Promobit
Promobit Explica

Xiaomi, Redmi e Poco: entenda a diferença entre as marcas

Os aparelhos Redmi, Poco e Mi da Xiaomi possuem propostas distintas e podem agradar diferentes perfis.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

28 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Xiaomi, Redmi e Poco podem até possuir a mesma origem, porém não são a mesma coisa. Enquanto a Xiaomi é a marca originária, Redmi e Poco nasceram como linhas de aparelhos da Xiaomi, depois viraram subsidiárias da gigante chinesa para mais a frente tornarem-se empresas diferentes, embora sejam administradas pelo mesmo grupo. Entender o objetivo original dos aparelhos Redmi e Poco ajuda a saber o porque Xiaomi, Redmi e Poco não são a mesma coisa. Confira a diferença entre eles e quais são características marcantes dos smartphones de cada marca. 

Compre agora o Redmi Note 12 Pro 5G na Amazon

Xiaomi: antiga linha Mi e que abriga os modelos topo de linha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Xiaomi 13

Em relação a outras gigantes da tecnologia, como a Panasonic que já passa dos 100 anos de história, a Xiaomi é uma empresa com trajetória ainda recente. Criada em 2010, rapidamente começou a ter sucesso com seus smartphones, tanto que linhas de aparelhos criados pela Xiaomi como a Redmi e a Poco, que abordaremos mais à frente, fizeram tanto sucesso que hoje em dia funcionam como empresas autônomas.

Além de uma infinidade de produtos eletrônicos de todas as categorias imagináveis, de TV a notebooks, passando por patinetes elétricos e até óculos, a Xiaomi manteve a linha de smartphones Mi, presente em seu portfólio desde o início. Quando Xiaomi, Redmi e Poco estavam abrigados sob o mesmo guarda-chuva, os smartphones Mi eram os que apresentavam os melhores recursos e com construção Premium, apesar de algumas exceções como o Mi A3.

Atualmente os aparelhos o sufixo Mi não existe mais, porém os aparelhos topo de linha da marca e alguns intermediários premium recebem apenas o nome da fabricante seguido de sua designação, assim, após o Xiaomi Mi 11 foi substituído pelo Xiaomi 12 e sua variações como Xiaomi12 lite e Xiaomi 12T. Em 2023 a fabricante já apresentou o Xiaomi 13, aparelho completo com módulo de câmeras Leica e muito desempenho. 

Compre agora o Xiaomi 13 na Amazon

Redmi: os smartphones intermediários com preço competitivo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Redmi Note 10

Com atuação autônoma de sua originária Xiaomi, desde 2019 a Redmi pode ser considerada como a casa dos celulares com bom custo-benefício (pelo menos quando o dólar está ajudando). A proposta da Redmi é oferecer aparelhos com bons recursos e preço competitivo. São smartphones intermediários que podem até não serem ótimos em todos os quesitos, mas que apresentam ficha técnica equilibrada e algum ponto de destaque.

O Redmi Note 8 foi um aparelho que chamou a atenção por sua construção elegante e bom desempenho em jogos, apesar de ser um intermediário, enquanto o Redmi Note 9s trouxe boas câmeras, desempenho e autonomia de bateria. Atualmente os aparelhos Redmi disputam mercado no Brasil com intermediários da Motorola e com aparelhos da Linha Galaxy S da Samsung. A linha Redmi 11 e suas variações oferecem ótimas telas AMOLED com taxa de atualização alta e um conjunto de especificações equilibrado. 

Compre agora o Redmi Note 11 Pro na Amazon 

Poco: o máximo de configurações pelo menor preço possível

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Poco X4 Pro

A Poco é a marca mais recente entre as três, criada em 2018 ainda como uma linha dentro da Xiaomi. Ela nasceu com a proposta de oferecer aparelhos poderosos e com preço abaixo da média, mas como não existe mágica, os aparelhos Poco passam por alguns cortes de custo para chegar ao resultado de aparelhos com bom desempenho e preço abaixo da média.

O primeiro smartphone da marca a fazer sucesso foi o Pocophone F1 e sua ficha técnica ajuda a entender o objetivo inicial da Poco. O modelo possui o processador Snapdragon 845, um chip topo de linha de gerações anteriores e design todo em plástico. O modelo conta também com bateria de 4.000 mAh, capacidade alta para o momento em que o aparelho foi lançado, mas as câmeras são apenas razoáveis. Equilibrando-se na balança entre oferecer alguns recursos muito bons e cortar gastos em outros pontos é que encontram-se os aparelhos da Poco.

Até modelos mais recentes como o Poco X4 Pro encontram-se inseridos na mesma lógica, com tela Amoled e taxa de atualização de até 120 Hz, com câmera de 108 MP, mas com processador Snapdragon 695, chip competente e que entrega desempenho para aparelhos intermediários. 

Compre agora o POCO X5 Pro na Amazon

Xiaomi Redmi e Poco: todas juntas aqui no Brasil

Embora sejam independentes, os smartphones Mi da Xiaomi, Redmi e Poco que chegam oficialmente ao Brasil podem ser comprados no site da Xiaomi no Brasil que é de responsabilidade da DL Eletrônicos, distribuidora dos aparelhos no país. Porém uma gama maior de aparelhos das três marcas podem ser adquiridos através de importação ou marketplaces, como no aliexpress. 

Independente da modalidade de compra, os menores preços para celulares Xiaomi você encontra aqui no Promobit e pode adicionar o modelo que deseja das três marcas a sua lista de desejos para ser notificado quando o aparelho estiver em promoção. 


As melhores promoções de smartphones, inclusive importados, estão no Promobit. Modelos das melhores marcas e que podem ficar ainda mais baratos aproveitando algum cupom de desconto.