Take a fresh look at your lifestyle.

Guia de compra: como escolher o melhor travesseiro para você?

Desde o enchimento até a forma que você dorme irão influenciar na escolha do travesseiro.

0

Investir em um travesseiro de qualidade é um importante diferencial para ter uma boa noite de sono. A principal função do produto é garantir um perfeito alinhamento da sua coluna cervical com o tronco, preenchendo todo o espaço entre sua cabeça até o colhão. Isso protege a coluna contra lesões e evita aquelas dores e desconfortos na região do pescoço ao acordar.

Não existe um travesseiro ou tipo de travesseiro universal, que seja ideal para todo mundo. A forma como dormimos (de lado, costas ou bruços), a largura dos ombros e até mesmo se suamos muito a noite ou não irão afetar essa escolha. Porém, existem alguns pontos interessantes que iremos trabalhar e que poderão ajudar vocês na hora de comprar ou trocar o travesseiro.

Leia também:

Como encontrar o melhor travesseiro?

Mesmo com todas as dicas que daremos a seguir, a forma mais assertiva de encontrar o melhor travesseiro ainda é experimentá-lo. Como podem imaginar, isso é bem complicado, principalmente se seu objetivo é aproveitar uma promoção de travesseiro no Promobit.

Há bem poucas informações técnicas relevantes nas descrições desse tipo de produto e diversas vezes nos deparamos com produtos com descrições muito parecidas e uma diferença grande no preço e a verdade é que dificilmente dará para saber se vale a pena a diferença. Nos modelos de pena de ganso, por serem mais caros de serem fabricados, é bom desconfiar daqueles muito baratos, mas isso não é uma regra.

White pillow on bed with table light lamp decoration in bedroom interior

Trocar de travesseiro

Especialistas recomendam trocar o travesseiro em uma média a cada dois anos, devido ao acúmulo de ácaros, sujeira, óleo e células epiteliais mortas. Isso irá acontecer mesmo se higienizá-lo corretamente. Caso tenha optado por um modelo com proteção contra fungos e microorganismos o tempo de vida útil será um pouco maior, mas a recomendação é não ultrapassar muito dos 2 anos.

De que forma você dorme?

Essa é uma das mais importantes implicações em relação a escolha do melhor travesseiro, já que irá intervir tanto na altura quanto na densidade do tipo escolhido. Existem três formas em que as pessoas dormem: de lado, de costas e de bruço. Como falamos no início do texto, a função primordial do travesseiro, até mais do que ser confortável, é preencher o espaço entre a cabeça e colchão, o que irá mudar de acordo com a forma que você dorme.

Dormir de lado

Segundo especialistas essa é a posição mais indicada para dormir, pois garante um melhor alinhamento entre cabeça, pescoço e coluna. Para atingir a postura correta, é recomendado dobrar levemente os joelhos, ficando com as costas bem retas. Além do pescoço, é indicado o uso de um travesseiro entre os joelhos, diminuindo o atrito entre as articulações.

Quem dorme dessa forma, deve optar por um modelo um pouco mais alto. A altura deve corresponder à largura dos ombros, garantindo que se forme um ângulo de 90º entre eles a cabeça.

travesseiro-dormir-de-lado

Dormir de barriga para cima

Nesse caso, o recomendado é escolher um travesseiro baixo ou médio, pois a distância entre cabeça e o colchão será menor, mantendo o alinhamento da coluna vertical e tronco. Quem tem o costume de dormir de barriga para cima deve ter um cuidado redobrado, pois travesseiro inadequado pode causar a hiperflexão do pescoço.

Nessa posição, o segundo travesseiro deve ser posicionado embaixo dos joelhos, garantindo melhor alinhamento da coluna.

Dormir de bruços

Especialistas desaconselham dormir nessa posição, pois pode gerar problemas sérios, como contratura muscular e perda da curvatura da cervical. Se mesmo assim essa for a única posição que consiga dormir, o ideal é optar por travesseiro baixos. Eles são mais difíceis de serem encontrados, mas vale a pena o investimento.

Outra dica importante para quem dorme de bruços é posicionar um segundo travesseiro embaixo do abdômen, para a curvatura da coluna na região da cintura.

Qual a altura do travesseiro

Para determinar a altura do travesseiro, o primeiro ponto a definir é a forma como você dorme, pois essa é a base do cálculo. Depois, é só conferir quantos centímetros há entre a sua cabeça e o colchão (em qualquer uma das posições), mantendo-a com uma perfeito alinhamento com a coluna cervical.

