativos de barômetro disponíveis nas lojas de aplicativos, que podem auxiliar no cálculo dessas informações.


Fique de olho nas melhores ofertas de smartphones e smartwatch aqui no Promobit. Aproveite também o cupom Amazon e Cupom Ponto para reduzir ainda mais o valor das suas compras.