Take a fresh look at your lifestyle.

O que são o acelerômetro, giroscópio e barômetro, principais sensores do celular?

Entenda o motivo desses três estarem presentes no celular e seu papel para torná-lo inteligente

Você conhece todos sistemas que tornam seu celular inteligente? Ele é composto de vários dispositivos e sensores que contribuem para que você possa usar certos aplicativos em sua totalidade, como o sensor giroscópio que, ligado ao GPS, ajuda você a se guiar pela cidade. Para ajudar a entender como funciona tudo isso, vamos focar em explicar três deles, o acelerômetro, o giroscópio e o barômetro, que tornam o seu smartphone inteligente.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone em promoção?

Acelerômetro e seu papel no smartphone

O acelerômetro é um dos sensores de movimento que permite ao smartphone detectar a aceleração, como o próprio nome já informa e também a se orientar com relação à gravidade. Isso permite que ele saiba se está na vertical ou na horizontal e possibilitando que exista esse entendimento por parte do smartphone para saber de que forma preencher a tela.

Uma utilidade do acelerômetro é em jogos que utilizam realidade aumentada, como Pokémon Go. Ele pode ser empregado também para medir os seus passos e oferecer melhores informações ao GPS.

Leia mais: 

O que é o Giroscópio?

Para o acelerômetro receber informações mais precisas ele precisa da ajuda do giroscópio cuja função principal é identificar a inclinação do celular com relação ao seu eixo.

Para entender um pouco de como funciona, digamos que você esteja jogando um jogo que precise fazer curvas e inclinações, é o giroscópio que captura as informações sobre esses movimentos e ajuda o acelerômetro a entender o que está acontecendo, tornando esse segundo sensor mais preciso.

Ele está presente não só no celular, mas também em câmeras, para ajudar a manter a imagem estável e em altímetros que ficam dentro de aeronaves e servem para determinar a posição e a altitude.

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 12 Pro?

O que é o Barômetro?

Para compreender a pressão do ar no ambiente é necessário usar um barômetro e, em um celular, ele contribui para tornar as informações do GPS mais precisas, uma vez que ele precisa saber o local exato e, para isso, conhecer a latitude, longitude e altitude estimada.

Vale a pena comprar um smartphone só por algum desses três sensores?

Hoje em dia, esses três estão presentes juntos ou separados em smartphones de várias marcas diferentes, alguns deles são: iPhone 12 Pro, Galaxy M32, Redmi Note 8 – o da foto- e outros. Ou também em tablets, como Ipad Air, e outros equipamentos presentes no dia a dia, como o relógio Apple Watch Series 4.

Acelerômetro, Giroscópio e Barômetro são sensores utilizados para melhorar a experiência do usuário do smartphone em jogos, aplicativos de exercícios e suas outras funcionalidades. Logo, são bons pelas possibilidades que oferecem, mas não devem ser fatores determinantes que interfiram na escolha da compra ou não de um smartphone.


Se está em busca de um novo celular aproveite o cupom da Americanas e encontre as melhores promoções de smartphone aqui no Promobit!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!