Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit
Guias de Compra

12 celulares com as melhores câmeras de 2022

Escolhemos as melhores câmeras de celular de acordo com alguns usos específicos como vídeo, selfie , zoom e uso geral.

12 celulares com as melhores câmeras de 2022

25 de jun de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O smartphone é o aparelho que levamos para todos os lugares, portanto esperamos que suas câmeras sejam extremamente dinâmicas e adaptáveis às diferentes situações e lugares que podemos encontrar ao longo de um dia e queiramos eternizar ou apenas compartilhar. Pensando em todas essas variáveis, resolvemos elencar os celulares com as melhores câmeras de 2022 entre diferentes objetivos como melhor câmera para selfie, vídeo, zoom óptico, entre outros. Assim, você pode já ficar de olho nestes modelos na Black Friday e aproveitar os celulares com as melhores câmeras e preços imperdíveis.

Como toda lista, esta também não pretende ser definitiva e nem dona da verdade. Assim como em todos os textos deste blog, comentários e adendos são muito bem-vindos.  

Atualizado em junho de 2022.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone?

Quer economizar? Aproveite as melhores promoções de celular no Promobit.

Celulares com as melhores câmeras

12º Moto G60

Abrindo a lista de celulares com as melhores câmeras temos o Moto G60, uma grata surpresa da Motorola para 2022, já que trata-se de um modelo intermediário com câmera principal de alta resolução graças aos 108 MP. Apesar do processador menos potente que no Motorola Edge 20 Pro, o pós processamento é competente e em média temos resultados muito bons em boas condições de luz e modo noturno competente para um intermediário.

Outra boa aquisição é a câmera ultrawide de 8MP que tira fotos com ângulo mais amplo também boa, apesar de resultados um pouco mais escuros que a principal. A mesma lente não funciona como câmera macro e em relação as câmeras macro de 2 MP que encontramos por aqui, a híbrida do Moto G60 vai muito bem.

Já na parte frontal está a lente de 32 MP que proporciona boas fotos durante o dia e a noite é possível optar pelo modo noturno ou pelo flash dedicada a câmera frontal. Em vídeos, o Moto G60 registra imagens em movimento com resolução máxima 4K a 30 FPS ou Full HD a 30 FPS com estabilização de imagem na lente principal.

Câmeras:

  • 108 MP, f1.9 (wide)
  • 8 MP, f/2.2 (ultrawide)
  • 2 MP, f/2.4 (sensor de profundidade)
  • 32 MP (frontal)
Quer receber avisos sempre que aparecer Moto G60?
Leia mais:

11° Realme 8 Pro

O Realme 8 Pro é mais um smartphone com lente de 108 MP, porém o sensor principal é um dos maiores atualmente, o ISOCELL HM2, um sensor de 1/1.52 polegadas desenvolvido pela Samsung e que faz uso da tecnologia de unir 9 pixels em 1 para criar pixels com mais informação e imagens mais nítidas. 

O sensor maior também é competente para o modo noturno por captar mais luz e gerar imagens mais visíveis mesmo em condições de luz desfavoráveis. As demais câmeras do Realme 8 Pro não se destacam tanto, sendo formado por uma câmera ultrawide de 8 MP que é competente e uma câmera macro de 2MP que é a mais fraca do conjunto. 

Para selfies, o aparelho conta com câmera de 16 MP e HDR, enquanto que para vídeos o aparelho da Realme 8 Pro é capaz de gravar em 4K a 60 FPS ou Full HD a 120 FPS na câmera principal. 

Câmeras: 

  • 108 MP, f1.9 (wide)
  • 08 MP, f/2.3 (ultrawide)
  • 02 MP, f/2.4 (macro) 
  • 16 MP, f/2.5 (frontal)
Quer receber avisos sempre que aparecer Realme 8 Pro em promoção?