Quem dorme de lado possui uma vantagem na hora de determinar a altura do colchão, já que basta medir a distância da cabeça até a ponta dos ombros. Já quem dorme de barriga para cima pode deitar-se, tentar manter a coluna cervical o mais reto possível e ver quantos centímetros é necessário para isso.  

Praticamente em todos os modelos será fácil encontrar a informação referente a sua altura, o que vai ajudar no processo de encontrar o melhor travesseiro. Relação bem diferente do nosso próximo ponto.

travesseiro-homem

Qual a densidade indicada?

Diferente do que acontece com o colchão, a densidade ideal do travesseiro não é tão simples de ser calculada, já que para isso é necessário saber o peso da cabeça de cada pessoal. Na média, esse valor gira em torno de 5 a 7 Kg, mas, claro, tudo dependerá do indivíduo. Nessa média, o ideal é escolher um travesseiro que tenha densidade entre 29 a 34.

Densidade é a relação entre massa e volume de um objeto. Quanto maior a densidade, maior a solidez de um objeto, o que significa que ele será mais firme ou mesmo duro e, quanto menor, mais ele será mais macio ou maleável.

O ideal é que essa relação tenha uma boa média, garantindo que o travesseiro seja macio e confortável, mas por outro lado, não afunde quando apoiar a cabeça sobre ele. Se for optar por travesseiros de penas ou plumas, é preciso um cuidado redobrado em relação à densidade, pois quando está baixa, o enchimento pode ser mover e causar desconforto durante a noite.

Tipos de travesseiro

Existem diversos tipos de travesseiro, que se diferenciam principalmente pelo material utilizado em seu enchimento. Separamos um resumo sobre cada um dos mais utilizados no Brasil.

Penas e plumas

Um dos mais tradicionais, o travesseiros de plumas ou de penas são famosos por serem bastante macios e conseguirem se adaptar muito bem ao formato da cabeça da pessoa, principalmente os de pena de ganso. Na hora da compra, é preciso ter um cuidado especial com dois ponto: densidade e tratamento anti-bacteriano.

Modelos com penas ou plumas com densidade baixa irão afundar e/ou deformar quando apoiar a cabeça sobre eles. Como penas e plumas são propícias ao desenvolvimento de bactérias e fungos, na hora de comprar o travesseiro, é importante ficar atento para que ele tenha proteção contra proliferação de micro-organismos.

travesseiro

Espuma compacta

Bom e barato, os modelos que contam com esse material e densidade apropriada não deformar facilmente com o peso da cabeça, sendo bastante indicados para quem dorme de lado. Outra vantagem dele é preço, que é bem inferior quando comparado a diversos outros da nossa lista. Por outro lado, ele não é tão macio e confortável, o que pode ser um grande problema. Além disso, o modelo não é capaz de evaporar o suor, podendo ficar encharcado em noites de mais calor.

Travesseiro da Nasa (viscoelástico)

Criados com tecnologia originalmente produzida para ser usada em naves, o viscoelástico acabou ganhando um uso bem diferente: enchimento de travesseiros. O diferencial desse material é sua capacidade de se moldar à medida que a pressão é colocada sobre ele e voltar ao estado inicial assim que a pressão é desfeita. Em termos práticos, isso significa que ele irá se adaptar de forma a criar o melhor travesseiro para cada pessoa. Além disso, você poderá rolar tranquilamente que ele irá se moldar perfeitamente em todos momentos.

Na hora da compra, é preciso prestar bastante atenção às características do produto, pois há vários modelos que apesar do nome travesseiro da Nasa, possuem uma quantidade pequena de viscoelástico em sua composição ou apresenta o material apenas na camada externa.

Quer saber mais sobre esse modelo, confira nosso artigo: Travesseiro Nasa: tecnologia espacial ou apenas marketing?

Flocos de espuma

O modelo pode chamar atenção pelo preço, mas a qualidade não o acompanha. Apesar da maior maciez quando comparado a espuma compacta, ele não mantém o formato quando a cabeça é apoiada sobre ele. Isso faz com que não seja adequado para quem dorme de lado, mas até pode ser uma opção barata para quem dorme de barriga para cima.

Molas

Modelo mais indicado para quem dorme de lado, pois sua combinação de molas e espuma garante que ele deforme apenas o suficiente para acomodar sua cabeça com todo o conforto, garantindo um alinhamento perfeito da coluna cervical com o trono. Outro diferencial é sua durabilidade, bem superior aos modelos produzidos unicamente com espuma, até mesmo o travesseiro da Nasa.


Figou com alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários! Aproveite também nossas promoções de cama, colchão e travesseiro, além de cupons Americanas, cupons Casas Bahia e cupons Magazine Luiza.

Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!