Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Qual iPhone tem a melhor câmera? Modelos soberanos em fotos e vídeos

Os smartphones da Apple são referência no quesito câmeras, tendo modelos que se destacam em diferentes tipos de fotos, vídeos e selfies

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

14 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

O iPhone é a escolha primária de smartphone entre inúmeros consumidores por uma série de motivos. Desempenho de alto nível, design elegante e ótima compatibilidade com outros aparelhos Apple são alguns dos principais pontos que levam as pessoas a comprarem os celulares da Maçã. Entretanto, mesmo entre diferentes tipos de usuários, as câmeras costumam ser o grande atrativo dos iPhones, servindo até mesmo como opção para fotógrafos e filmmakers além de seus equipamentos profissionais. Mas entre tantos modelos, qual iPhone tem a melhor câmera? Selecionamos seis modelos que se destacam em diferentes finalidades para dar uma mãozinha na hora de escolher qual comprar. 

Confira os preços

iPhone 15 Pro MaxModelo completo
iPhone 13Opção mais barata com duas câmeras traseiras
iPhone 14 ProDestaque em selfies
iPhone 13 Pro MaxVersatilidade em fotos e vídeos
iPhone 15Melhor em fotos de forma geral
iPhone 12 Pro MaxCusto-benefício com boas câmeras e muitos recursos 

Qual iPhone tem a melhor câmera?

iPhone 15 Pro Max: modelo completo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É de se imaginar que a resposta para “qual iPhone tem a melhor câmera” seja o modelo mais recente e mais avançado, e por conta disso, o iPhone 15 Pro Max encabeça nossa lista como a versão com o conjunto de câmeras mais completo e abrangente, tanto para fotos como para vídeos com diversos recursos. Em fotos, todos os quatro sensores entregam resultados de altíssima qualidade, rico em detalhes, cores vivas e contraste bem definido, além de uma ótima nitidez. 

Todo o conjunto formado por uma lente principal de 48 MP, junto de uma ultrawide e uma teleobjetiva de 12 MP contam com recursos como Deep Fusion, controle de profundidade e de foco, estabilização de imagem e Modo Noturno. O sensor principal é a melhor opção para locais com pouca luz, contando com um zoom digital que funciona de forma similar a lentes de 35 ou 28 mm. Já a teleobjetiva possui zoom óptico de até 5x. 

Boa parte desses recursos também estão presentes na câmera frontal de 12 MP, que se destaca principalmente pela estabilização em selfies. Quanto à gravação de vídeos, tanto a lente principal quanto a frontal permitem a resolução 4K, podendo utilizar diferentes recursos de forma conjunta, como ativar o Modo Noite para time-lapses, ou o Modo Ação junto do Modo Noite, e o Modo Cinema que também permite vídeos em 4K. 

Compre agora o iPhone 15 Pro Max na Amazon

iPhone 13: Opção mais barata com duas câmeras traseiras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No início do texto citamos algumas das principais características dos iPhones, e todos sabemos que uma delas é o preço alto. Pensando nisso, qual iPhone tem a melhor câmera para quem procura um modelo mais barato mas que ainda vale a pena? Esse modelo é o iPhone 13. Com dois sensores de 12 MP na parte traseira, o conjunto se destaca por entregar bons resultados mesmo em locais com condições de iluminação não tão favoráveis, muito por sua captação e velocidade presente tanto na lente principal quanto na ultrawide. 

Ambos os sensores contam com zoom óptico de 2x, e surpreendem por entregar imagens em uma qualidade muito similar, se mantendo em um nível similar de nitidez e detalhes, se diferenciando apenas pela captação de luz que é maior no sensor principal. Sensor esse que se destaca no Modo Noturno, estabilização óptica, e capacidade de fazer boas fotos com diferentes efeitos. Já a ultrawide, além de não apresentar um downgrade tão grande na qualidade, apresenta ótimas cores e uma boa faixa dinâmica. 

Por fim, sua câmera frontal também conta com 12 MP, com cores surpreendentemente realistas e precisas, além de entregar imagens com boa nitidez de forma geral, apesar de ser o sensor mais dependente de boas condições de luz. Em vídeos, o iPhone 13 também possui suporte a resolução 4K e Modo Cinema.

Compre agora o iPhone 13 na Amazon

iPhone 14 Pro: destaque em selfies

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto de câmeras do iPhone 14 Pro é um dos mais completos que se pode conseguir na atualidade, apresentando uma alta qualidade em seus resultados em praticamente qualquer forma de uso. Mas ainda assim, preferimos dar destaque a qualidade de sua câmera frontal, sendo um dos principais modelos para quem busca o máximo de qualidade em suas selfies. Apesar de não possuir nenhuma novidade à primeira vista, tendo os já tradicionais 12 MP, mas com uma abertura diferente de lente, que possibilita um ótimo resultado e ainda melhor do que os modelos anteriores apresentavam. 