10° Galaxy A73

De uma forma geral o Galaxy A73 evoluiu pouco em relação ao seu antecessor Galaxy A72, porém é justamente nas câmeras que o salto evolutivo entre gerações se faz mais presente. De cara a lente principal é de 108 MP, sensor muito melhor, embora não seja o mesmo do topo de linha Galaxy S22 Ultra, ainda assim é bastante superior à boa parte das lentes principais de outros aparelhos intermediários premium. 

O modelo conta ainda com uma competente lente ultrawide de 12 MP e uma lente macro de 05 MP, tamanho de sensor que já é suficiente para a proposta de fotografia macro. Já a lente de selfie segue com 32 MP e é oferecida em selfies de qualidade em locais com boas condições de luz e desfoque competente. 

Para vídeos o aparelho também é uma boa opção entre os intermediários com capacidade de gravação em 4K a 30 quadros por segundo com HDR e estabilização de imagem. O intermediário da Samsung figura entre os celulares com as melhores câmeras e tem tudo para ser um dos melhores celulares custo-benefício de 2022.

  • 108 MP, f1.8 (wide)
  • 12 MP, f/2.2 (ultrawide)
  • 05 MP, f/2.4 (Macro)
  • 05 MP, f/2.4 (profundidade
  • 32 MP, f/2.2 (frontal)
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A73?

9° Zenfone 8 Flip

É comum os celulares possuírem uma câmera principal na parte de trás do aparelho e uma frontal dedicada às selfies, normalmente com qualidade inferior. Porém o Zenfone 8 fez com que a Asus continuasse a evoluir em um recurso que teve início no Zenfone 6 e melhorou no Zenfone 7, a câmera Flip que permite tirar selfies com a câmera principal do aparelho.   

Partes mecânicas e articuladas não costumam passar muita segurança, mas o mecanismo no celular da Asus é bastante robusto e ágil, movimentando as câmeras para frente ou para trás sem chamar a atenção nem engessar a experiência de uso. O aparelho ainda conta com sensores que detectam quedas para que o módulo e as câmeras retornem à posição original antes de impactos. 

Desta forma temos um trio de câmeras para selfie com configuração de 64 MP e abertura de f/1.8, uma câmera ultrawide com 12 MP de resolução e uma telefoto de 8 MP e zoom óptico de até 3x. Totalmente automatizada, a câmera flip permite fazer selfies com efeito retrato de qualidade excelente para câmeras frontais. O aparelho possui ainda efeito panorama, feito pela câmera flip que acompanha a trajetória das mãos para captar toda a paisagem e corrige sozinha as trepidações com seu sistema de estabilização. 

Câmeras

  • 64 MP (wide)f/1.8
  • 12 MP (ultrawide)f/2.2
  • 8 MP (telefoto) f/2.4 zoom óptico de 3x
Quer receber avisos sempre que aparecer Zenfone 8 Flip em promoção?

8° Motorola Edge 20 Pro

O principal celular da Motorola em 2022 é também um excelente fotógrafo, com boa quantidade de câmeras, mas principalmente com sensores de qualidade. Na traseira o aparelho possui a lente principal de 108 MP que faz uso de tecnologia de união de 9 pixels para fotos de 12 MP com muito mais informação e nitidez nas imagens.

Ao lado encontra-se uma lente periscópio de 8 MP que possui zoom óptico de até 5x oferecendo imagens muito próximas de objetos distantes sem perda significativa de qualidade, mas caso queira chegar perto de algo muito distante, a lente do aparelho da Motorola atinge até 50X de zoom híbrido entre o digital e óptico, porém com menos qualidade.

A terceira lente do aparelho da Motorola é a mais versátil, com seus 16 MP o sensor funciona como câmera ultrawide para fotos amplas e, ao aproximar-se de objetos, a lente registra fotografias macro. O aparelho ainda registra selfies com bons detalhes graças a lente frontal de 32 MP e o aparelho é capaz de fazer vídeos em até 8K a 24 FPS ou 4K a 60 quadros por segundo. Características que garantiram uma posição ao Edge 20 Pro entre os celulares com as melhores câmeras.

