Take a fresh look at your lifestyle.

Ferramentas para marcenaria em casa: o que não pode faltar?

Listamos oito ferramentas para marcenaria essenciais para trabalhar projetos simples em casa e adicionamos outras dicas se a ideia é se aperfeiçoar ainda mais.

Quem quer começar a trabalhar projetos simples em casa ou consertar e montar móveis sem precisar de ajuda tem que contar com ferramentas de marcenaria. Elas vão ajudar a colocar e tirar parafusos sem dificuldade, fazer com que o resultado final não fique torto e, de quebra, você ainda vai aprender algo novo e economizar uma grana por não ter que chamar alguém para fazer o serviço. 

Pensando nisso, reunimos oito ferramentas para marcenaria essenciais para trabalhar projetos simples em casa e, ao final, falamos sobre algumas outras que vão te ajudar ainda mais se você quiser se aperfeiçoar um pouco. 

Ferramentas para marcenaria em casa

Essas são as ferramentas essenciais para você ter em casa ou no apartamento e não passar nenhuma dificuldade, além de, com elas, conseguir fazer alguns trabalhos manuais mais simples.

Furadeira 

furadeira

Item essencial para ter em casa, a furadeira serve para diversos reparos e projetos pequenos: pendurar um quadro decorativo ou um porta-objetos na cozinha, como porta-copos ou porta-xícaras, por exemplo. Ela é utilizada para criar furos nas paredes, madeira, alumínio e outras superfícies.  

Existem tipos diferentes de furadeiras, mas não se preocupe porque não é difícil escolher a que você deve ter em casa. Recomendamos o uso da furadeira portátil, que pode ser transportada de um lugar para o outro facilmente. É importante ainda que essa furadeira funcione por meio de uma bateria e não na tomada, para que você não tenha que se preocupar com extensões para alcançar lugares distantes. 

Quando você adquirir a sua furadeira para fazer os reparos, vai perceber que ela vem com um conjunto de brocas, essenciais para o funcionamento do produto. As brocas são encaixadas na ponta da furadeira (chamada de mandril) e fazem pressão na superfície onde será feito o furo. 

Elas giram de acordo com a velocidade do motor da furadeira e podem ser feitas de diferentes materiais e tamanhos: você deve usar uma broca diferente de acordo com o diâmetro que quer que o furo tenha. Para saber quais escolher e comprar separadamente, confira nosso texto sobre os tipos de broca para furadeira

Quer receber avisos sempre que aparecer Furadeira em promoção?

Martelo 

O martelo é usado para bater tachas ou pregos pequenos, principalmente para montar móveis e estruturas de madeira. Ele deve ser pequeno. 

A estrutura de um martelo conta com um cabo de madeira comprido, que vai te ajudar a pegá-lo e manuseá-lo melhor, de forma que você consiga controlar a força necessária para martelar de acordo com o tipo de prego ou material; e uma cabeça com duas pontas: a circular para martelar e a outra, com uma fenda e pontas, para extrair pregos. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Martelo em promoção?

Chaves de fenda 

Assim como no caso da furadeira, existem diversos tipos de chave de fenda, mas no seu kit de ferramentas para marcenaria em casa você só vai ter que se preocupar com duas: a tradicional, que tem a ponta estreita e achatada, para parafusos com sulco único, em linha reta; e a chamada Phillips, que tem formato de fenda cruzada, lembrando uma cruz. Para cada tipo diferente de sulco de parafuso, você vai usar uma chave de fenda. 

A chave é essencial para pregar parafusos, seja para montar um móvel, como um rack, ou fabricar o seu próprio, além de outros tipos de produtos, como uma cadeira gamer. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Chave de Fenda em promoção?

E uma parafusadeira? 

parafusadeira

Uma parafusadeira seria uma substituta para a chave de fenda, mas nós não recomendamos que você realmente substitua o material e sim, se achar que deve se aperfeiçoar, trabalhe com os dois produtos. 

Isso porque, mesmo que com a parafusadeira a ação de parafusar e desparafusar fique mais fácil e prática e você consiga controlar a força para cada parafuso, pode acontecer de você acabar alargando o furo e prejudicando a superfície ao invés de usar uma chave de fenda com mais calma. Por isso, tente utilizar a parafusadeira para trabalhos mais robustos e, quando for algo simples, como um móvel pequeno, use a chave de fenda. 

