Promobit
Promobit
Comparativos

Melhores marcas de celular disponíveis no Brasil

O mercado brasileiro e variado e competitivo com marcas consolidadas e a presença cada vez maior das gigantes chinesas

Melhores marcas de celular disponíveis no Brasil

25 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Já faz algum tempo que o mercado brasileiro de celulares demonstra boa competitividade e opções de modelos para todos os gostos e bolsos. Quando vamos comprar alguns itens em que é necessário uma pesquisa anterior, como um smartphone, é comum que o elemento marca exerça bastante peso na hora da escolha. Para facilitar sua pesquisa apresentamos as melhores marcas de celular atuantes no mercado brasileiro com suas características, vantagens e desvantagens levando em consideração o histórico da marca, variedade de aparelhos comercializados e avaliações dos consumidores.

Atualizado em setembro de 2021.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone?

Melhores marcas de celular

SamsungA marca que mais vende e com mais opções de aparelhos
AppleQualidade e experiência topo de linha
MotorolaA gigante que destaca-se pelos intermediários
AsusSmartphones equilibrados em todas as categorias
XiaomiDesempenho com bom custo-benefício 
RealmeAparelhos competitivos em preço e nas especificações

1 – Samsung: a marca que mais vende e com mais opções de aparelhos

Entre os critérios utilizados para avaliação das melhores marcas de celular, a Samsung foi a que obteve melhor desempenho de maneira geral, o que faz com que a fabricante seja considerada a melhor marca de celulares não só por nós, mas também pelos brasileiros. A empresa coreana é a que atualmente mais vende celulares no país com folga, deixando para trás Motorola e Apple. 

No quesito opções de aparelho, a Samsung ganha com destaque, oferecendo diversas opções aos consumidores de diferentes bolsos e interesses. Atualmente a marca comercializa smartphones de entrada e intermediários em suas linhas A e M e aparelhos premium nas linhas S e Note, como o Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra e o Galaxy Note 20+. 

Outra linha em que a samsung tem se destacado é na de smartphones dobráveis, como o Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 2, que, embora ainda sejam bem caros, estão com menos cara de protótipo a cada nova geração. 

Quanto a qualidade dos aparelhos, a avaliação é positiva. O design da marca possui personalidade e boa usabilidade mesmo nos modelos mais simples e no quesito topo de linha o Galaxy S21 plus é possivelmente o melhor celular de 2021.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone Galaxy em promoção?

2 – Apple: qualidade e experiência topo de linha

A qualidade dos aparelhos da marca da maçã é conhecida tanto por entusiastas em tecnologia quanto pessoas comuns, prova disso é a repercussão a cada novo smartphone apresentado pela Apple. Apesar do preço não muito convidativo de seus aparelhos, as configurações e usabilidades dos smartphones costumam agradar bastante os proprietários de modelos com o sistema operacional iOS. Logo, não surpreende a ninguém a presença da Apple entre as melhores marcas de celular disponíveis no Brasil.

A Apple concentra suas energias criativas na produção de celulares focados para o público que busca experiência premium, trabalhando com apenas uma linha de celulares por vez (atualmente os iPhone 13, 13 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 13 Pro Max), enquanto ainda comercializa modelos de anos anteriores como os iPhones 12, 11 e iPhone SE, mas sem o mesmo esforço comercial envolvido. E, apesar das pouca variedade de produtos, a Apple vende muito bem no Brasil, ficando atrás apenas de Samsung e Motorola.

O atendimento posterior a compra por parte da Apple costuma ser muito bom. Como a fabricante trabalha para manter os seus consumidores atrelados as suas plataformas, a compatibilidade com produtos de outras empresas é bem complicada. Logo, fica o conselho, não perca seus carregadores e fones de ouvido, principalmente se forem da Apple.

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone em promoção?

3 – Motorola: a gigante que destaca-se pelos intermediários

A Motorola é uma marca bastante tradicional e está presente no Brasil muito antes do surgimento dos smartphones, quando sua principal concorrente por aqui ainda era a Nokia. Após alguns anos de baixa, a marca reergueu-se em muitos lugares durante o período em que foi pertencente ao Google, fator que possibilitou a Motorola comercializar smartphones com até então a experiência do Android puro.

Atualmente parte da Lenovo, a Motorola é a fabricante da linha G que, desde seu lançamento, possui um modelo entre os mais vendidos do país e provavelmente algum aparelho da linha Moto G repetirá a dose em 2021. A empresa vende muito bem no Brasil, principalmente aparelhos voltados para o público de entrada e intermediário, apresentando como principal característica preços competitivos dos celulares Motorola com boas configurações.

