Campanha AMazon Dia das Mães
Guia de compras

Galaxy A12 é bom? Modelo surpreende na bateria e no preço

Analisamos o smartphone da Samsung que chegou com preço salgado ao mercado, mas que agora oferece melhor custo-benefício.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

8 de out de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O Galaxy A12 é um celular da Samsung básico que chegou ao mercado em dezembro de 2020 com preço salgado de R$1.800, mas, passado um bom tempo do seu lançamento, o modelo desponta como uma boa opção de aparelho de entrada com preço médio abaixo de 1 mil reais. De cara já informamos que o Galaxy A12 é bom, mas é preciso calibrar as expectativas para não esperar um aparelho melhor do que de fato o Galaxy A12 é. Confira nossa análise sobre o aparelho para saber se o modelo vale a pena para você em 2023, já que ele deve aparecer ainda mais barato durante a Black Friday.

Compre agora o Galaxy A12 na Amazon

Ficha técnica

TelaTFT,  6.5”, HD+
ProcessadorMediatek Helio P35 
RAM4 GB
Armazenamento64 GB 
Câmeras traseiras48 MO (wide), 5 MP (ultrawide), 2 MP (macro), 2 MP (profundidade)
Câmera frontal8 MP
Bateria5.000 mAh
Dimensões e peso164 x 75.8 x 8.9 mm

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como não poderia deixar de ser, o Galaxy A12 é um smartphone com design simples, porém sem aparência genérica. O aparelho é feito todo em plástico com diferença de textura na traseira que fica toda lisa na parte que leva o nome da marca. O módulo de câmeras da traseira é quadrado com bordas arredondadas e abriga os quatro sensores. Logo abaixo do sensor está o flash para iluminar as fotos e vídeos.

Já na lateral esquerda encontra-se o botão de volume e o botão de energia que também recebe o leitor de digitais. Na parte inferior a entrada para fones de ouvido está presente, embora o aparelho não traga fones incluídos na caixa. Já na parte da frente não encontramos grandes inovações, com notch em forma de gota para abrigar a câmera principal e visual com bordas um pouco maiores que o padrão atual, entregando que o smartphone é um aparelho básico já com dois anos de existência. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Galaxy A12 possui modo noturno.

Fãs dos aparelhos com telas grandes não vão ficar decepcionados com o Galaxy A12, afinal o display do smartphone é de 6,5 polegadas. Porém, como boa parte dos smartphones básicos, temos aqui uma tela com resolução apenas HD+ que, devido ao tamanho, evidencia a resolução menor, com alguns serrilhados em ícones dos aplicativos mais visíveis aos olhos de usuários exigentes. 

A tecnologia de tela também é mais simples, ao invés do Super Amoled presente até em alguns aparelhos mais simples da Samsung, temos aqui um painel TFT LCD que possui bom nível de contraste para a faixa de preço, mas que é uma tecnologia claramente inferior aos Super Amoled, com menos brilho e qualidade de contraste, principalmente em áreas externas.

Desempenho

Uma boa melhora do Galaxy A12 em relação ao antecessor Galaxy A11 é o ganho em memória RAM que agora é de 4 GB contra 3 GB do aparelho anterior. Já o espaço inteiro é de 64 GB, arranjo mínimo para ter boa usabilidade em aparelhos Android em 2023, já que facilmente o sistema Android ocupa 16 GB do armazenamento interno.

As configurações são condizentes com a categoria em que o Galaxy A12 está localizado. Já quanto a capacidade de desempenho o usuário precisa calibrar suas expectativas, pois o processador Helio P35 da Mediatek não é ruim, mas pode não apresenta fôlego o suficiente para jogos com configuração acima da capacidade gráfica média. O Galaxy A12 também não é o mais indicado para quem busca uso extremo de vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, o chamado uso multitarefa, ou com muitos aplicativos rodando em segundo plano.   

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto de câmeras também evoluiu no Galaxy A12, se comparado ao Galaxy A11 e segue praticamente o mesmo conjunto de câmeras do Galaxy A13. A lente principal é de 48 MP e é aquela que apresenta os melhores resultados, principalmente em boas condições de luz durante o dia. Já a lente ultrawide e ainda mais a macro com respectivamente 05 MP e 02 MP, são bastante simples e funcionam de forma complementar, mas não é possível esperar imagens incríveis.

No conjunto também faz bastante falta um modo noturno, assim como uma tecnologia de estabilização de imagem, seja eletrônica ou digital, que não está presente em nenhuma das câmeras. A capacidade de vídeos fica limitada ao Full HD em 30 quadros por segundo em todas as lentes do Galaxy A12.

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Temos aqui mais um aparelho com boa bateria. Atualmente a autonomia energética deixou de ser um problema, mesmo em modelos mais básicos, como o Galaxy A12. O smartphone da Samsung possui 5.000 mAh e, devido ao hardware menos potente, é mais do que o suficiente para que o modelo permaneça até dois dias longe da tomada. Falando nela, o aparelho possui carregador de 15W.  

Preço e principais concorrentes

O Galaxy A12 é mais um aparelho básico na faixa dos mil reais, mas aqui no Promobit ele já esteve disponível por R$950. Entre os principais aparelhos básicos com preço semelhante está o Moto E40 que possui a mesma capacidade de bateria, processador T700 Unisoc e tela HD+ com taxa de atualização de 90 Hz. Já o Moto G9 Play com processador melhor e mesma capacidade de bateria. 

Dentro do catálogo de aparelhos da Samsung o Galaxy M12 apresenta praticamente a mesma ficha técnica, mas com preço que pode estar mais barato, enquanto o Galaxy M13 é um aparelho recente e que já está com preço na faixa dos 1 mil reais e conta com câmera principal de 50 MP e espaço interno superior de 128 GB.

Galaxy A12 é bom?

Entre os aparelhos de entrada disponíveis atualmente, o Galaxy A12 é bom por apresentar ficha técnica adequada para a sua faixa de preço atual, que fica na casa dos 1 mil reais. Por esse valor o aparelho proporciona ao usuário boa autonomia energética e boas fotos com a câmera principal para a categoria de aparelhos básicos, além de ser um bom aparelho para as tarefas do dia a dia.

Entretanto, já existem aparelhos mais recentes, como o sucessor Galaxy A13 e o Galaxy M13 da Samsung que encontram-se com preço semelhante e especificações melhores. A compra do Galaxy A12 em 2023 só vale a pena se o preço estiver mais baixo do que dos modelos citados.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de celulares Xiaomi pode economizar ainda mais em suas compras com o cupom Casas Bahia.