Topbar semana casa
Melhores

Melhores celulares com NFC que não custam uma fortuna

Selecionamos alguns aparelhos que possuem boa especificações de uma forma geral, além do NFC.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

12 de jun de 2024

0 comentários

Ao pesquisar um celular novo para comprar é comum deparar-se com a informação de que o aparelho conta com NFC, tecnologia de comunicação sem fio que possibilita, entre outras coisas, pagamento por aproximação. O recurso é útil para quem quer fazer pagamentos diretamente com smartphone, sendo quase um pré-requisito entre os smartphones topo de linha, porém se você está em busca de um aparelho com tal tecnologia e que não custe tanto, selecionamos alguns dos melhores celulares com NFC e com ficha técnica interessante também para outras usabilidades.  

Melhores celulares com NFC

Confira os preços

Redmi Note 13 5GMelhor celular com NFC custo-benefício
Galaxy A35Melhor Samsung custo-benefício com NFC
Galaxy A15Melhor celular com NFC barato
POCO X5Xiaomi custo-benefício com NFC
Moto G84Principal intermediário da Motorola
Galaxy A54Principal intermediário da Samsung
Motorola Edge 40 NeoIntermediário premium
POCO X6Intermediário para jogos com NFC
iPhone 13iPhone custo-benefício 
Galaxy S23 FEModelo completo Android

Conheça os melhores celulares com NFC

Redmi Note 13 5G

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A melhor opção de celular com NFC para quem opta pelo melhor custo-benefício possível é o Redmi Note 13 5G. A principal linha de intermediários da Xiaomi se mantém ano após ano com aparelhos interessantes na faixa dos 1.400 reais ou menos. Começando por seu desempenho, o Redmi Note 13 5G fica dentro do esperado para um aparelho de seu segmento, equipado com o processador Dimensity 6080 junto a 8GB de memória RAM faz com que o modelo tenha um ótimo desempenho para atividades simples do dia a dia, como uma troca constante entre apps de redes sociais, além de rodar jogos mais leves de forma tranquila também. 

Mas enquanto a performance fica dentro do comum para um celular intermediário, sua tela é um grande ponto de destaque. Com 6.67 polegadas e resolução Full HD, o aparelho conta com um display AMOLED de 500 nits e taxa de atualização de 120Hz, resultando em uma exibição fluida tanto para usos comuns mas principalmente para consumo de conteúdo multimídia. Seu conjunto de câmeras não se destaca tanto a não ser pelo sensor principal de 108 MP e a câmera frontal de 16 MP, que são capazes de fazer fotos de boa qualidade para o segmento, majoritariamente pelo nível de detalhes e reprodução de cores. Sua bateria possui autonomia para quase dois dias de usos rotineiros, além de contar com suporte a carregamento rápido de 33W. 

Galaxy A35

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma alternativa similar ao Redmi Note 13 para quem prefere os smartphones da Samsung é o Galaxy A35, lançado no início deste ano. Apesar de custar mais caro que o modelo da Xiaomi citado acima, o A35 se sobressai em alguns aspectos, como por exemplo, sua tela Super AMOLED de 6.6 polegadas, resolução Full HD+ e suporte a HDR10+, mas se assemelhando na taxa de atualização de 120Hz e no brilho de 500 nits. Logo, ela mantém algumas das principais características positivas e com um plus em outros para uma experiência mais completa. O Galaxy A35 além de contar com um visual mais arrojado e um acabamento mais premium em relação ao modelo citado acima, também conta com certificação IP67 de resistência a água e poeira. 

Outro ponto que modelo da Samsung fica um pouco acima em relação ao Redmi Note 13 5G é no desempenho, tendo o Exynos 1380 como chipset com 6 ou 8GB de memória RAM, alcançando uma performance muito parecida a um dos melhores celulares da Samsung de 2023, o A54. Logo, é um modelo que funcionará com tranquilidade ao longo do dia, e podendo rodar até alguns jogos pesados em configurações gráficas mais baixas. Suas câmeras são similares ao seu antecessor, sendo ótimas para o segmento, principalmente pela definição e nitidez das imagens junto a estabilizador óptico, foco automático e Modo Nightography. 

Galaxy A15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se colocando como a opção baratinha da lista, o Galaxy A15 é um dos melhores celulares com NFC para quem está de olho em um modelo mais simples para usos comuns e básicos. Equipado com o Dimensity 6100, o desempenho do aparelho fica dentro do esperado para um celular de entrada, mas sem fazer feio ao ser utilizado em aplicativos comuns de redes sociais, streamings ou de bancos. O conjunto de câmeras fica em um panorama similar, básico porém bom para o segmento, tendo destaque em sua lente principal de 50 MP que surpreende pela boa definição das imagens. 

