Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Artigos

Não fique entediado: conheça aplicativos para ler livros grátis

Selecionamos três aplicativos e três sites onde é possível ler livros grátis, em diversas línguas e gêneros diferentes para sair do tédio e relaxar.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

25 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Uma boa leitura pode nos tirar do tédio em apenas algumas páginas, mas às vezes não temos como gastar tanto dinheiro em livros quanto gostaríamos para que isso aconteça. Nesse cenário, entram os sites e aplicativos para ler livros grátis, que, na maioria das vezes, quebram bastante o galho, principalmente quando se trata de obras nacionais. 

Se você quer saber quais são os sites e aplicativos para ler livros grátis que pode utilizar para ampliar sua lista de livros lidos, é só acompanhar o artigo. Selecionamos alguns que te permitem fazer isso dentro da lei. 

Kindle 

Amazon Shopping App

Velho conhecido dos usuários do Promobit e leitores do nosso blog, o Kindle é o aplicativo da Amazon para ler livros digitais, quadrinhos e mangás. A maioria dos títulos é paga, é verdade, mas existem também vários livros grátis disponíveis. Como o app Kindle é gratuito, dá para usar o celular ou tablet para realizar a leitura tranquilamente. A vantagem é que essa é uma plataforma muito conhecida, com uma infinidade de títulos disponíveis, inclusive em outras línguas além do português brasileiro. 

Google Play Livros 

O Google Play Livros é um aplicativo Android que funciona igual ao Kindle: possui títulos pagos e gratuitos para leitura e você pode consegui-lo para celular ou tablet. A diferença está na forma de pagamento: no Google Play Livros, além de cartão de crédito, também é possível pagar com o saldo do Google Pay, Mercado Pago ou código de gift card

Wattpad 

O Wattpad é uma plataforma gratuita que funciona por aplicativo e site. Nele, é possível tanto ler histórias gratuitas, publicadas pelos próprios autores, quanto escrever as próprias. Como qualquer um pode acessá-lo e interagir por lá, ele costuma ser o lar de muitas fanfics, publicações de fãs sobre histórias originais, mas também abriga bons enredos que se tornam livros físicos depois, principalmente nacionais. 

Domínio Público 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Domínio Público é um portal de internet aberto que divulga diversas obras literárias que estão em domínio público, isto é, que podem ser distribuídas, replicadas, traduzidas e adaptadas sem necessidade de autorização do autor ou autora. Lá, encontramos algumas obras de Machado de Assis, alguns livros infantis, poesias de Fernando Pessoa e inclusive A Divina Comédia, de Dante, em português. Não funciona como aplicativo e sim site, mas contém obras importantes que podem ser baixadas para o computador a qualquer momento.

Biblioteca Nacional Digital 

Essa biblioteca faz parte da Fundação Biblioteca Nacional e também disponibiliza livros e documentos em domínio público (ou que tenham autorização do autor). Dá para conseguir as obras pelo site e baixá-las para o computador ou lê-las online. Neste portal o resgate histórico é bastante valorizado, então, além de livros como Os Lusíadas, é possível encontrar cartas, fotos, folhetins e outros materiais bastante antigos. 

Biblioteca Brasiliana 

Funcionando como um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a Biblioteca Brasiliana possui um acervo digital gratuito com diversas obras da literatura brasileira, história do Brasil e relatos. Assim como no caso da Biblioteca Nacional, é possível lê-las online ou baixá-las no computador.

O acervo é interessante inclusive para quem pretende prestar o vestibular da USP, a Fuvest, em qualquer ano, pois possui obras de apoio que dialogam com as leituras obrigatórias selecionadas. 


Aqui no Promobit você encontra diversos livros online grátis! Também pode aproveitar nossas promoções de e-books para ler em apps ou utilizar um cupom Americanas para economizar!