Promobit
Guias de Compra

Galaxy A01 é bom? Conheça o modelo básico e barato da Samsung

O Galaxy A01 chegou ao mercado para ser o basicão da Samsung e em 2021 já pode ser encontrado por menos de 600 reais.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

14 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O Galaxy A01 é um smartphone de entrada da Samsung lançado em 2020 e o número zero antes do algarismo 1 no nome do aparelho dá margem a algumas piadas relacionadas à capacidade de desempenho do smartphone que em tese seria um zero a esquerda não só no nome. Mas será que a fama negativa justifica-se? Confira em nossa análise da ficha técnica do aparelho de entrada da Samsung. 

Compre agora o Galaxy A01 na Amazon ou Casas Bahia

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como não poderia deixar de ser em um aparelho com preço atual inferior aos 700 reais, trata-se de um smartphone com design muito básico, com a traseira feita em plástico. O A01 pode ser encontrado nas cores preto, azul e vermelho e apesar do aspecto simples o aparelho é visualmente bonito. 

Ele também pode agradar quem que não gosta de aparelhos tão grandes, já que o modelo da Samsung possui pouco mais de 14 cm de altura, porém é relativamente espesso com 8, 3 milímetros. Já a parte frontal possui bordas destacadas ao redor da tela e notch em gota centralizado. 

Quanto às conexões, nada de leitor de digitais, apenas desbloqueio por código numérico, deslizando na tela ou reconhecimento facial, porém a última opção é a menos recomendada por não ser tão segura. Ao menos o modelo conta com entrada P2 para fones de ouvido que também estão inclusos na caixa. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Sem perder de vista que estamos analisando um smartphone que possui como principal objetivo ser barato, a tela do Galaxy A01 é mediana para a categoria com resolução HD+, bom ângulo de visualização graças a tecnologia LCD e brilho dentro do esperado para a faixa de preço. O modelo conta ainda com brilho ajustável que é sempre útil para ter uma boa visualização mesmo em ambientes externos em dias ensolarados. 

Em tempos de aparelhos que superam as 6 polegadas com facilidade, o Galaxy A01 com sua tela de 5,7 polegadas mostra-se também uma alternativa para quem não faz questão de displays muito grandes, porém não espere nenhuma tecnologia de aperfeiçoamento de imagem como HDR ou Dolby Vídeo.

Desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com processador Snapdragon da linha 400, a mais básica entre os chips fabricados pela Qualcomm, o desempenho do aparelho pode ser resumido a redes sociais, e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp ou Telegram e nada muito além disso. Também não recomenda-se fazer todas as tarefas citadas simultaneamente, pois os 2 GB de RAM sofrem no uso multitarefa. Por incrível que pareça, é possível até rodar alguns jogos atuais, desde que em qualidade gráfica baixa e desconsiderando alguns engasgos inevitáveis.

Outro aspecto que localiza o Galaxy A01 entre os modelos básicos é sua capacidade de armazenamento de 32 GB, pouco espaço para as demandas convencionais de boa parte dos usuários em 2021, já que apenas o Android deve ocupar cerca de metade dos 32 GB. O Galaxy A01 também não é a melhor opção para conexão sem fio de alta velocidade, já que o aparelho só possui suporte a redes wi-fi 2,4 GHz. 

Câmera

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Definitivamente o Galaxy A01 não é um celular recomendado para quem prioriza fotos e vídeos de qualidade elevada. Com duas câmeras na traseira, sendo apenas uma delas controlável pelo usuário, temos a lente principal de 13 MP e o sensor de profundidade de 2 MP. 

Para selfies o aparelho também não impressiona com sua câmera frontal de 5 MP. De uma forma geral, é possível tirar fotos que podem ser postadas nas redes sociais apenas em ambientes com forte presença de luz natural. Já para vídeos, o aparelho fica restrito ao Full HD a 30 quadros por segundo. 

Bateria

Celulares mais simples costumam, ao menos, ter boa autonomia de bateria, mas ao nos depararmos com uma bateria de 3.000 mAh no Galaxy A01, fica difícil afirmar que dá pra esquecer o carregador em casa e ficar despreocupado. Falando nele, o acessório possui potência de apenas 5W e com a conexão micro USB não dá para esperar carregamento rápido. Mesmo entre os aparelhos mais básicos, já encontramos baterias de 4.000 mAh, logo, neste aspecto o Galaxy A01 está bem desatualizado. 

Galaxy A01 é bom? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Galaxy A01 destaca-se principalmente por seu preço acessível e se você busca um smartphone com preço inferior aos 700 reais o Galaxy A01 é bom. Aqui no Promobit o aparelho já esteve disponível por R$512, valor que deixa o aparelho da Samsung tem concorrentes semelhantes no quesito preço. 

Embora acessível, o Galaxy A02 também não é a melhor opção na faixa de preço, já que pagando um pouco a mais pode-se adquirir o Galaxy A02s, LG K42 e Galaxy A10, smartphones básicos, porém um pouco melhores.  

Compre agora o Galaxy A01:

Amazon     Casas Bahia

Ficha técnica Galaxy A01

TelaLCD, 5,7”, HD+
ProcessadorSnapdragon 439
Ram2 GB
Armazenamento32 GB
Câmeras traseiras13 MP: wide, 2 MP: sensor de profundidade
Câmera frontal5 MP
Bateria3000 mAh 
Dimensões e peso146.3 x 70.9 x 8.3 mm– 149 g

Promoção de celular Android ou de iPhone é aqui no Promobit. Os preços mais baixos podem ficar ainda melhores com o cupom Americanas ou cupom Submarino.