Furadeira parafusadeira

Falamos da furadeira lá em cima e agora especificamos sobre a parafusadeira, mas também existe um modelo que é os dois produtos ao mesmo tempo. Bastante versáteis, existem furadeiras parafusadeiras para uso doméstico e você pode escolher uma do tipo para facilitar os trabalhos dentro de casa. 

Elas proporcionam perfuração em concreto, madeira e metal ao mesmo tempo em que conseguem desparafusar parafusos. Algumas contam com uma base para melhorar a empunhadura e outras têm cabo para ser ligado na tomada. 

Leia também: 

Alicate universal 

O alicate universal é uma peça coringa nas ferramentas para marcenaria em casa que você deve ter. Ele oferece um bom custo benefício, pois em um mesmo produto você vai ter a função do alicate de bico e de pressão. Isso significa que ele serve para diversas tarefas, como cortar materiais, flexionar, entortar, endireitar, agarrar, etc. É ótimo para fios e acabamentos, além de servir para apertar parafusos e porcas. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Alicate Universal em promoção?

Régua ou trena 

Para ajudar a medir o comprimento e a largura de qualquer superfície, móvel, cômodo. Pode ser usada tanto para medir o espaço de um produto e um local antes de a compra ser finalizada ou, por exemplo, o espaço de um espaço decorativo para comprar metros de papel de parede. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Trena em promoção?

Lápis de carpinteiro

O lápis de carpinteiro serve para fazer marcações nas superfícies, seja madeira, parede ou PVC, por exemplo. Ele é mais grosso e mais forte do que os lápis comuns e vai te ajudar a fazer reparos mais precisos. 

Imagine que você quer furar a parede para pendurar um cabideiro. É importante marcar com o lápis onde exatamente deve ser feito o furo depois de ter medido a altura em que o cabideiro deve ficar em relação ao chão. 

Escada pequena 

Para pequenos trabalhos em casa, você não precisa começar as atividades com uma escada plataforma, aquelas totalmente dobráveis e reclináveis que também funcionam como andaime. Uma escada simples de três degraus já vai ser suficiente para que você consiga trocar uma lâmpada, a resistência do chuveiro, pendurar um pisca-pisca, etc. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Escada em promoção?

Pincel 

Por fim, é importante ter pincéis e rolos em casa, mas não só para pintura. O pincel vai ajudar a remover o pó e os resíduos de lugares menores e frestas mais difíceis, por isso vai ser um grande aliado na hora de limpar tudo depois de terminar. 

Para se aperfeiçoar: ferramentas para marcenaria adicionais

As ferramentas a seguir não são exatamente essenciais para começar, mas são bons adicionais para você se aperfeiçoar ou ter menos trabalho ainda no momento de fazer reparos em casa. 

Serra de tico-tico 

Serra Tico-Tico Mondial com Base de Corte e Base Móvel Ajustável 400W - Preta/Vermelha

A serra de tico-tico serve para cortar madeira de forma rápida e sem esforço. É interessante se você quiser fazer uma estante de livros, CDs, DVDs ou jogos em mídia física de forma personalizada, por exemplo. 

Esse produto também pode ser usado em plástico, alumínio, cerâmica e azulejos. Os cortes feitos podem ser retos em até 45 graus ou de forma mais precisa, com curvas e outras formas detalhadas. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Serra Tico-Tico em promoção?

Mini plaina ou lixadeira orbital 

Lixadeira orbital

Vão ajudar a lixar paredes, portas e outras superfícies de maneira mais rápida e prática, além de você ter que fazer menos esforço para isso. Sem um produto do tipo, as pessoas costumam usar tiras de lixas comuns, que vão exigir completo esforço dos braços. 

Lixar o material é essencial, pois seria como uma preparação antes de passar a tinta, verniz ou qualquer produto. Além disso, essa ação faz eliminar possíveis riscos, sujeiras que não saem mais com lavagem, entre outros, e dão melhor acabamento. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Lixadeira Orbital em promoção?

Chave inglesa 

Essa ferramenta ajuda a manusear, colocar e retirar do lugar objetos maiores, como registros, torneiras e encanamentos no geral. Ela é totalmente ajustável, por causa de uma mola, por isso é possível encaixá-la no material de forma segura, sem que você se machuque se precisar fazer força demais (ela não vai escapar, porque vai se prender bem ao material). 

Quer receber avisos sempre que aparecer Chave Inglesa em promoção?

Agora que você já sabe quais são as ferramentas para marcenaria que você não pode deixar de ter, dê uma olhada nas nossas promoções de itens de construção e reforma! Use um cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato!

O que você achou desse post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!