Guia de compras

Motorola Edge 30 Neo é bom? Celular traz cores Pantone

Para os fãs de smartphone pequeno, modelo da Motorola pode ser uma boa opção sem precisar sacrificar o desempenho

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

9 de mar de 2024

0 comentários

Compartilhe:

A Motorola possui três modelos de smartphones para a sua linha Edge 30 no Brasil e entre eles está o Edge 30 Neo. Lançado em junho de 2022, o celular tem boa aceitação do público, que costuma elogiar o bom custo-benefício. O aparelho é o mais simples da linha e também o mais leve e compacto, mas isso não é sinônimo de pouco desempenho. Além disso, a fabricante investiu em novas cores, fruto da parceria com a Pantone, empresa referência em padrão de cores para a indústria. Mas será que o Motorola Edge 30 Neo é bom? Confira a análise da ficha técnica e principais características do aparelho.

Lembrando que você pode garantir o menor preço na compra do seu novo smartphone. Basta baixar o app do Promobit e manter sua lista de desejos atualizada para receber alertas sempre que o item que está de olho aparecer na promoção.

Compre agora o Motorola Edge 30 Neo na Amazon

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro ponto de destaque são as cores que a Motorola traz para o modelo. O Edge 30 Neo tem as opções Very Peri (roxo), Black Onyx (preto), Ice Palace (branco prateado) e Aqua Foam (verde claro). Os tons escolhidos foram desenvolvidos em parceria com a Pantone, empresa conhecida mundialmente pelo sistema e gerenciamento de cores seguido por diversos setores. Diferente das outras versões da linha, o Edge 30 Neo não traz o design com bordas curvas e nem acabamento de metal e vidro. 

A traseira é feita com plástico fosco com uma leve texturização que confere mais firmeza na pegada e as cores são levemente brilhantes criando um efeito de iluminação. Ainda na traseira há o logo da Motorola centralizado e na parte inferior é possível ver a famosa etiqueta da Pantone com o nome da cor do aparelho. O módulo de câmeras dupla é um bloco de acrílico um pouco ressaltado, localizado no canto superior e dividido ao meio com uma parte fosca e outra brilhante. Um detalhe interessante é o LED escondido ao redor da lente principal que acende ao receber uma notificação. 

Na parte inferior do aparelho ficam localizados a entrada USB-C, um microfone, uma das saídas de áudio e a gaveta para 2 chips. A lateral direita é dedicada para os botões de volume e energia, já a lateral esquerda não possui nada. No topo do smartphone fica o segundo microfone e o logo Dolby Atmos. A Motorola fez um bom aproveitamento da tela, com bordas finas, um pequeno furo para a câmera frontal e o sensor de digitais fica escondido na parte inferior do display. A caixa do aparelho é bastante completa com fone de ouvido, carregador e capinha transparente inclusos.

Tela e áudio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O modelo deve agradar os fãs de celulares compactos, já que possui a menor tela da linha, com 6,3 polegadas, e pesa apenas 155g. O display possui tecnologia OLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz. Isso significa uma tela rápida, com bom brilho, contraste equilibrado, pretos intensos e cores realistas com boa calibração dos tons. Um ponto que pode ser considerado inferior é a falta de suporte ao HDR10, mas o brilho forte garante uma boa visualização mesmo no sol e a fidelidade das cores acaba compensando. 

O áudio estéreo do Motorola Edge 30 Neo é bom. O alto falante utilizado para chamadas possui a mesma qualidade sonora do que está localizado na parte inferior do aparelho, resultando em graves e agudos bem definidos e com bom volume. O smartphone ainda possui suporte ao Dolby Atmos, tecnologia de aprimoramento sonoro que aumenta a imersão do usuário em conteúdos de aplicativos como Youtube e Netflix, por exemplo. O fone de ouvido intra auricular possui entrada USB-C e mesmo que simples é um ponto positivo já estar incluso.

Desempenho e recursos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Motorola Edge 30 Neo pode ser considerado um smartphone intermediário. O chipset responsável pela performance é o Snapdragon 695 da Qualcomm e, mesmo que não seja excepcional, é capaz de deixar a maioria dos usuários satisfeitos. O destaque é a memória RAM de 8GB, que acaba potencializando o desempenho do celular com muitos aplicativos abertos e jogos mais pesados. O Edge 30 Neo não possui entrada para microSD, mas o armazenamento interno de 256GB garante muito espaço para o usuário.

Em resumo, ele aguenta quase tudo sem se preocupar com engasgos e travamentos constantes. Mas lembre-se que com o passar do tempo é normal que o celular perca um pouco sua capacidade de performance devido às atualizações do sistema. 

Por falar nisso, o Motorola Edge 30 Neo já vem equipado com o Android 12, suporte às redes 5G e NFC para pagamentos por aproximação. Assim como outros aparelhos da fabricante, ele também vem equipado com gestos para ligar lanterna, abrir câmera e outros. A plataforma Ready For, que transforma o aparelho em um desktop móvel com a ajuda de uma TV ou outro monitor, também está presente no Edge 30 Neo.

