Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Comparativos

Melhores marcas de celular disponíveis no Brasil

O mercado brasileiro e variado e competitivo com marcas consolidadas e a presença cada vez maior das gigantes chinesas

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de jan de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Já faz algum tempo que o mercado brasileiro de celulares demonstra boa competitividade e opções de modelos para todos os gostos e bolsos. Quando vamos comprar alguns itens em que é necessário uma pesquisa anterior, como um smartphone, é comum que o elemento marca exerça bastante peso na hora da escolha. Para facilitar sua pesquisa apresentamos as melhores marcas de celular atuantes no mercado brasileiro com suas características, vantagens e desvantagens levando em consideração o histórico da marca, variedade de aparelhos comercializados e avaliações dos consumidores.

Melhores marcas de celular

1 – Samsung: a marca que mais vende e com mais opções de aparelhos

  • Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os critérios utilizados para avaliação das melhores marcas de celular, a Samsung foi a que obteve melhor desempenho de maneira geral, o que faz com que a fabricante seja considerada a melhor marca de celulares não só por nós, mas também pelos brasileiros. A empresa coreana é a que atualmente mais vende celulares no país, deixando para trás Motorola e Apple. 

No quesito opções de aparelho, a Samsung ganha com folga das concorrentes, oferecendo diversas opções aos consumidores de diferentes bolsos e interesses. Atualmente a marca comercializa smartphones de entrada como Galaxy A14 5G, e intermediários em suas linhas A e M com destaque para o Galaxy A54 e o Galaxy M54, além de aparelhos premium nas linha dobráveis Z  como ênfase para o Galaxy Galaxy Z Flip 5  e Galaxy Z Fold 5 com tela gigantesca quando aberto e proporções semelhantes a de um pequeno tablet.

Quanto à qualidade dos aparelhos, a avaliação é positiva. O design da marca possui personalidade e boa usabilidade mesmo nos modelos mais simples e no quesito topo de linha o Galaxy S24 Ultra é certamente um dos melhores celulares da atualidade e passa a investir em IA generativa que permite, entre muitas outras funções, identificar falas em áudio e redigi-las no aplicativo de notas, criar resumos de notas já escritas, traduzir textos, apagar elementos de fotos e acrescentar frames em vídeos.

Compre agora os aparelhos da Samsung

Galaxy S24 UltraAmazonMercado Livre
Galaxy Z Flip 5AmazonMercado Livre
Galaxy A54AmazonMercado Livre
Galaxy M54AmazonMercado Livre
Galaxy A14 5GAmazonMercado Livre

2 – Apple: qualidade e experiência topo de linha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em 2023 o mercado global de smartphones esfriou e registrou queda de 3,2% no número de vendas. |Apesar do resultado, pela primeira vez a Apple foi a marca que mais vendeu smartphones no mundo, superando a Samsung e tal resultado deve-se muito às vendas da linha iphone 14 e o lançamento da linha iPhone 15 em setembro do mesmo ano. A qualidade dos aparelhos da marca da maçã é conhecida tanto por entusiastas em tecnologia quanto usuários comuns, prova disso é a repercussão a cada novo smartphone apresentado pela Apple. Apesar do preço não muito convidativo de seus aparelhos, as configurações e usabilidades dos smartphones costumam agradar bastante os proprietários de modelos com o sistema operacional iOS. Logo, não surpreende ninguém a presença da Apple entre as melhores marcas de celular disponíveis no Brasil.

A Apple concentra suas energias criativas na produção de celulares focados no público que busca experiência premium,  lançando apenas uma linha por ano, atualmente iPhone 15, 15 Plus, iPhone 15 Pro e 15 pro Max,  enquanto ainda comercializa modelos de anos anteriores como os iPhones 14, 13, 12 e iPhone SE. Apesar das pouca variedade de produtos, a Apple vende muito bem no Brasil.

O atendimento posterior à compra por parte da Apple costuma ser muito bom. Como a fabricante trabalha para manter os seus consumidores atrelados às suas plataformas e ecossistema de produtos. 

Compre agora os aparelhos da Apple

3 – Motorola: a gigante que destaca-se pelos intermediários

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Motorola é uma marca bastante tradicional e está presente no Brasil muito antes do surgimento dos smartphones, quando sua principal concorrente por aqui ainda era a Nokia. Após alguns anos de baixa, a marca reergueu-se em muitos lugares durante o período em que pertenceu ao Google, fator que possibilitou à Motorola comercializar smartphones com a experiência do Android puro.

Atualmente, parte da Lenovo, a Motorola é a fabricante da linha G que, desde seu lançamento, possui um modelo entre os mais vendidos do país e provavelmente algum aparelho da linha Moto G repetirá a dose em 2024. A empresa vende muito bem no Brasil, principalmente aparelhos voltados para o público de entrada e intermediário, apresentando como principal característica preços competitivos dos celulares Motorola com boas configurações.