Tendo a abertura de f/1.9, o sensor frontal do iPhone 14 Pro possui uma captação de luz maior e mais eficiente, o que contribui para selfies com um alto nível de nitidez e cores bem vivas e fortes, ainda que não muito exageradas. Logo, o resultado final além de ser bonito, também possui camadas de realismo e vivacidade, ideal para quem costuma utilizar a câmera frontal em redes sociais como Instagram e TikTok. 

Mas nem só de selfies vive o iPhone 14 Pro, já que sua lente principal de 48 MP é um baita de um destaque no aparelho que compartilha algumas das características citadas acima, como ótima nitidez e uma boa definição de cores junto ao HDR. Além da principal, também está presente uma câmera ultrawide e uma teleobjetiva de 12 MP, com suporte a muitos recursos até do 15 Pro Max, como Deep Fusion, Modo Ação, Modo Noite, estabilização óptica e vídeos em 4K, com a terceira lente permitindo zoom óptico de até 6x. 

Compre agora o iPhone 14 Pro no Mercado Livre

iPhone 13 Pro Max: versatilidade em fotos e vídeos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A linha iPhone 14 foi considerada por muitos uma decepção devido a pouca inovação presente nos 3 modelos, fazendo com que o iPhone 13 Pro Max se manteve por muito tempo como a principal escolha de smartphone Apple de mais alto nível, e parte desse motivo está em seu conjunto de câmeras. Com isso, o iPhone 13 Pro Max foi o escolhido para responder “qual iPhone tem a melhor câmera para vídeos”, além de obviamente também ser ótimo para fotos. 

Suas três câmeras traseiras e a câmera frontal tem 12 MP, e conta com alguns recursos interessantes voltados à gravação de vídeos, além do padrão já citado em outros modelos, como a resolução em 4K. A estabilização presente no modelo se trata do sensor shift, que faz uma compensação no movimento não só das lentes como também do sensor, permitindo imagens mais fixas e estáveis já que a correção de possíveis movimentos feitos durante a gravação são feitos pelo próprio sensor. 

Outra feature presente no 13 Pro Max é o ProRes, que diminui a compressão dos arquivos sem abrir mão da qualidade das gravações, algo ótimo para filmmakers ou usuários que têm o hábito de gravar vídeos frequentemente. Falando de fotos, o modelo também se sobressai no quesito nitidez e surpreende pelos bons resultados em locais com pouca luz. O chipset A15 Bionic também contribui no pós-processamento tanto de fotos quanto de vídeos, por ser um hardware otimizado para entregar os melhores resultados. 

Compre agora o iPhone 13 Pro Max na Amazon

iPhone 15: melhor em fotos de forma geral

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um modelo que fica no meio termo entre os mais avançados, e que costumeiramente recebe o peculiar título de “celular básico da Apple”, o iPhone 15 base pode ser a resposta para “qual iPhone tem a melhor câmera para fotos” de forma geral, incorporando muito das (poucas) coisas que a linha anterior trouxe. Mesmo não sendo um modelo Pro ou Pro Max, a lente principal do iPhone 15 possui 48 MP, junto da ultrawide e da frontal de 12. 

Apesar de ser um pouco mais dependente de melhores condições de iluminação em relação a alguns modelos citados anteriormente, as imagens feitas com o modelo ainda mantém um alto nível esperado de um celular Apple, com uma faixa dinâmica interessante e detalhes bem definidos. A ultrawide perde pouquíssima definição em relação a câmera principal e conta com modo telefoto de zoom óptico de até 4x. 

De forma geral, é um conjunto bem competente no nível de detalhes e é bastante versátil para diferentes tipos de fotografias, tendo surpreendido muitos usuários por seu ótimo Modo Retrato, aplicando um recorte preciso e distinguindo bem o fundo em relação ao plano principal, resultando em efeito bokeh que entrega uma ótima qualidade somada a naturalidade. 

Compre agora o iPhone 15 na Amazon

iPhone 12 Pro Max: custo-benefício com boas câmeras e muitos recursos 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Fechamos a nossa lista de opções com um modelo mais antigo, que se encaixa como a opção custo-benefício para a questão de qual iPhone tem a melhor câmera. O iPhone 12 Pro Max possui três sensores traseiros e o frontal com 12MP, e se sobressai por apresentar diferentes tipos de efeitos inteligentes somados ao HDR e o pós-processamento, resultando em fotos muito bem definidas em detalhes e cores sem uma grande necessidade do usuário precisar perder tempo “arrumando” a imagem. 

Outro grande chamariz deste modelo é a qualidade das fotos em locais com pouca luz com o Modo Noturno, que utiliza de inteligência artificial para uma melhor detecção e identificação. E muitos dos recursos citados se repetem na câmera frontal, junto ao modo retrato com controle de profundidade e um efeito bokeh mais sofisticado. Em relação à vídeos, o iPhone 12 Pro Max tem suporte a resolução 4K a 60 fps com HDR e estabilização óptica, incluindo vídeos com Dolby Vision, que podem ser utilizados tanto nos sensores de trás quanto no frontal também. 

Compre agora o iPhone 12 Pro Max no Mercado Livre


No Promobit você também encontra as melhores promoções de tablets, e pode gastar ainda menos com os cupons de desconto Amazon