Leia também: Vale a pena usar MicroSD para expandir a memória do celular?

Compre agora o Motorola Edge 40 Neo na Amazon

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto de câmeras é composto por uma lente principal de 64MP e um segundo sensor de 13MP que funciona como ultrawide e macro. Em ambientes bem iluminados, a qualidade das fotos pode surpreender com boa nitidez, saturação equilibrada e poucos ruídos em todas as lentes. Já à noite, a ultrawide pode sofrer um pouco, mas o modo noturno da lente principal ainda entrega fotos aceitáveis para a categoria. As fotos macro também saem boas e um ponto positivo para a Motorola é a presença do foco automático na lente ultrawide.

A câmera frontal de 32MP é capaz de registrar boas selfies e o modo retrato apresenta poucas imperfeições no desfoque. Para os vídeos, todas as lentes gravam em Full HD e possuem estabilização óptica para evitar vídeos tremidos.

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por ser um pouco mais compacto, o Motorola Edge 30 Neo perde um pouco no tamanho da bateria também. O aparelho vem com 4.020 mAh, o que pode parecer pouco, já que os celulares atuais estão se estabelecendo na casa dos 5.000 mAh. Mas o Motorola Edge 30 Neo é bom na otimização do consumo energético e garante que o usuário consiga ficar um dia inteiro sem precisar de uma nova carga, dependendo da intensidade do uso.

O que pode compensar a redução da bateria é a potência do carregador TurboPower incluso de 68w. Segundo a fabricante, é possível conseguir bateria para até 12 horas de uso com apenas 13 minutos na tomada. O aparelho também traz suporte ao carregamento sem fio e um detalhe que precisa ser mencionado é o cabo que possui entrada USB-C nos dois lados.

Confira:Tipos de USB: conheça a diferença e quando usar cada um

Alternativas ao Motorola Edge 30 Neo

Caso algum ponto da ficha técnica do Motorola Edge 30 Neo não tenha agradado você, trouxemos algumas indicações da Motorola e de outras marcas que são boas alternativas, dentro da mesma faixa de preço.

Moto G84

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Moto G84 tem configurações interessantes e está no topo da lista de melhor Moto G em 2024. O modelo tem uma ótima tela P-OLED de 6,55 polegadas e 120 Hz de taxa de atualização que promete imagens vivas, brilho intenso e pretos profundos, um ponto positivo para o consumo de conteúdos.

O processador Snapdragon 695, aliado aos 8 GB de RAM e 256 GB -com possibilidade de expansão da memória com microSD- garante uma performance dentro do esperado para o aparelho. As câmeras do Moto G84 são compostas pela principal de 50 MP, ultrawide de 8 MP e frontal de 16 MP.

Compre agora o Moto G84 na Amazon

Poco X5

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O POCO X5 é uma boa alternativa para a galera que gosta de jogar pelo celular. O modelo possui o chipset Snapdragon 695, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Mesmo parecendo pouco, o POCO X5 faz um bom uso das automatizações para entregar uma boa experiência para os usuários. A tela AMOLED de 6,67 polegadas e 120 Hz de taxa de atualização exibe bons gráficos e aumenta a imersão.

O conjunto fotográfico também está dentro do esperado, com principal de 48 MP, ultrawide de 8 MP e 2 MP no sensor de profundidade, já a frontal possui 13 MP. A bateria de 5000 mAh também está dentro dos padrões para aparelhos Android e pode durar mais de um dia longe da tomada.

Compre agora o POCO X5 na Amazon

Galaxy A54

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A próxima indicação é o Samsung Galaxy A54, um dos melhores aparelhos básicos da fabricante. O maior ponto de destaque do modelo é seu conjunto fotográfico composto pela principal de 50 MP, ultrawide de 12 MP, sensor macro de 5 MP, um diferencial se comparado com outros modelos dentro da mesma faixa, e frontal de 32 MP.

A tela Super AMOLED de 6,4 polegadas e 120 Hz de taxa de atualização também é boa e promete usabilidade confortável, seja para exibir imagens ou gráficos. O desempenho do Galaxy A54 fica por conta do processador SAMSUNG Exynos 1380, 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna.

Compre agora o Galaxy A54 na Amazon

Afinal, o Motorola Edge 30 Neo é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Analisando as principais características do aparelho, o Motorola Edge 30 Neo é bom e entrega o esperado dentro da categoria que está inserido. As cores disponíveis são bonitas e conferem mais singularidade ao celular. O usuário deve ficar satisfeito com seu desempenho nas tarefas cotidianas e pode jogar sem preocupações. As câmeras também devem agradar a grande maioria dos consumidores. Mesmo com a bateria menor, o carregador potente incluso na caixa foi uma escolha certeira da Motorola.


Não deixe de conferir as melhores promoções de smartphones aqui no Promobit. Você também pode economizar em suas compras utilizando os cupons de desconto.