Aliexpress_ megasaldãojunho
Melhores

Qual o melhor iPhone? Modelos para comprar em 2024

Nem todo mundo faz questão do iPhone mais recente ou do mais potente e para saber qual escolher apresentamos opções para diferentes necessidades

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

9 de mai de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Para a maioria das pessoas comprar um iPhone exige algum planejamento, afinal, o preço dos aparelhos costuma ser um pouco mais alto que a média de outros smartphones, mas o retorno em termos de desempenho e usabilidade também costuma valer a pena. A linha mais recente de aparelhos é iPhone 15, anunciados em setembro de 2023, mas aparelhos da Maçã de gerações passadas ainda podem valer a pena, a depender das necessidades e do orçamento do consumidor. Por isso, confira qual o melhor iPhone para comprar em 2024.

Seja o mais recente iPhone 15 ou modelos anteriores, comprar com desconto é sempre um bom negócio. Então escolha qual aparelho da Apple você deseja e adicione à sua lista de desejos aqui do Promobit para garantir o menor preço.

Melhores iPhones 2024

Confira o melhor preço agora!

iPhone 15 ProMelhor iPhone para comprar em 2024 
iPhone 14 Pro MaxMelhor iPhone top de linha “barato”
iPhone 15 Pro MaxMelhor iPhone com tela grande
iPhone 13Melhor iPhone custo-benefício
iPhone 14Modelo que começa a valer a pena
iPhone 15iPhone da última linha acessível
iPhone 12Melhor iPhone barato
iPhone SE 3ª geraçãoMelhor iPhone de botão

1º Melhor iPhone para comprar em 2024: iPhone 15 Pro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como não poderia deixar de ser, o iPhone 15 Pro é o melhor iPhone para comprar agora e, apesar do valor do aparelho, o  modelo entrega uma excelente experiência de uso. O desempenho fica por conta do mais recente chip da Apple, o A17 Bionic, além do melhor conjunto de câmeras já feito pela fabricante, com lente principal de 48 MP, ultrawide de 12 MP e a adição de uma lente teleobjetiva também de 12 MP com zoom óptico de até 5x e que também é capaz de fazer fotos macro. 

É possível gravar em 4K a 30 ou 60 FPS e uma prova de proposta mais profissional do aparelho é a possibilidade de gravar vídeos com a qualidade máxima diretamente em um SSD através de cabo, porém um cabo compatível, algo que não faz tanto sentido para o usuário comum. Outro ponto muito divulgado pela Apple é a construção do aparelho em titânio nas bordas, mantendo o vidro fosco na traseira. O ponto negativo é a bateria do modelo Pro com 3274 mAh.

  • Tela: Super Retina XDR OLED, 6.7”, 120 Hz, HDR10;
  • Processador: A17 Bionic;
  • Armazenamento: 256 GB, 512 GB, 1 TB
  • Câmeras traseiras: 48 MP (wide), 12 MP (ultrawide), 12 MP (telephoto) zoom óptico 5x
  • Câmera frontal: 12 MP;

2º Melhor iPhone top de linha “barato”: iPhone 14 Pro Max

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O iPhone 14 Pro Max é bem completo, sendo o melhor aparelho da Apple de 2022 e atualmente o modelo Pro Max que mais faz sentido de ser adquirido, pois pode ser encontrado com preço entre 3 a 4 mil reais abaixo do atual iPhone 15 Pro Max. Embora não seja um smartphone barato, o iPhone 14 Pro Max não está distante do seu sucessor no quesito ficha técnica. 

O modelo possui conjunto de câmeras de ótima qualidade para suas fotos e vídeos, sendo o primeiro da fabricante a contar com sensor de 48 MP e sensor 65% maior em relação às anteriores. A Apple também implementou no aparelho tecnologias que melhoram consideravelmente o resultado final das imagens, como o modo noturno muito eficiente e o quad-pixel, tecnologia que une quatro pixels em um pixel grande para mais qualidade.

