Promobit
Artigos

Por que você deveria instalar um SSD no seu notebook?

Acessório proporciona melhor experiência para o usuário na execução de diversas tarefas

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

10 de out de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quem possui um notebook provavelmente já chegou no ponto em que, no geral, ele funciona muito bem, mas que precisa de melhorias em determinados aspectos. Um dos mais comuns é a procura por um acessório de armazenamento externo, que pode ser usado tanto para “poupar” a memória da máquina como para facilitar em momentos nos quais seja necessário rodar um arquivo pesado em outra máquina.

Dentre as opções mais comuns de armazenamento, uma das que mais se destaque é o SSD. Sigla de Solid-State Drive (ou Unidade de Estado Sólido), a peça traz uma série de vantagens sobre o uso de um HD externo, que em geral é mais utilizado quando se necessita de espaço extra fora do notebook.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Um SSD é fabricado como uma peça única, construída ao redor de um circuito integrado semicondutor, responsável pelo armazenamento dos dados, que são guardados em módulos de memória flash. Já o HD usa um prato magnético para salvar os dados, que são acessados por um braço mecânico que, olha todo o arquivo para buscar a informação requisitada

E por que estamos explicando isso? Porque a forma de “construção” dessa peça faz toda a diferença e é o motivo porque ela vem ganhando cada vez mais preferência como opção de armazenamento.

Mas o que é que o SSD tem? 

Abaixo apresentamos algumas características que tornam o periférico uma opção bem interessante de armazenamento:

Velocidade

Como o SSD é fabricado em uma única peça, ele consegue responder com muito mais velocidade às solicitações do que um HD. 

Em um SSD, o início da tarefa é quase instantâneo (até 0,03 milissegundos), fator que impacta de forma bem significativa a experiência de quem usa o serviço.

Resistência

O  seu formato de construção também garante que ele seja mais resistente a quedas (já que não existem “pecinhas” para quebrar) e o SSD também trabalha melhor em temperaturas elevadas. 

Outra vantagem da peça é o seu consumo menor de energia, que pode ser bem útil nos momentos em que você está usando o notebook  fora da tomada.

Ruído reduzido

Enquanto o HD possui o clássico som de uma ventoinha funcionando, o som do SSD é bem mais discreto, o que pode ser bem útil para quem se desconcentra fácil com sons.

Encontramos esse vídeo na internet que mostra de forma mais clara a diferença entre um HD e um SSD. Apesar de ele estar em inglês, ele segue uma estrutura de vídeo de comparação que é bem simples de entender.

Há desvantagens no SSD?

O único ponto que precisa ser avaliado se você deseja instalar um SSD é a relação armazenamento/preço, pois o preço de um equipamento com 1 TB de armazenamento pode ser até três vezes maior (ou até mais) que o preço de um HD com a mesma capacidade.

Porém, dependendo do seu comportamento e estilo uso, realizar essa compra pode valer a pena, especialmente se a ideia for ter um acessório para usar com tranquilidade pelos próximos anos.

Instalação e cuidados

A instalação de um SSD é bem simples, já que é ele costuma ser compatível com a porta SATA III e SATA II. E, mesmo que você acerte na loteria reversa, já existem diversos kits de compatibilidade, então esse fator não será de fato um problema muito grande.

O único cuidado realmente importante que você precisa fazer é não desfragmentar o SSD e desativar o desfragmentador automático, caso seu notebook tenha o Windows como sistema operacional. Diferente do HD, essa peça tem uma limitação de ciclos de escrita e realizar essa operação vai, de fato, reduzir o tempo de vida útil do aparelho.


Agora que você já sabe da importância, fique de olho nas promoções de SSD aqui no Promobit. Aproveita que a Black Friday tá quase aí.