Promobit
Promobit
Guia de compras

Galaxy A12 é bom? Aparelho surpreende na bateria e o preço está mais acessível

Analisamos o smartphone da Samsung que chegou com preço salgado ao mercado, mas que agora oferece melhor custo-benefício.

Galaxy A12 é bom? Aparelho surpreende na bateria e o preço está mais acessível

16 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O Galaxy A12 é um celular da Samsung básico que chegou ao mercado em dezembro de 2020 com preço salgado de R$1.800, mas, após pouco mais de seis meses do lançamento, o modelo desponta como uma boa opção de aparelho de entrada com preço na faixa dos 1 mil reais. De cara já informamos que o Galaxy A12 é bom, mas é preciso calibrar as expectativas para não esperar um aparelho melhor do que de fato o Galaxy A12 é. Confira nossa análise sobre o aparelho. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A12 em promoção?

Ficha técnica

TelaTFT,  6.5”, HD+
ProcessadorMediatek Helio P35 
RAM4 GB
Armazenamento64 GB 
Câmeras traseiras48 MO (wide), 5 MO(ultrawide), 2 MP (macro), 2 MP (profundidade)
Câmera frontal8 MP
Bateria5.000 mAh
Dimensões e peso164 x 75.8 x 8.9 mm

Design e conectividade

Como não poderia deixar de ser, o Galaxy A12 é um smartphone com design simples, porém sem aparência genérica. O aparelho é feito todo em plástico com diferença de textura na traseira que fica toda lisa na parte que leva o nome da marca. O módulo de câmeras da traseira é quadrado com bordas arredondadas e abriga os quatro sensores. 

Já na lateral esquerda encontra-se o botão de volume e o botão de energia que também recebe o leitor de digitais. Na parte inferior a entrada para fones de ouvido está presente, embora o aparelho não traga fones incluídos na caixa. Já na parte da frente não encontramos grandes inovações, com notch em forma de gota para abrigar a câmera principal. 

Leia mais:

Tela

Galaxy A12 possui modo noturno.

Fãs dos aparelhos com telas grandes não vão ficar decepcionados com o Galaxy A12, afinal o display do smartphone é de 6,5 polegadas. Porém, como boa parte dos smartphones básicos, temos aqui uma tela com resolução apenas HD+ que devido ao tamanho evidencia a resolução menor, com alguns serrilhados em ícones dos aplicativos, por exemplo. 

A tecnologia de tela também é mais simples, ao invés do Super Amoled presente até em alguns aparelhos mais simples da Samsung, temos aqui um painel TFT LCD que possui bom nível de contraste para a faixa de preço, mas pode deixar a desejar no brilho, principalmente em áreas externas.

Desempenho

Uma boa melhora do Galaxy A12 em relação ao antecessor Galaxy A11 é o ganho em memória RAM que agora é de 4GB contra 3 GB do aparelho anterior. Já o espaço inteiro é de 64 GB, arranjo mínimo para ter boa usabilidade em aparelhos Android em 2021 e condizente com a categoria em que o Galaxy A12 está localizado. O que pode deixar a desejar é o processador, um Helio P35 da Mediatek que não é ruim, mas pode não apresentar fôlego para jogos com configuração acima do médio nem no uso multitarefa.  

Câmeras

O conjunto de câmeras também evoluiu no Galaxy A12, principalmente a lente principal que salta de 13 MP no A11 para 48 no aparelho mais recente. Completam o conjunto uma câmera ultrawide de 5 MP, macro de 2 MP e sensor de profundidade também de 2 MP. Já a câmera frontal é de 8 MP. 

A lente de 48 MP do aparelho é a que apresenta os melhores resultados, principalmente em boas condições de luz durante o dia, já a lente ultrawide e principalmente a macro são bastante simples e funcionam de forma complementar, mas não é possível esperar imagens incríveis. Não há modo noturno nem estabilização de imagem em nenhuma das câmeras e a capacidade de vídeos fica limitada ao Full HD em 30 quadros por segundo. 

Bateria

Temos aqui mais um aparelho com boa bateria. Atualmente a autonomia energética deixou de ser um problema, mesmo em modelos mais básicos como o Galaxy A12. O smartphone da Samsung possui 5.000 mAh e devido ao hardware menos potente é mais do que o suficiente para que o modelo permaneça até dois dias longe da tomada. Falando nela, o aparelho possui carregador de 15W.  

Preço e opções semelhantes

O Galaxy A12 é mais um aparelho básico na faixa dos mil reais, mas aqui no Promobit ele já esteve disponível por R$950. Entre os principais aparelhos básicos com preço semelhante estão o Redmi 9 que possui mais bateria, processador da Mediatek mais potente e tela Full HD, Moto G9 Play com processador melhor e mesma capacidade de bateria. 

Dentro do catálogo de aparelhos da Samsung o Galaxy M12 apresenta praticamente a mesma ficha técnica, mas com preço que pode estar mais barato, enquanto o Galaxy M21s possui preço um pouco superior, mas é melhor em tela, desempenho, bateria e conjunto de câmeras.

Quer receber avisos sempre que aparecer Redmi 9 em promoção?

Galaxy A12 é bom?

Entre os aparelhos de entrada disponíveis atualmente, o Galaxy A12 é bom por apresentar ficha técnica adequada para a sua faixa de preço atual, que fica na casa dos 1 mil reais. Por esse valor o aparelho proporciona ao usuário boa autonomia energética e boas fotos com a câmera principal para a categoria de aparelhos básicos, além de ser um bom aparelho para as tarefas do dia a dia.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de celulares Xiaomi pode economizar ainda mais em suas compras com o cupom Casas Bahia.

Veja também