Promobit
Sem categoria

Quais as vantagens em ter uma Serra Tico-Tico?

Levantamos alguns pontos interessante para quem gosta de trabalhar com madeira e quer investir mais nos seus projetos comprando a ferramenta.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

4 de mai de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Uma das ferramentas dos sonhos de todos que gostam de trabalhar com madeira, a serra de Tico-Tico aparece com certa frequência em promoção aqui no Promobit. Apesar do interesse, quem não está em um nível pró e só gosta de fazer alguns trabalhos com madeira costuma se perguntar se vale a pena o investimento em uma ferramenta que poderá não ser tão útil no dia a dia.

Se você (assim como eu) está nesse segundo grupo, esse texto pode ajudar a tirar algumas dúvidas em relação à ferramenta, seus benefícios e se há uma vantagem real em comprar uma serra tico-tico.

Para que serve a serra de Tico-Tico?

Mais do que cortar madeira de forma mais rápida e sem esforço, a ferramenta garante precisão em diferentes tipos de corte e pode ser usada para serrar diversos materiais além da madeira, como: plástico, alumínio, cerâmica, azulejo e outros. Nem todos os modelos conseguem ultrapassar todos esses materiais, o que irá depender da qualidade da lâmina e da potência do motor.

Quando falamos em diferentes tipos de corte, isso quer dizer que com a serra tico-tico (dependendo do modelo) consegue-se fazer cortes em ângulo de 45º, podendo até mesmo fazer desenhos mais ousados e curvas. Claro, para isso, será necessário experiência e acessórios (alguns você mesmo poderá fazer com madeira) para garantir maior precisão no corte.

serra-tico-tico-dewalt

Por que ter uma serra de tico-tico em casa?

Claro, essa resposta irá depender diretamente do seu perfil de uso. Mas tentaremos mostrar os pontos positivos para uma pessoa que gosta de fazer pequenas reformas e criar os próprios móveis ou até mesmo cortar as madeiras de um guarda-roupa para caberem dentro de um uber e levar tudo para um ecoponto (true story).

Liberdade e criatividade

A principal vantagem em ter o equipamento em casa é a liberdade para criar os mais variados trabalhos com madeira. Quem gosta de criar projetos DIY quase sempre tem uma sobra de madeira ou uma chapa sobressalente guardada, que poderia ser usada para reproduzir aquele último tutorial que você viu no youtube com ajuda da serra tico-tico.

Claro, esse exemplo pode ser reproduzido com ajuda de uma serrinha ou serrote, mas além de mais trabalho, força e tempo, a precisão nunca é aquela que gostaríamos, principalmente se formos ousar e criar algo mais curvilíneo ou com ângulos que se conectem para junção e formação da peça.

serra-tico-tico-skil1

Custo-benefício

Essa vantagem só será realmente um ponto positivo caso você tenha intenção de construir ou reformar móveis com uma maior complexidade de peças. Isso porque um dos maiores custos na hora de executar um projeto são os cortes que precisará realizar na chapa. Em alguns casos, os cortes podem ser mais caros que própria uma chapa de madeira.

Agora se você for fazer apenas uma peça que você consiga cortar sozinho ou um projeto com poucos cortes, o custo-benefício pode não ser tão interessante.

Resumindo: vale a pena comprar uma serra de tico-tico?

No final das contas, tudo vai depender de quanto você está disposto a investir no seu hobby de marceneiro, nesse caso, presumindo que trabalhar nos projetos de madeira é apenas uma atividade de fim de semana.

Para quem está nesse grupo, um modelo mais básico pode ser bastante interessante, principalmente porque o investimento poderá ter retorno já na primeiro móvel novo ou reformado. E além disso, a ferramenta ainda poderá ser usada em diversos pequenos consertos na casa e como citamos, para cortar um móvel velho em peças de tamanho suficientes para colocar no carro e economizar dinheiro na hora do descarte.


O artigo ajudou você a se decidir pela compra ou desistir dela? Conta o que acha de ter uma serra tico-tico nos comentários. Para economizar na hora da compra, fique atento às datas famosas por promoções, como a Black Friday e aos cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Magazine Luiza.