Promobit
Guia de compras

Galaxy A53 é bom? Aparelho tem 8GB de RAM e tela 120 Hz

O mais novo candidato a smartphone custo-benefício da Samsung conta ainda com novo processador Exynos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

30 de mar de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O Galaxy A53 já está disponível nos principais varejistas e chegou ao mercado com algumas evoluções em comparação a geração anterior. Com uma ficha técnica sem pontos negativos aparentes, o Galaxy A53 é bom e só falta ficar mais barato para tornar-se um bom custo-benefício. Conheça os atributos do novo aparelho da Samsung, quais foram as melhorias e se já vale a pena comprar o aparelho agora ou em um futuro próximo. 

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O visual do Galaxy A53 não é muito inovador e mantém a tendência do que já acontecia nos aparelhos anteriores da linha Galaxy A, como o Galaxy A52. O Galaxy A53 e o A33, que foram lançados juntos, possuem uma peça única na traseira, uma tampa que cobre toda a área e com uma elevação para abrigar as lentes do conjunto de câmeras. 

Na parte frontal está localizado apenas um pequeno furo para a câmera. Já a lateral esquerda do modelo abriga os botões de volume e botão de energia, enquanto o leitor de impressões digitais fica sob a tela. Outra boa especificação que é sempre útil e bem-vinda é a certificação IP67 que garante que a poeira não entre no aparelho e que o smartphone resista a submersão em água doce por até 30 minutos e com profundidade de até 1 metro. 

Tela 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tela segue sendo um dos melhores aspectos do aparelho intermediário. O fato é que, desde a geração passada, já possui um bom painel e no Galaxy A53 o display está ainda melhor. Com 5,6 polegadas a tela tem tecnologia Super Amoled, com resolução Full HD e taxa de atualização de 120Hz, contra 90Hz do aparelho anterior.

Além da taxa de atualização que deixa a tela mais rápida e agradável para usabilidade e em jogos, o display possui bom nível de brilho, chegando até 800 Nits e apresenta suporte a tecnologia HDR.

Desempenho

O mesmo processador do Galaxy A33 está presente também no Galaxy A53, o Exynos 1200, um processador de 5 nanômetros que é a distância entre os transistores de um processador. Um processador com neoros nanômetros é, em tese, mais rápido pois a distância que os dados precisam percorrer entre os componentes é menor. 

Ao que tudo indica o novo chip da Samsung apresenta desempenho condizente com o de alguns processadores da linha 700 da Qualcomm. Outro atrativo do novo processador é o suporte às redes 5G que aos poucos vão ganhando mais capilaridade em território nacional. 

Ainda entre as especificações de hardware, o Galaxy A53 diferencia-se de outros aparelhos intermediários e de seu antecessor A52, pela RAM de 8GB, quantidade mais do que suficiente para o uso multitarefa e suporte a uma série de aplicativos em segundo plano. Caso queira um pouco mais de memória, o recurso RAM+ realoca parte do espaço de armazenamento do aparelho para memória temporária, agora falando em armazenamento a capacidade é de 128 GB. 

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um dos aspectos que mais indicam que o Galaxy A53 passou a ser um aparelho intermediário premium é o conjunto de câmeras. Além da câmera principal de 64 MP que possui modo noturno e estabilização de imagem.

Além disso, as demais lentes também são competentes, como a ultrawide de 12 MP com ângulo de 123° e macro de 5 MP, tamanho de sensor suficiente para entregar boa foto macro. A câmera frontal também é interessante com 32 MP, mas para vídeos tanto a câmera frontal quanto a principal suportam a gravação com resolução 4K a 30 frames por segundo ou, se preferir mais fluidez em suas imagens, vídeos full HD a 60 quadros por segundo.

Bateria 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando os primeiros aparelhos com 5.000 mAh de bateria chegaram ao mercado, tratava-se de uma autonomia incrível para usabilidade por longos períodos. Passado algum tempo, alguns aparelhos da própria Samsung já entregam baterias de 7.000 mAh, mas os 5000 mAh do Galaxy A53 ainda dão conta do recado com tranquilidade e autonomia para chegar ao final do dia ainda com bateria. 

O aparelho ainda apresenta suporte a carregamento rápido de 25W, porém a tendência de smartphones sem carregadores inclusos na caixa desceu dos topos de linhas para os intermediários e na caixa do Galaxy A53, além do aparelho estão apenas os manuais e o cabo de energia.

Galaxy A53 é bom? 

Assim como já acontecia com a geração anterior, o Galaxy A53 é bom e evoluiu em proposta, saindo de um típico intermediário para um degrau a mais, com algumas especificações que chegam próximas ao de aparelhos premium, como a RAM de 8 GB e a tela de ótima qualidade. O conjunto de câmeras é condizente com o de um smartphone intermediário premium e a bateria proporciona autonomia suficiente para todo tipo de usuário. 

O preço de lançamento de R$2.400 é elevado, mas como sabemos que o preço dos aparelhos da Samsung e dos modelos com Android de uma forma geral costuma baixar com o passar dos meses, o Galaxy A53 tem tudo para ser um dos melhores custo-benefício de 2022. 

Ficha técnica – Galaxy A53

TelaSuper AMOLED, 6.5”, 120Hz, HDR10+, 800 nits
ProcessadorExynos 1200
RAM8 GB
Armazenamento128GB
Câmeras traseiras64 MP: wide12 MP: ultrawide05 MP: macro02 MP: Sensor de profundidade
Câmera frontal32 MP
Bateria5.000 mAh
Dimensões e peso159.6 x 74.8 x 8.1 mm | 189 gramas

Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de smartphone e pode economizar ainda mais com cupom Americanas ou cupom Casas Bahia