E podemos dizer que a melhor cara do Galaxy A15 é a sua tela, que apesar de contar com bordas grossas, se trata de um painel Super AMOLED de 6.5 polegadas, resolução Full HD+ e 90Hz de frequência, utilizando do recurso Vision Booster para aumentar a nitidez do display. Sendo um aparelho de entrada ele também possui entrada P2 para fones de ouvido e gaveta dedicada a cartão SD.

POCO X5

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Continuando a lista com modelos intermediários que também são bons aparelhos custo-benefício, o POCO X5 é um dos melhores celulares com NFC da Xiaomi com esses aspectos. O aparelho possui uma tela AMOLED, de resolução Full HD+, com 120Hz de taxa de atualização no tamanho de 6.67 polegadas, e conta com uma traseira fosca, que realça o design arrojado do aparelho em toda a sua variedade de cores, indo desde um preto sóbrio até um amarelo bem vivo. 

Além do NFC, o POCO X5 também conta com outros recursos interessantes, como entrada P2 de fone de ouvido, certificação IP53, slot híbrido para dois chips ou inserção de cartão de memória, leitor de impressões digitais e tela resistente a riscos. Seu desempenho se dá através do Snapdragon 695 5G, com 6 ou 8GB de memória RAM, tendo poder de fogo necessário para executar redes sociais e aplicativos de mensagens com tranquilidade, além de também rodar jogos relativamente mais pesados.   

Moto G84

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Moto G84 é a escolha para quem busca um dos melhores celulares com NFC que também conta com um visual premium e digno de destaque, juntamente com uma ótima tela. Sua traseira texturizada e seu corpo com dimensões não tão grandes, apesar da tela de 6.55 polegadas, fazem com que seu uso seja bastante confortável e seu design seja um grande atrativo. E falando em sua tela, o display p-OLED com resolução Full HD também conta com uma profundidade de cores de 10 bits e brilho de até 1.300 nits. Ou seja, imagens de alta qualidade com um brilho forte não faltam neste modelo. 


Seu desempenho e seu conjunto de câmeras podem não ser grandes pontos de destaque do aparelho, mas também não se tornam empecilhos em seu uso rotineiro, já que sua lente principal de 50 MP entrega resultados competentes em boas condições de iluminação e também grava vídeos a 60 frames por segundo.

Galaxy A54

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Continuamos a lista com um dos principais lançamentos da Samsung lançada 2023. O Galaxy A54, além de possuir NFC, se destaca por seu conjunto de câmeras capazes de gerar imagens com bastante nitidez e fidelidade, chegando até a bater de frente com alguns celulares top de linha conforme destacamos em nossa análise do aparelho. Tanto a lente principal traseira quanto a frontal são capazes de gravar vídeos em 4K, com a lente principal alcançando até 60 frames por segundo com super estabilização.

Seu design de forma geral traz a identidade visual da Samsung do último ano, inteiramente baseada no Galaxy S23, ou seja, é um smartphone muito bonito também. Seu processador Exynos 1380 faz com que o A54 tenha um dos melhores capacidades de processamento entre celulares intermediários, e como “cereja do bolo”, ele possui certificação IP67 que protege o aparelho contra poeira e contra água estando imerso em até 1 metro de água doce.

Motorola Edge 40 Neo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Partindo para os intermediários premium, o Edge 40 Neo conta com um equilíbrio entre design, desempenho, bateria e recursos como principais virtudes. Além do NFC, ele também conta com certificação IP68 de resistência a água e poeira, Wi-Fi tri-band e Moto Connect com fio. Sua bateria possui 5.000 mAh, com autonomia para pouco mais de um dia de usos rotineiros, e leva pouco menos de uma hora para recarregar completamente. O visual conta com algumas similaridades com o outro celular da Motorola citado anteriormente, apesar de contar com uma traseira lisa e pequenas curvas nas laterais da tela. 

Tela essa que também conta com um display p-OLED, de 6.55 polegadas e resolução Full HD, mas apresentando uma maior fluidez com a taxa de atualização de 144Hz. O processador presente no Edge 40 Neo é o MediaTek Dimensity 7030, que com seus 8GB de memória RAM, superam o modelo anterior no quesito desempenho. Seu conjunto de câmeras é de boa utilidade tanto para fotos quanto para vídeos, podendo gravar em 4K e com estabilização de imagem tanto na câmera traseira quanto na frontal. 

