Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

10 melhores processadores para notebook em 2021

Escolhemos entre as muitas opções disponíveis no mercado brasileiro os melhores processadores para comprar de acordo com a finalidade de uso.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

1 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Até bem pouco tempo, escolher um notebook com bom processador era uma tarefa simples, pois os nomes dos modelos não tinham tantas variações e possibilidades como atualmente. No momento existe uma gama de opções muito grande e as principais concorrentes do setor, Intel e AMD, travam uma batalha acirrada, aumentando os números de núcleos a cada geração e deixando mais difícil saber quais são os melhores processadores.  

Quer economizar em produtos de informática? Aproveite nossa seleção de cupons Kabum.

Atualizado em agosto de 2021

Como saber quais são os melhores processadores?

Para saber qual processador comprar em 2021 é preciso entender que um processador com mais núcleos não será garantia de melhor desempenho sem uma boa memória cache ou com boa velocidade de frequência. O mesmo raciocínio vale para o desempenho total do computador, já que o melhor processador não funciona no ápice do desempenho conectado a componentes ruins. 

O ideal é a busca por um bom número de núcleos e threads para que as tarefas de processamento sejam divididas e realizadas simultaneamente em conjunto com uma boa memória cache, para que o acesso aos dados ocorra com agilidade e boa velocidade de frequência medida em Gigahertz (GHZ), para a transferência de informações. 

É sempre válido lembrar que essa lista não é definitiva nem pretende ser determinante, apenas um guia com opções para diferentes funcionalidades e públicos.

Melhores processadores para notebooks

Intel Core i7-10875H
Intel Core i7-1165G7 
AMD Ryzen 7-4800H
Core i7-10750H
Core i5-1135G7
Ryzen 5-4600H
Core i5-10300H
Ryzen 5-3500
Core i3-1005G1
10°Ryzen 3-2200U

Intel Core i7-10875H

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro processador que recomendamos é o Core i71087H, CPU de décima geração da Intel com terminação na letra H que indica que o processador é bastante poderoso em capacidade gráfica. Com litografia de 14 nanômetros, trata-se de um chip octa-core com 16 Threads e se o Clock médio é de 2.30 Ghz o Core i7 em questão alcança até 5.10 Ghz em pico de desempenho. 

Entre os modelos de notebooks disponíveis no Brasil que contam com o chip está o Asus ROG Zephyrus, notebook gamer da Asus, e o Lenovo Thinkpad P15 notebook voltado para o público empresarial, que dá uma dimensão da capacidade do processador.

Intel Core i7-1165G7

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com frequência turbo de até 4.70 GHz, o Intel Core i7 1165G7 trata-se de um processador mais recente que o modelo da primeira posição, porém a depender do notebook em que esteja instalado, o chip não supera a geração anterior. Com litografia de 10 nanômetros, 4 núcleos e 8 Threads o chip da Intel equipa notebooks que além de potentes destacam-se pela portabilidade de corpo compacto como versões do Samsung Book S e Zenbook 14.

AMD Ryzen 7-4800H

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um dos processadores mais poderosos da atualidade o Ryzen 7 4800H é responsável por puxar a capacidade de desempenho de máquinas de alta performance, como uma versão Acer Nitro 5, notebook gamer também bastante usado para trabalhos gráficos. O chip da AMD possui clock básico de 2,9 GHz, e clock máximo de até 4.2 GHz. Já a arquitetura é composta por 7 núcleos e 16 threads.

Core i7-10750H

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais um chip da 10° geração da Intel, o Core i7-10750H é um processador para notebooks de alto desempenho como podemos perceber pelo i7 e pela letra H no final do nome que identifica os chips da Intel com alta capacidade. Com 6 núcleos e 12 Threads, o chip possui litografia de 12 nanômetros e atinge clock máximo de até 5. Ghz, enquanto o clock médio fica em 2.60 Ghz. Entre as máquinas que possuem versões com o Core i7 10750H estão Lenovo Legion 5i e Dell G3, ambos notebooks gamers.

Core i5-1135G7

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro Core i5 da décima primeira geração presente nesta lista já não possui a mesma potência dos modelos citados anteriormente, mas é inegavelmente um processador competente para notebooks intermediários. O processador possui  clock médio de 2.4 Ghz que atinge até 4.2 Ghz. Tudo isso em um chip com 4 núcleos e 8 threads. Atualmente um dos únicos notebooks que conta com o chip da Intel é o Samsung Book NP550XDA-KF2BR.

Ryzen 5-4600H

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais um processador da AMD que também mostra-se bastante capaz de atender as demandas de usuários que querem máquinas portáteis poderosas. O Ryzen 5 da linha 4000 equipa versões do Nitro 5 e do Avell Storm One, máquinas focadas em jogos e atividades gráficas com exigência acima da média. O clock básico do Ryzen 5 4600H impressiona com seus 3.0 Ghz, além do clock máximo de até 4.0 Ghz. A arquitetura do processador é composta por 6 núcleos e 12 threads

Core i5-10300H

i5

Mais um chip da Intel com nomenclatura H que indica maior poder de fogo. O Core  i51030H é um processador quad-core que melhorou sua capacidade de desempenho em cerca de 10% em relação à geração anterior. A CPU que é capaz de atingir até 4.3 GHz em modo turbo boost, nome dado a Intel para o modo de máxima capacidade, também apresenta suporte a memória com frequências maiores. Os benefícios do processador podem ser encontrados em versões do Nitro 5 e do Dell G3.

Ryzen 5 3500

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Após uma série de processadores que equipam notebooks mais potentes, chegamos a um bom processador para máquinas intermediárias. O Ryzen 5 3500 é de uma geração anterior aos atuais processadores da geração 4000 da AMD, mas mostra-se uma opção presente em muitos notebooks com bom custo-benefício, como o Ideapad S145 e o Aspire 3. O processador conta com 6 núcleos, 6 Threads e clock de até 4,1 Ghz.

Core i3-1005G1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Chegando na parte final da lista, os chips Intel Core i3 são os modelos mais simples entre aqueles que suportam uso um pouco acima do básico. O Core i3 1005G1 está presente em notebooks como Dell Inspiron 3000 i15 e Lenovo Ideapad 3i, modelos que costumam conciliar desempenho suficiente para as principais tarefas do dia a dia e até alguns games menos exigentes. Trata-se de um processador quad-core com 8 threads e clock de 2.4 Ghz.

Ryzen 3-2200U

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como podemos perceber, a principal disputa entre processadores fica restrita entre AMD e Intel, e quando colocamos Ryzen 3 ou Core i3 de geração próximas, a diferença não é tão considerável para o usuário médio. Logo, o Ryzen 3 2200U é uma boa alternativa caso o mesmo notebook fique mais barato com o processador da AMD. O chip e um dual-core com 4 Threads e clock básico de 2.5 Ghz e equipa notebooks como Lenovo Ideapad S145.


O seu processador precisa aguentar uma sessão de jogos ou é apenas para o dia a dia? Independentemente da sua necessidade, no Promobit tem processadores e produtos de informática para todos os perfils. Aproveitando os cupons Americanas e cupons Shoptime sua compra sai ainda mais barata. E não se esqueça que a Black Friday está chegando.