Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Qual a diferença entre furadeira e parafusadeira?

Além das funções básicas, você sabe se existe realmente uma diferença prática entre furadeira e parafusadeira? Nós explicamos o que esperar de cada ferramenta

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

4 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Os nomes são bem específicos, mas na hora da compra sempre resta aquela dúvida: qual a diferença entre furadeira e parafusadeira, afinal?

As duas ferramentas costumam servir para funções específicas, mas com tantas funcionalidades extras, às vezes seus caminhos acabam se cruzando. Sem falar nos modelos furadeira e parafusadeira, que trazem todas as funções em um equipamento só.

Quer entender como cada ferramenta pode ajudar você no seu dia a dia? Nós explicamos exatamente para que serve cada uma para você não ter mais dúvidas!

Para que serve uma furadeira?

Mais comuns nos ambientes domésticos, as furadeiras servem para criar furos nas paredes ou em outros materiais. Esse furos podem ser usados para fixar prateleiras ou pendurar cortinas e quadros, por exemplos.

Existem diversos modelos de furadeiras, que podem ser usadas para uso profissional ou doméstico. A força do aparelho irá determinar quais tipos de superfície ela pode furar e isso vai variar também a partir da potência de cada modelo.

Em geral, você pode encontrar no mercado as furadeiras básicas, para uso padrão, mas existem também outros modelos, como a furadeira de coluna, que possui uma base que lembra uma coluna e é muito usada para perfurações pesadas; furadeiras de bancada, para furos pequenos; e furadeiras múltiplas, que funcionam para produções em série, com muitos furos sendo feitos no mesmo plano.

Para que serve uma parafusadeira?

As parafusadeiras são capazes de parafusar e desparafusar com enorme rapidez e facilidade e são extremamente úteis para a montagem e desmontagem de móveis, assim como de outros tipos de equipamento.

Assim como acontece com as furadeiras, as parafusadeiras são apresentadas em diversos modelos, tanto para pequenos reparos, quanto para hobbies e trabalhos profissionais. A principal diferença entre cada um desses modelos é a potência e a força de torque de cada um, que controlará a força com que os parafusos serão instalados.

Para conhecer mais sobre parafusadeiras, você pode ler nosso guia com o que você precisa saber antes de comprar uma parafusadeira.

Vale mais a pena comprar uma parafusadeira ou uma furadeira?

parafusadeira

Essa é uma pergunta bastante subjetiva e vai depender bastante de quais são suas necessidades e do quanto você pretende gastar com a ferramenta. Em primeiro lugar, independente de qual dos dois tipos você escolher, é importante ter em mente qual tipo de uso você dará para o material.

Você pretende fazer um uso amador e doméstico da ferramenta, ou necessita dela para funções profissionais? Em qual tipo de material a ferramenta será utilizada? Com qual velocidade você quer que suas tarefas fiquem prontas? Com isso em mente, você será capaz de escolher um equipamento com características específicas para melhor preencher suas necessidades.

Em geral, podemos dizer que as furadeiras tem um uso mais direto: fazer furos. Você pode utilizá-la com diversos tipos de brocas para facilitar seu trabalho. Existem também as furadeiras de bancada, que contam com uma bancada ajustável e podem ser úteis se a peça que você pretende furar for de tamanho menor. Já as parafusadeiras são mais multifuncionais, com modelos de impacto podendo até mesmo substituir furadeiras e martelos. Em geral, esses aparelhos também são mais fortes do que as furadeiras comuns.

Vale a pena comprar uma parafusadeira-furadeira?

Sim, vale a pena. Primeiro, você irá economizar dinheiro, pois comprará “dois produtos” pelo preço de um. Além disso, as chances de você ficar na mão, precisando de uma ferramenta que você não tem para cumprir uma função específica é bem menor. 

Caso opte pela parafusadeira-furadeira é preciso verificar se o aparelho possui a função de martelete e quais superfícies consegue perfurar, pois muitos modelos, principalmente os mais básicos, são capazes de perfurar apenas madeira e acrílico.

Antes de decidir sobre sua compra, confira alguns dos preços que já apareceram no Promobit e compare diferentes modelos. Nossa comunidade e Fórum são lugares ideais para tirar suas dúvidas e perguntar a opinião de outros consumidores.

Na hora da compra, também vale a pena lembrar dessas dicas básicas:

  • considere se o equipamento que você precisa é doméstico ou profissional
  • verifique a potência dos modelos
  • verifique as funções extras
  • considere se vale a pena um equipamento com fio ou com bateria
  • veja reviews de usuários na internet
  • conte com a ajuda do Promobit sempre!

Já se convenceu de que vale a pena comprar as ferramentas ou ainda tem dúvidas? Você sempre pode fazer suas perguntas nos comentários aqui embaixo, ou ajudar outras pessoas que estão em busca de uma ferramenta. Além das melhores promoções de

utensílios domésticos

, no Promobit você encontra também

cupons de desconto

para aproveitar as melhores ofertas da internet, principalmente na

Black Friday

.