O ano de 2020 marcou a volta da Motorola ao segmento dos aparelhos topo de linha com o Motorola Edge Plus e em 2024 a marca deve ampliar sua linha de modelos premium com modelos superiores ao Motorola Edge 40, talvez um Edge 40 Ultra? 

A marca também renovou sua linha de dobráveis em 2023 com o Razr 40 e Razr 40 Ultra, aparelhos que distanciam- se da nostalgia do Motorola Razr clássico e apresentam credenciais competitivos para competir com os modelos com tela dobrável da Samsung.  para A marca é bem avaliada no pós-venda e sua rede de assistência técnica autorizada funciona de forma satisfatória.

Compre agora os aparelhos da Motorola

Motorola Edge 40AmazonMercado Livre
Motorola Razr 40 UltraAmazonMercado Livre
Motorola Razr 40AmazonMercado Livre
Moto G84AmazonMercado Livre

4 – Xiaomi: desempenho com bom custo-benefício

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Marca que já foi referência no quesito custo-benefício, a Xiaomi que foi criada em 2010 com um plano de crescimento interessante, que era focado em pouco investimento em marketing e menos intermediários entre a fabricante e seus consumidores. A Xiaomi reduziu gastos e conquistou uma base sólida de clientes na China e em outros países da Ásia, como o gigantesco mercado indiano.

A Xiaomi é uma das melhores marcas de celular disponíveis no Brasil, mas pode ser complicado para o consumidor escolher qual aparelho da Xiaomi comprar, pois a marca e suas subsidiárias, Poco e Redmi,  possui opções com configurações e faixas de preço parecidos, embora tenham estilos e design diferentes entre eles, sendo complicado identificar os modelos da fabricante apenas com um rápido olhar.

Temos um texto em que explicamos de forma mais detalhada a diferença entre Xiaomi, Poco e Redmi, mas para simplificar podemos resumir os aparelhos Xiaomi como sendo os topos de linha ou intermediários premium da marca. Já os modelos Redmi possuem como característica comum  a ficha técnica típica de modelos intermediários, mas com design mais elegante. Por fim, na família Poco estão os smartphones para quem não faz questão de design premium, mas busca boas especificações e custo-benefício. 

Compre agora os aparelhos da Xiaomi

Poco X5 Pro AmazonMercado Livre
Xiaomi 13 LiteAmazonMercado Livre
Redmi Note 12AmazonMercado Livre

5 – Realme: aparelhos competitivos em preço e nas especificações

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre as melhores marcas de celular disponíveis no Brasil, a Realme é a mais recente. A fabricante chinesa de smartphones com presença forte em mercados importantes mundo afora, como Índia, Europa e claro, a própria China, chegou ao Brasil no final de 2021 com a proposta de oferecer aparelhos com fichas técnicas competentes e preços competitivos e até o momento está conseguindo cumprir tal objetivo.

Com modelos que figuram entre o extremamente básico ao intermediário premium, o principal modelo da Realme disponível no Brasil atualmente é o Realme GT Master Edition, mas outros aparelhos de destaque da marca são Realme 11 Pro+, Realme 11 e Realme 10 Pro+. 

Compre agora os aparelhos da Realme

6- Asus

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A taiwanesa Asus já teve uma presença maior no mercado braisleiro de smartphones, inclusive com modelos para todos os bolsos e finalidades distribuídos entre básicos, intermediários e avançados. No momento atual a Asus está mais tímida por aqui, mas os aparelhos que comercializa são de alta qualidade, com ficha técnica de respeito e alguns modelos focados em entusiastas, como a sua linha gamer Rog Phone. 

Já os aparelhos “tradicionais” da marca que conseguimos encontrar de forma oficial no Brasil ficam restritos a linha Zenfone que possui como principais características em suas mais recentes versões, Zenfone 9 e Zenfone 10, corpo compacto com tela com menos de 6 polegadas e especificações de hardware que possibilita categorizá-los como aparelhos topo de linha. Uma ótima pedida pra quem sente falta de modelos  que rodam tudo, com boas câmeras e tela de qualidade, mas que não sejam tão grandes, principalmente após a ausência de aparelhos semelhantes em outras fabricantes como o já antigo Galaxy S10e e o mais recente iPhone 13 Mini. 

Compre agora os celulares Asus

7- Infinix

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Infinix é mais uma marca chinesa de smartphones que foi fundada em 2013 que tem entre seus focos a presença em mercados emergentes como alguns países da África, Oriente Médio, Sudeste asiático e America latina. Tal estratégia pode ser percebida no preço pra lá de competitivo dos aparelhos no Brasil. 

Os aparelhos da Infinix são facilmente encontrados na casa dos 1 mil reais, mas é a relação custo-benefício que surpreende, com modelos que possuem 128 GB de espaço interno, 8 GB de RAM e câmera de 50 MP por essa faixa de preço.  

Infinix Hot 30iAmazonMercado Livre
infinix Note 30AmazonMercado Livre

As principais marcas e modelos de smartphones você encontra no Promobit. Aproveite para economizar ainda mais com o cupom Americanas.