Câmeras:

  • 108 MP, f/1.9 (wide)
  • 16 MP, f/2.2 (ultrawide e macro)
  • 8 MP, f/3.4 (periscope telephoto)
  • 8 MP, f/2.4 (telefoto) zoom de até 3x
  • 32 MP, f/2.3 (frontal)
Quer receber avisos sempre que aparecer Motorola Edge 20 Pro em promoção?

7° Xiaomi Mi 11 Ultra

O Xiaomi Mi 11 Ultra mal foi lançado e já ocupa a primeira posição entre as melhores câmeras no conceituado site DXOmark que possui um processo detalhista e criterioso de análise dos conjuntos de câmeras dos smartphones. Além de dar um voto de confiança ao site famoso por seu ranking de câmeras de smartphones, observando a capacidade do aparelho fica fácil entender o motivo do modelo da Xiaomi já ocupar o topo da lista. 

Apesar de ter “apenas” 50 MP na câmera principal wide (sabemos que quantidade de megapixels não é sinônimo de câmera boa), o aparelho conta ainda com uma lente ultrawide com tamanho de sensor generoso para esse tipo de câmera. São 48 MP com campo de visão de 128 graus e completa o conjunto uma câmera telefoto também de 48 MP e que atinge até 120X de zoom híbrido, 10x de zoom digital e 5X de zoom óptico. 

A capacidade de vídeos do aparelho é de até 8K a 30 quadros por segundo e uma novidade do Mi 11 Ultra está em seu módulo traseiro de câmeras avantajado, mas existe um motivo para a peça ser tão grande, ao lado das lentes encontra-se uma pequena tela OLED que serve para visualizar notificações, chamadas e para fazer selfies com as câmeras traseiras, dando mais possibilidades para as selfies.

Câmeras:

  • 50 MP, wide
  • 48 MP, ultrawide, 128 graus
  • 48 MP, telefoto, zoom óptico 5x e 120x zoom híbrido
  • 20 MP, f/2.0, frontal
Quer receber avisos sempre que aparecer Xiaomi Mi 11 Ultra em promoção?

6° iPhone 11 Pro Max

celulares com as melhores câmeras

O conjunto de câmeras que equipa o iPhone de 2020 mantém a média sempre boa de smartphones da marca, com toda a capacidade dos sensores da Apple e processamento computacional que entrega imagens incríveis ao ponto do aparelho ainda ser um dos celulares com as melhores câmeras em 2022. Chega a ser desafiador tirar uma foto com nitidez ruim com a câmera do iPhone 11 Pro Max no modo automático. 

Pela primeira vez o iPhone possui câmera principal tripla, sendo os três sensores de 12 MP, mas com funcionalidades diferentes. São respectivamente 12MP e abertura f/1.8, outro sensor zoom de 12MP, f/2.0 e aproximação de 2x e uma lente ultrawide com 12 MP f/2.4. Destaque para a padronização de cores e tons nas três câmeras e o incremento da câmera ultrawide que entrega um campo de visão maior e segue a tendência de aparelhos com câmeras com grande ângulo de visão. 

No quesito vídeo o iPhone continua sendo o melhor smartphone para registrar imagens em movimento, sendo possível operar as 4 câmeras do celular para gravar vídeos em 4K em 60 FPS ao mesmo tempo. Sim, ao gravar vídeos é possível optar por qual câmera usar entre as 3 câmeras da parte traseira e a câmera frontal de 12 MP com sensor de profundidade para a gravação. 

Embora existam smartphones topo de linha de outras marcas que consigam resultados em vídeo com qualidade semelhante, tamanha capacidade de processamento para operar as câmeras em qualidade máxima enquanto grava é um diferencial e tanto.

Câmeras

  • 12 MP, f/1.8, 26mm (wide)
  • 12 MP, f/2.0, zoom óptico 2x
  • 12 MP, f/2.4, 13mm (ultrawide)
  • 20 MP, f/2.0, frontal
Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 11 Pro Max em promoção?