Foi no iPhone 14 Pro e Pro Max que a Apple apresentou o Dynamic Island, convertendo o notch que abrigava a câmera frontal em uma ilha dinâmica (em tradução livre) que muda de formato para mostrar as notificações. O processador que equipa o aparelho é o Apple A16 Bionic com 6 GB de RAM, mostrando que o aparelho mais potente da Apple em 2022 segue fazendo bonito em 2024.

  • Tela: Super Retina XDR OLED, 6.7”, 120Hz, HDR10;
  • Processador: A16 Bionic;
  • Armazenamento: 128 / 256 / 512 GB / 1 TB;
  • Câmeras traseiras: 48 MP (wide), 12 MP (ultrawide), 12 MP (telefoto) zoom de até 3 X, TOF 3D LiDAR;
  • Câmera frontal: 12 MP.

3º Melhor iPhone com tela grande: iPhone 15 Pro Max

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se o orçamento não é um grande problema e sua prioridade é comprar o melhor iPhone possível em 2024, certamente a sua escolha deve ser o iPhone 15 Pro Max. Ele só não está melhor posicionado em nossa lista devido ao preço médio de R$9 mil reais pelo aparelho, custo bastante impeditivo para muita gente. 

Quanto ao poder de fogo do modelo, basta saber que ele é o mais poderoso smartphone já lançado pela Apple, pelo menos até a chegada de seu sucessor. Um exemplo de tamanha capacidade é que o iPhone 15 Pro Max roda o jogo Resident Evil Village, título pensado para as novas gerações de consoles e que roda liso no aparelho da Maçã. Muito do desempenho do aparelho pode ser explicado devido a presença do chip Bionic A17 Pro trabalhando com 8 GB de RAM enquanto o armazenamento vai de 256 GB a 1 TB. 

Como não poderia deixar de ser, o conjunto de câmeras é de respeito, com lente principal de 48 MP, lente telefoto de 12 MP com zoom óptico de 5x e estabilização de imagem no sensor. Embora sem muitas evoluções, as câmeras ultrawide e frontal também com 12 MP seguem entregando resultados muito bons em fotos e vídeos.

  • Tela: Super Retina XDR OLED, 6.7”, 120Hz, HDR10;
  • Processador: A17 Bionic;
  • Armazenamento: 128 / 256 / 512 GB / 1 TB;
  • Câmeras traseiras: 48 MP (wide), 12 MP (ultrawide), 12 MP (telefoto) zoom de até 5 X, TOF 3D LiDAR;
  • Câmera frontal: 12 MP.

4º Melhor iPhone custo-benefício: iPhone 13

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O melhor iPhone custo-benefício atualmente é o iPhone 13. Mas por que ele é o melhor para comprar nesse momento? Devido ao fato de que o modelo entrega muito desempenho e boas especificações com preço menor que os seus modelos equivalentes de gerações mais recentes, iPhone 14 e iPhone 15, além de ser muito mais barato que os modelos Pro e Pro Max atuais.

Com duas lentes de 12 MP na traseira, (wide e ultrawide), temos no iPhone 13 uma dupla competente em boas condições de luz, mas a câmera principal também vai bem em condições desfavoráveis de iluminação por ter um sensor maior que no iPhone 12 e uma entrada de luz mais generosa. 

O desempenho é abaixo dos modelos Pro e Pro Max mais recentes, mas algo que dificilmente pode ser percebido no dia a dia, já que o iPhone 13 base já é capaz de rodar de tudo com muita facilidade, sejam jogos, muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo e pós processamento em fotos e vídeos. 

  • Tela: Super Retina XDR OLED, 6,1”, 60 Hz;
  • Processador: A15 Bionic;
  • RAM: 6 GB;
  • Armazenamento: 128 / 256 / 512 GB;
  • Câmeras traseiras: 12 MP (wide), 12 MP (ultrawide);
  • Câmera frontal: 12 MP.

5º Modelo que começa a valer a pena: iPhone 14

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um pouco mais caro que o 13, o iPhone 14 convencional consegue um lugar na nossa lista por ter baixado de preço nos últimos meses. Mas como o preço médio ainda é maior que do iPhone 13, a escolha do iPhone 14 faz mais sentido em promoções.  

