Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Como escolher um bom cooler para seu notebook gamer?

Se você não quer correr o risco de sobreaquecer seu notebook, confira algumas de nossas dicas para garantir um bom cooler

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

14 de mar de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Manter o bom funcionamento de um notebook, principalmente de um gamer, é importante tanto para sua durabilidade quanto para a satisfação do consumidor enquanto aproveita seus jogos favoritos. Para isso, o uso do cooler é muito indicado, já que ele vai ajudar a ventilar seu aparelho e evitar que ele aqueça demais.

Para ajudar você a escolher um cooler adequado para seu notebook gamer, separamos algumas dicas essenciais para uma compra acertada.

Quer economizar em produtos de informática? Aproveite nossa seleção de cupons Kabum.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O que é um cooler e para que ele serve?

O cooler é uma peça importante tanto em notebooks quanto em computadores, com a diferença que, em desktops, geralmente o cooler já vem montado e, em alguns notebooks, ocorre o mesmo. Mas, para ajudar ainda mais na ventilação, é possível comprar coolers extras, que são colocados externamente e logo abaixo do notebook durante o uso.

Esses coolers parecem uma espécie de mesa e, para funcionar, são ligados ao notebook por um cabo USB, que é o que dá energia para que suas ventoinhas girem e mantenham o notebook fresco.

Portabilidade

Notebooks são feitos para serem portáteis, mesmo os mais pesados deles. Por isso, não faz sentido investir em um cooler que não seja também minimamente portátil. Pode ser que ele não caiba sempre na sua mochila, mas precisa ser fácil de mudá-lo de posição pelo menos em sua casa ou escritório.

Portanto, é importante que você procure um cooler que permita que você utilize o aparelho com o máximo de conforto. Um cooler para notebook deve ser ergonômico, melhor ainda se tiver vários opções de personalização de ângulo e altura. Também deve-se considerar que o acessório deve suportar o tamanho do notebook, para funcionar corretamente.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Qualidade

É claro que a qualidade de cada acessório também deve ser considerada, como sua construção e material utilizado, quantos ventiladores tem e sua eficiência em geral. Procure se informar sobre a eficácia, principalmente, já que ela terá um fator chave em manter a temperatura do seu notebook controlada.

Em geral, mais de um ventilador no cooler é melhor, já que um ventilados apenas pode acabar ficando mal posicionado embaixo do notebook e também ser menos eficiente. Por último, é importante que, além dos ventiladores, o cooler tenha uma estrutura que permita um bom fluxo de ar.

Saídas USB

Como falamos acima, o cooler usa um cabo USB para tirar energia para seu funcionamento. No entanto, notebooks tem um limite nas saídas USB que possuem.

Por isso, a maioria dos cooler vem com saídas USB extras, além daquele utilizada para seu funcionamento. Esse número vai variar de modelo para modelo, mas pode significar que você ganhará algumas saídas extras caso precise conectar outros periféricos ao seu notebook. Claro, é necessário conferir a velocidade dessas saídas.

Preço

Por último, mas não menos importante, o preço. Existem vários fabricantes que fornecem coolers para notebooks a um preço acessível, assim como existem aquelas coolers extremamente completos, mas bem mais caros. Você terá que analisar seu orçamento e quais características do cooler são essenciais para você.

Aqui no Promobit, separamos diversas promoções de informática e cupons de desconto de várias lojas para você não perder nenhuma promoção.