5° Motorola Edge 30 Pro 

Com módulos de Câmeras muito boa, composta por um par de 50 MP o Motorola Edge 30 Pro lançado em 2022 já está entre os celulares com as melhores câmeras, porém ainda não o suficiente para alcançar os primeiros lugares. São 50 MP na câmera principal e 50 MP também na lente com função híbrida que vai muito bem tanto com uma lente ultrawide para ângulos bastante amplos, mas também como uma lente macro graças ao foco automático apto também para pequenas distâncias com muitos detalhes devido ao tamanho e qualidade do sensor. 

Para selfies o Motorola Edge 30 Pro conta com sensor generoso de 60 MP e capacidade para oferecer retratos com qualidade, mas resolução graças a tecnologia quad pixel, além de fazer vídeos em 4K com estabilização de imagens. A lente principal também grava em até 4K a 30 quadros por segundo com a lente principal. 

  • 50 MP, f1.9 (wide)
  • 50 MP, f/2.2 (ultrawide + macro)
  • 2 MP, f/2.4 (sensor de profundidade)
  • 60 MP, f/2.2 (frontal)
Quer receber avisos sempre que aparecer Motorola Edge 30 Pro?

4° Galaxy S21 Ultra

O grande alarde do lançamento do Galaxy S20 Ultra em relação a fotografia foi o zoom de até 100x e tal capacidade de aproximação também está disponível no Galaxy S21 Ultra, porém no modelo de duas gerações atrás a capacidade zoom funciona de forma híbrida entre duas lentes teleobjetivas e entrega resultados muito bons em até 30x de zoom, mas de forma óptica, apenas pela capacidade das lentes, o Galaxy S21 Ultra atinge até 10x de zoom, uma marca muito boa para um smartphone em 2022 e esse é um dos motivos para o Galaxy S21 Ultra estar entre celulares com as melhores câmeras, mas não só.

A presença de duas câmeras teleobjetivas mostra que a Samsung trabalha para aperfeiçoar a capacidade de aproximação. São duas câmeras de 10 MP, sendo uma com zoom óptico de até 3x e a segunda lente com distribuição de elementos em formato de periscópio é a que atinge a maior aproximação de imagem. Completam o conjunto óptico uma lente ultrawide de 12 MP e a câmera principal de 108 MP. Para selfies a câmera frontal é de 40 MP e também possui a possibilidade de fazer fotos com ângulos mais amplos ou mais fechados.

A capacidade para vídeos também é grande com resolução máxima 8K a 30 FPS ou 4K a 60 frames. O S21 Ultra grava com estabilização de imagem e conta com o recurso Visão do Diretor que permite gravar visualizando a imagem de todas as câmeras simultaneamente e escolher qual delas usar durante a gravação. 

Câmeras:

  • 108 MP, f/1.8, wide
  • 10 MP, f/4.9, periscópio, zoom óptico 10x
  • 10 MP, f/2.4, teleobjetiva, zoom óptico 3x
  • 12 MP, f/2.2, ultrawide, 
  • 40 MP, f/2.2, frontal
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy Note 21 Ultra em promoção?

iPhone 12 Pro

produtos para comprar na Cyber Monday

Capacidade na gravação de vídeos é provavelmente uma das grandes virtudes do iPhone 12 Pro. O aparelho da Apple, além de gerar arquivos de vídeo com muito mais informação em 12 bits, faz vídeos já com os formatos Dolby Atmos e HDR para uma melhor reprodução posterior e adicionando muito mais informação aos arquivos criados. São três lentes na traseira do iPhone 12 Pro Max, todas de 12 MP, respectivamente uma lente wide, uma ultrawide com ângulo de 120° e uma teleobjetiva com zoom óptico de até 2.5x. 

Para selfies e chamadas de vídeo a lente frontal é de 12 MP e ao seu lado está localizado o sensor de profundidade. Todas as câmeras do iPhone 12 possuem estabilização óptica de imagem e são capazes de gravar em 4K a 60 quadros por segundo. Por fim, o modelo ainda é equipado com um sensor 3D que possui como finalidades fazer medições, mapeamento de ambientes para usos em realidade aumentada e claro, aperfeiçoar o desfoque de imagens. O topo de Apple no ano passado entre celulares com as melhores câmeras, ainda é um excelente fotógrafo em 2022.