Não há muita diferença entre iPhone 13 e 14, com o mesmo processador, mas com o iPhone 14 levando uma pequena vantagem em memória RAM, mas nada que justifique pagar uma diferença grande de preço. Outra pequena diferença é a abertura da lente da câmera principal do iPhone 14 que deixa mais luz chegar ao sensor, ajudando em fotos e vídeos em ambientes com pouca luz. 

  • Tela: Super Retina XDR OLED, 6,1”, 60 Hz;
  • Processador: A15 Bionic;
  • RAM: 6 GB;
  • Armazenamento: 128 / 256 / 512 GB;
  • Câmeras traseiras: 12 MP (wide), 12 MP (ultrawide);
  • Câmera frontal: 12 MP.

6º iPhone da última linha acessível: iPhone 15

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro ponto que é necessário saber sobre o iPhone 15 é que ao analisarmos apenas as especificações do modelo base, é fácil perceber que ele não é melhor que os modelos Pro e Pro Max, porém, as ausências por aqui são mais de funções e aspectos que não farão tanta falta ao usuário médio que quer apenas um aparelho com muito desempenho, ótimas câmeras e tela de qualidade. Talvez a taxa de atualização apenas de 60 Hz seja uma limitação clara que já deveria ser resolvida, porém a tela segue com ótimo brilho, diante da luz do sol e com suporte a HDR10 e Dolby Vision. 

Quanto às câmeras, temos por aqui duas lentes na traseira, com a principal de 48 MP que vai muito bem em diferentes situações de luz. A segunda lente é uma ultrawide de 12 MP que faz o que se espera, boa imagens de ângulo aberto, mas sem grandes alterações. O aparelho ainda é capaz de gravar com as três lentes do aparelho em 4K a 60 FPS e recursos como o Modo Cinema, que desfoca o fundo das imagens automaticamente, e Modo de Ação com estabilidade de imagem também estão presentes. 

Já o desempenho fica por conta do processador Bionic A16, presente também nos modelos iPhone 14 Pro e Pro Max do ano passado, o que significa dizer que roda de tudo sem dificuldade, do jogo pesado ao uso multitarefa mais intenso. 

  • Tela: Super Retina XDR OLED, 6.1”, HDR10;
  • Processador: A16 Bionic;
  • Armazenamento: 128 / 256 / 512 GB
  • Câmeras traseiras: 48 MP (wide), 12 MP (ultrawide)
  • Câmera frontal: 12 MP.

7º Melhor iPhone barato: iPhone 12

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Apesar de ser um aparelho de 2020, o iPhone 12 pode ser uma boa opção para quem já está inserido no sistema iOS da Apple em um aparelho ainda mais antigo e está em busca de um modelo um pouco mais recente. O aparelho possui tela OLED, conectividade 5G e resistência à água e poeira com certificação IP68. 

O conjunto de câmeras segue a receita que só foi atualizada a pouco tempo, com duas lentes com 12 MP cada, sendo sensores wide e ultrawide, respectivamente. O aparelho ainda é capaz de gravar em resolução 4k nas duas câmeras da traseira e com a câmera frontal.

  • Tela: Super Retina XDR OLED, 6,1”;
  • Processador: A14 Bionic;
  • RAM: 4 GB;
  • Armazenamento: 64 / 128 / 256 GB;
  • Câmeras traseiras: 12 MP (wide), 12 MP (ultrawide);
  • Câmera frontal: 12 MP.

8º Melhor iPhone de botão: iPhone SE 3ª geração

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O iPhone SE 3ª geração é o aparelho menos potente da nossa lista, porém ele está longe de apresentar um desempenho ruim, primeiro devido ao fato de ser equipado com Chip Bionic A15, mesmo chip presente da linha iPhone 13 e que ainda entrega muito poder de fogo para uso cotidiano e jogos. 

Com visual peculiar para 2024, com tela de apenas 4,7 polegadas e botão físico para desbloqueio de tela. O visual inspirado no iPhone 8 reflete-se também na sua capacidade para fotos e vídeo, já que temos na traseira do aparelho apenas uma câmera de 12 MP, porém competente para a faixa de preço. 

