Campanha Joga no Carrin Aliexpress - Warm Up
Promobit
Promobit
Promobit Explica

Confira algumas tecnologias que sumiram dos smartphones

Confira algumas funções e características que já estiveram presentes nos smartphones e que foram substituídas ou ficaram obsoletas.

Confira algumas tecnologias que sumiram dos smartphones

28 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Quem acompanha o mercado de smartphones pode até ter a impressão de que não há muitas inovações entre as gerações de aparelhos, mas observando com um pouco mais de atenção alguns recursos e tecnologias foram ficando de lado. Relembre as tecnologias que sumiram dos smartphones e que talvez você nem percebeu ou aquela característica que dá saudades até hoje. 

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone?

Bateria removível

Houve uma época em que a maior preocupação de quem deixava o celular cair no chão não era com a tela, mas sim em juntar as peças, inclusive a bateria que poderia ter ido parar à alguns metros de distância. A vantagem da bateria removível era a possibilidade de comprar uma nova quando o acessório estivesse desgastado. Porém, para comportar bateria maiores e manter a proteção contra água que alguns aparelhos possuem, foi necessário implementar uma bateria fixa.

Câmera retrátil

Por um momento a câmera retrátil parecia ser uma tendência duradoura, pois muitos smartphones foram lançados com a tecnologia até bem pouco tempo. Do Xiaomi Mi 9T ao Motorola One Fusion+ que ainda está em comercialização, a lista é extensa de aparelhos que contam com partes mecânicas para o sensor sair do interior do aparelho quando acionada. Atualmente está mais raro o surgimento de novos lançamentos com câmera retrátil, pois a durabilidade de partes móveis é menor e é mais difícil para os fabricantes garantir a resistência à líquidos e a poeira.

Leia mais:
  • 25 melhores celulares de 2021: principais aparelhos para comprar agora
  • 15 Melhores celulares Motorola para comprar em 2021
  • 15 Melhores celulares Samsung para comprar em 2021

Tela Edge

A tela Edge ou a tela com laterais curvas e que também possui sensibilidade ao toque foi uma tecnologia presente em algumas gerações dos aparelhos da linha Galaxy Edge da Samsung, permanecendo da linha Galaxy S até o Galaxy S10+. Em 2020 a Motorola resgatou a tecnologia com o Motorola Edge, com tela OLED e display que estende-se até as laterais, porém os modelos da linha Motorola Edge de 2021 já foram lançados sem a tela com laterais salientes, apesar de manter o nome da linha.

Sensor de batimentos cardíacos e oxímetro

Atualmente os smartphones são computadores de bolso e alguns são até mais potentes do que muitos notebooks. O que muitos não lembram é que os smartphones já foram mais completos e contavam com alguns recursos que ou desapareceram ou foram colocados em outros aparelhos. 

Entre as tecnologias que sumiram dos smartphones, alguns aparelhos como Galaxy S9 eram equipados com alguns sensores além dos ainda comuns sensores de impressão digital, acelerômetro, giroscópio e bússola, contando também com medidor de batimentos cardíacos e oxímetro que anos depois ficou muito procurado devido a pandemia. 

Boa parte destes sensores foram retirados dos smartphones e foram colocados em smartwatches e smartband, aparelhos que são mais eficientes para tais medições e desenvolvidos com o propósito de monitoramento de dados de saúde e atividades físicas.

Smartphones com peças modulares 

LG e Motorola até tentaram trazer alguns recursos de celulares que poderiam ter função a mais acrescentados aos aparelhos. O caso mais notório foi a Linha Moto Z da Motorola que através do Snaps permitia que o usuário comprasse acessórios para acrescentar usabilidades e experiências de uso, com câmera de zoom, antena de TV, bateria extra e projetor. Embora tenha obtido algum sucesso, a linha Moto X já foi descontinuada e o conceito de acessórios modulares caiu em desuso, ao menos por enquanto.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphones e pode economizar ainda mais em sua compra com o cupom Americanas ou cupom Submarino.