POCO X6

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se destacando como um dos melhores celulares com NFC entre intermediários, o POCO X6 também é uma ótima escolha para jogos, também possuindo uma boa relação custo-benefício dentro desse foco. Como é de se esperar, sua principal força está no desempenho, tendo versões com 8 ou 12GB de memória RAM, o modelo é equipado com o chipset Snapdragon 7s Gen2. Com esse conjunto é possível rodar inúmeros jogos como Asphalt 9, COD Mobile, Fortnite e Free Fire sem engasgos e sem grandes problemas quanto a temperatura do aparelho. 

Outra característica que o credencia como um bom celular para jogos é a sua tela, de 6.67 polegadas, em um painel AMOLED de resolução Quad HD e taxa de atualização de 120Hz. Com isso, tanto os momentos de jogatina quanto os usos mais comuns e rotineiros terão uma boa definição, fluidez, brilho além de uma ótima resistência por possuir um vidro Corning Gorilla Glass Victus.

iPhone 13

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerando que não tivemos tantas novidades no iPhone 14 base em relação ao aparelho da geração anterior, ficando as principais mudanças para os modelos Pro, desta forma, por ter um preço menor que o modelo de 2022, o iPhone 13 é o aparelho da marca que recomendamos para quem busca um smartphone Apple atualizado sem pagar tão caro, com ficha técnica de qualidade e com conectividade NFC. 

O aparelho ainda possui tela OLED, conjunto de câmeras com a qualidade já conhecida dos iPhones e que, no iPhone 13, ganhou a cinemática mode ou modo cinemática que identifica os elementos em tela e faz o foco automático durante a captação das imagens. Já o processamento é para qualquer tipo de uso graças ao chip A15 Bionic que trabalha em sintonia fina com o sistema IOS, proporcionando usabilidade fluida e descomplicada. 

Galaxy S23 FE

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sendo uma versão ligeiramente inferior em relação ao flagship da marca, o Galaxy S23 FE é a escolha entre os melhores celulares com NFC para quem prioriza boas câmeras e uma tela de alta qualidade, mas não quer (ou não pode) investir nos modelos premium. O sensor principal de 50 MP apresenta uma ótima fidelidade de cores e surpreende pelo nível de detalhes, contando também com estabilização óptica de imagem e apresentando diferentes resoluções na gravação de vídeos, seja de 8K a 24 fps ou 4K a 60 fps. 

As bordas do aparelho são finas, e conta com uma traseira de vidro que realça os sensores das câmeras, sendo uma das marcas registradas do visual dos aparelhos da Samsung de 2023. E apesar de ser uma alternativa “limitada”, o S23 FE possui uma tela com as mesmas tecnologias da linha principal, com 6.4 polegadas, tecnologia AMOLED Dinâmico 2X, com 120Hz e suporte a HDR10+, apresentando um alto nível de brilho junto a bons níveis de contraste e definição de cores.

Qual a vantagem de um celular com NFC?

O NFC significa Near Field Communication, uma tecnologia de comunicação sem fio, mas diferente de outras tecnologias que também não necessitam de cabos, como Wi-Fi e Bluetooth, pois a comunicação entre dois dispositivos acontece através da aproximação. Basta encostar os dois aparelhos compatíveis com NFC e a mágica, ou a transmissão de dados, acontece. Apesar do ideal ser que um dispositivo toque no outro, a partir de 10 cm de distância já é possível estabelecer uma comunicação entre os aparelhos. 

Tal característica faz do NFC a tecnologia ideal para usar em pagamentos por aproximação, seja entre um smartphone com carteira digital cadastrada e uma máquina de cartão e também o seu cartão que possui suporte a pagamento por aproximação. Logo, um smartphone com NFC possibilita realizar pagamentos usando apenas seu smartphone, mas não só, já que assim como bluetooth, é possível transferir dados, arquivos e parear outros dispositivos através do NFC, embora não seja o uso mais comum da tecnologia. 

Quais são as vantagens do NFC além de pagamentos?

Quando falamos do uso do NFC no dia a dia, a primeira coisa que vem à mente é a facilidade e praticidade que ele traz a pagamentos. No entanto, essa não é a única vantagem que ele oferece, já que o recurso também contribui para um pareamento mais rápido e eficiente entre aparelhos conectados através de Wi-Fi ou Bluetooth. Além disso, ele também permite um compartilhamento direto e simplificado de informações com outros smartphones e tal qual sua utilização em pagamentos, o NFC também contribui na praticidade de poder ser utilizado para abrir fechaduras eletrônicas.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV 4K para assistir aos seus conteúdos favoritos com a melhor qualidade de imagem. E para economiar ainda mais em suas compra aproveite o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.