  • Tela: LCD IPS 4.7”;
  • Processador: A15 Bionic;
  • RAM: 3GB;
  • Armazenamento: 64 / 128 / 256 GB;
  • Câmeras traseira: 12 MP (wide);
  • Câmera frontal: 7 MP.

Como escolher iPhone?

A primeira coisa para observar ao escolher um iPhone é a capacidade de armazenamento que deve ser de, no mínimo, 128 GB de capacidade para ter uma boa experiência de uso em 2024. Mas saiba que atualmente não é difícil ocupar 128GB entre o sistema IOS, aplicativos diversos e arquivos pesados como fotos e vídeos em alta qualidade, logo, aparelhos antigos e anteriores ao iPhone 11 não são mais escolhas recomendadas. Ainda sobre a capacidade de armazenamento, os modelos de 64GB só valem a pena se a diferença de preço for considerável.

Já se o preço não for a principal problemática na hora de escolher um iPhone, a decisão fica pautada entre a preferência de tamanho de tela, já que a partir da linha iPhone 12, os modelos Pro e Pro Max possuem três câmeras, com a adição de uma lente telefoto, porém os modelos Pro Max apresentam telas maiores. Agora, se o que você espera é o melhor iPhone feito pela Apple, a dica é sempre optar pelos modelos Pro e Pro Max que foram lançados por último. No caso em 2024, o último iPhone lançado é o iPhone 15 e seus derivados.

Melhor iPhone usado para comprar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Muita gente não abre mão do iPhone, mas precisa trocar de aparelho, e acaba preferindo pegar algum modelo usado de uma geração anterior dos smartphones da Apple. Mas se você é um desses, precisa ficar de olho em alguns pontos antes de tomar sua decisão de compra.

  • Desempenho: os iPhone mais antigos podem ter um hardware mais lento e não suportar algumas aplicações e até atualizações do sistema operacional. Por exemplo, em 2024, o iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus se juntam a todos os modelos que vieram antes e já não recebem nenhum tipo de atualização da Apple. Isso significa a falta de suporte para novos recursos e atualizações de segurança, o que resulta em mal funcionamento e uma experiência ruim de uso.
  • Aplicativos incompatíveis: Assim como os modelos de smartphones vão ganhando novas tecnologias, os aplicativos vão sendo otimizados para os modelos e sistemas operacionais mais recentes. Portanto, muitos aplicativos podem deixar de funcionar ou apresentarem erros em versões mais antigas do iOS, principalmente anteriores ao iOS 16.
  • Vida útil da bateria: Talvez o ponto mais observado por quem quer comprar iPhone usado é a vida útil da bateria, já que aparelhos muito antigos podem estar desgastados com o tempo de uso. Trocar a bateria pode até ser uma solução, mas é necessário avaliar se vale a pena gastar ainda mais dinheiro em um aparelho usado, que provavelmente não irá durar muito mais tempo.

Mas se de todo caso, pegar um aparelho usado ainda seja a melhor opção para você, não aconselhamos pegar algum dispositivo de uma linha inferior ao iPhone 12. O iPhone 11 pode até funcionar por algum tempo e aparecer com um preço atrativo à primeira vista, porém é questão de tempo até que ele também pare de receber atualizações da Apple e você quase não aproveite os benefícios de um iPhone.

E iPhone de vitrine, vale a pena?

Caso ainda não saiba, o iPhone de vitrine é aquele aparelho do mostruário que por ser a última unidade disponível naquela loja, também está disponível para venda. Trata-se de um produto de mostruário que é atrativo devido ao preço bem abaixo da média. Porém, devido ao seu histórico, podemos imaginar que este aparelho já tenha sido muito manuseado e por diferentes mãos, mas além dos possíveis desgastes o principal problema que esse tipo de aparelho costuma ter é a bateria já muito usada ao longo do tempo que ficou ligado. Alguns iPhones de vitrine passam por manutenções como a troca da bateria, porém, nunca será a experiência de um iPhone novo, inclusive na vida útil da bateria, aspecto que já costuma ser problemático em iPhones novos.


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphones e pode economizar em suas compras com o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.