Câmeras:

  • 12 MP, f/1., wide
  • 12 MP, f/2.2, teleobjetiva, zoom óptico + 2.5x
  • 12 MP,  f/2.4, 120°, ultrawide
  • sensor TOF 3D LiDAR
  • 12 MP, f/2.2, frontal
Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 12 Pro em promoção?

2° Galaxy S22 Ultra

O mais poderoso aparelho da Samsung em 2022 é também o mais poderoso aparelho da Samsung entre os celulares com as melhores câmeras. Um conjunto composto por uma lente wide de 108 MP com sensor maior e que recebe mais luz, fator que se traduz em mais informação em seus arquivos de fotos e vídeos ou maior nitidez e detalhes. O aparelho ainda conta com uma ultrawide de 12 MP e ângulo de 120° e duas lentes teleobjetivas, a primeira de 10 MP com zoom óptico de até 10x, enquanto a segunda lente possui sensor de 12 MP e lente óptica de até 3x. Surpreende a capacidade de aproximação de até 10x feito apenas pelas lentes, resultando em mais qualidade do que os recortes digitais em zoom híbrido.

O aparelho também é recomendado para selfies e stories, pois sua lente frontal de 40 MP e o conjunto de câmeras de uma forma geral não foi renovado apenas em componentes, já que conta também com novos recursos, como Nightography, modo noturno turbinado e que melhora o desempenho para fotos noturnas em todas as lentes. 

Como não poderia deixar de ser o Galaxy S22 Ultra também é competente em vídeos e, além de gravar em até 8K a 24 quadros por segundo, o aparelho possui o recurso Auto frame que ajusta os quadros por segundo dos vídeos captados para melhor exposição do que está sendo gravado de acordo com as condições de luz do ambiente.

  • 108 MP, f1.8 (wide)
  • 10 MP, f/4.9 (telefoto periscópica) – zoom 10X
  • 10 MP, f/2.4 (Telefoto) – zoom 3x
  • 12 MP, f/2.2 (ultrawide) 
  • 40 MP, f/2.2 (frontal)
Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy S22 Ultra?

1º iPhone 13 Pro

Por fim, quem ocupa o primeiro lugar no nosso ranking de celulares com as melhores câmeras que elegemos é o iPhone 13 Pro. O aparelho da Apple possui ótimos recursos de fotografia e vídeo que são capazes de agradar até mesmo os profissionais de audiovisual. Além do smartphone continuar fotografando em RAW, formato de arquivo muito usado por fotógrafos por ser mais puro e fácil de manipular em edição, iPhone 13 Pro também grava em 4K a 30 quadros preservando os detalhes percebidos no momento da captação das imagens.

Inclusive para a fotografia macro há um ganho de ainda mais detalhes graças a câmera ultra-angular que consegue focar a apenas 2 cm, assim a percepção de texturas por exemplo, fica muito mais real nas suas fotografias. Mas isso não se limita apenas as fotografias, podendo ser usada na filmagem de vídeos e ainda usar a câmera lenta ou time-lapse para efeitos ainda mais impressionantes.

Certamente isso tudo fica ainda melhor quando é possível utilizar esses recursos mesmo com pouca luz e ainda assim obter fotos e vídeos de qualidade. Por isso no iPhone 13 Pro você encontra modo noite em todas as câmeras.

Câmeras:

  • 12 MP, f1.8 (wide)
  • 12 MP, f/1.5 (ultrawide)
  • 12 MP, f/2.8 (telephoto) zoom óptico de até 3x
  • 12 MP, f/2.2 (frontal)
Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 13 Pro ?

Ficou com vontade de dar um upgrade nas fotos das suas redes sociais? Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de celular e pode economiza ainda mais usando algum cupom de desconto. Caso esteja procurando evoluir na fotografia, confira nossas promoções de câmeras e filmadoras.