O ano de 2020 marcou a volta da Motorola ao segmento dos aparelhos topo de linha com o Motorola Edge Plus e em 2021 a marca já renovou seus modelos premium com os novos Motorola Edge 20 Lite e Motorola Edge 20 Pro.

A marca é bem avaliada no pós-venda e sua rede de assistência técnica autorizada funciona de forma satisfatória.

Quer receber avisos sempre que aparecer Moto G60?
Leia também:

4 – Asus: smartphones equilibrados em todas as categorias

Zefone 7

Fundada em Taiwan no final dos anos 80, a Asus chegou ao Brasil em 2014 e desde então vem se destacando por bons aparelhos em diferentes categorias. O atendimento da empresa está na média das principais marcas no país e a resposta das ocorrências feitas a empresa costuma ser bastante rápida em seus canais oficiais.

A marca disponibiliza ao consumidor brasileiro uma boa quantidade de opções com aparelhos de entrada a topos de linha com configurações e preços competitivos. Os celulares Asus apresentam design interessante, corpo bem construído e estruturado, câmeras  condizentes com a categoria do aparelho em que estão presentes, inovações tecnológicas e boa bateria, como o Zenfone Max pro 1, modelo com preço acessível e com 5.000 mAh de bateria, sendo atualmente um bom aparelho de entrada.

O carro chefe da empresa segue sendo o Zenfone 7 com seu sistema de câmeras giratório, além do ROG Phone, aparelho gamer em essência, com todos os seus componentes pensados para uma melhor experiência em jogos.

Embora seja uma das melhores marcas de celular, um ponto negativo é o valor, que embora não seja muito caro, é possível encontrar aparelhos semelhantes de outras marcas com preço um pouco mais baixo. A assistência técnica está se expandido pelo Brasil, mas poderia ter uma cobertura maior.

Quer receber avisos sempre que aparecer Asus Zenfone?

5 – Xiaomi: desempenho com bom custo-benefício

Redmi Note 10

A outra fabricante chinesa que também apresenta relação custo-benefício de encher os olhos é a Xiaomi. A empresa foi criada em 2010 com um plano de crescimento interessante, que era focado em pouco investimento em marketing e menos intermediários entre a fabricante e seus consumidores. A Xiaomi reduziu gastos e conquistou uma base sólida de clientes na China e em outros países da Ásia, como o gigantesco mercado indiano.

A Xiaomi é uma das melhores marcas de celular disponíveis no Brasil, mas pode ser complicado para o consumidor escolher qual aparelho da Xiaomi comprar, pois a marca possui opções com configurações e faixas de preço parecidos, embora tenham estilos e design diferentes entre eles, sendo complicado identificar os modelos da fabricante apenas com um rápido olhar.

Além dos aparelhos que recebem a alcunha de Xiaomi, como Xiaomi Mi 10T e Xiaomi Mi 11, ainda existem os aparelhos de suas ex-subsidiárias, mas que, na prática, são quase que do mesmo portfólio, como Poco com Poco X3 NFC e Redmi com Redmi Note 10. Exemplos disso são Pocofone F1 e o Mi 8 que são aparelhos com identidades visuais bastante diferentes, mas com preços e configurações semelhantes. Os smartphones da Xiaomi tem como característica a presença da MIUI, interface criada pela empresa aplicada sobre o Android que é bem bonito, atualizado com constância e pode ser interessante para quem busca uma experiência diferente no sistema Android.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone Xiaomi?

6 – Realme: aparelhos competitivos em preço e nas especificações

Entre as melhores marcas de celular disponíveis no Brasil a Realme é a mais recente. A fabricante chinesa de smartphones com presença forte em mercados importantes mundo a fora, como Índia, Europa e claro, a própria China, chegou ao Brasil no final de 2021 com a proposta de oferecer aparelhos com fichas técnicas competentes e preços competitivos e até o momento está conseguindo cumprir tal objetivo.

Com modelos que figuram entre o extremamente básico ao intermediário premium, o principal modelo da Realme disponível no Brasil atualmente é o Realme 8 Pro que chama a atenção pela memória RAM de 8 GB, tela Super Amoled e câmera principal de 108 MP.

Quer receber avisos sempre que aparecer smartphone Realme?

As principais marcas e modelos de smartphones você encontra no Promobit. Aproveite para economizar ainda mais com o cupom Americanas.