Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

10 equipamentos indispensáveis para praticar ciclismo

Óculos de proteção, luvas, capacete e sinalizadores estão entre os equipamentos indispensáveis para praticar ciclismo. Veja outros no artigo.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

13 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Andar de bicicleta traz diversos benefícios para a saúde, como melhora no condicionamento físico, disposição, queima de gordura excessiva, entre outros. Se você está pensando em começar essa atividade, mas não sabe exatamente do que precisa para fazer isso com segurança, continue lendo o artigo, pois vamos listar dez equipamentos indispensáveis para praticar ciclismo. 

Bicicleta 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Bicicleta de corrida

E começamos com o mais óbvio: para praticar ciclismo, você precisa de uma bicicleta. Nós temos um guia completo que te mostra como escolher uma bicicleta, mas basicamente devemos dizer que, para comprar um bom equipamento do tipo, você precisará escolher o aro adequado de acordo com a sua idade e escolher um modelo conveniente com a atividade que você pretende praticar: é passeio? Corrida? Ou para ser usada na trilha? Você também pode optar por bicicletas dobráveis ou híbridas, entre outras. 

Para entender melhor do assunto, dê uma olhada nos artigos a seguir: 

Capacete 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O capacete é indispensável na prática do ciclismo e muito mais se você for andar em locais movimentados, como ruas e calçadas. É muito importante que esse acessório esteja certificado pelo Inmetro, mas também há outras características que você precisa observar nele:

  • Encaixe perfeito na cabeça, sem apertar nem ficar largo; 
  • Escolha do modelo de acordo com a atividade (capacetes para mountain bike possuem um reforço que os outros não têm); 
  • Presença ou não de uma viseira. 

Não negligenciem o uso deste acessório, pois o capacete é o que protege a cabeça em caso de queda, batida ou colisão e cortes, entre outros acidentes. 

Óculos

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os óculos são voltados para quem usa a bicicleta para fazer trilhas e não as utilizam como meio de transporte, pois protegem os olhos de possíveis mosquitos, objetos, poeira e outras sujeiras. Os óculos de ciclismo são próprios para essa modalidade e, no geral, você pode escolher um de sua preferência. Apenas se atente ao fato de que os de lentes mais escuras são os ideais para dias de muito sol e os mais claros para pedaladas noturnas. 

Luvas 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Importantes tanto para proteger as mãos em caso de quedas (quem nunca colocou as mãos no chão ao cair e depois viu que elas estavam sangrando?) quanto para garantir a aderência entre a mão do ciclista e o guidão, as luvas são equipamentos indispensáveis para praticar ciclismo.

Esportistas de passeio podem optar por luvas que não cobrem os dedos, mas recomendamos que os que praticam mountain bike ou trilhas devem utilizar luvas completas, para evitar possíveis cortes. Para os dois tipos, é muito importante que a luva seja respirável, para que as mãos não fiquem suando desnecessariamente.  

Sapatilhas de ciclismo 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esse é um equipamento que ajudará a melhorar a sua performance durante a prática esportiva. As sapatilhas, que devem ser corretas de acordo com a modalidade de ciclismo, servem para que o pé fique bem preso ao pedal, tanto para que você consiga dar pedaladas mais fortes quanto ter mais segurança, principalmente em curvas.

Mochila de hidratação 

Mochilas de hidratação são para ciclistas que querem avançar na prática e costumam fazer trilhas. Esse tipo de mochila possui um reservatório de água ligado a uma mangueira, para que o esportista tome água enquanto pedala. Ela pode conter só o reservatório, mas as mais sofisticadas contam ainda com outros bolsos em que você pode inclusive levar comidas leves. 

Buzinas e sinalizadores 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esses equipamentos são para quem pedala durante a noite, principalmente na rua, e utilizam a bicicleta como meio de transporte. Eles servem para literalmente sinalizar, na bicicleta, que há alguém ali, seja através do som da buzina ou da luz de um farol preso na traseira da bicicleta e até no capacete do ciclista. 

Coletes refletores 

O colete seria parte da roupa, mas se você não quiser utilizá-lo, também poderá optar por adesivos refletores. Você já reparou que parte das roupas dos profissionais de limpeza que coletam o nosso lixo brilham no escuro? Na verdade, elas só estão refletindo as luzes dos carros e das ruas. E é assim que o colete do ciclista vai ajudá-lo a ser visto na rua, estrada ou calçada para evitar acidentes. 

Bônus: bermuda e camisa de ciclismo 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Esses equipamentos necessários para praticar ciclismo são um extra, pois não são primordiais, mas tornam a experiência muito melhor, ainda mais para quem pretende percorrer percursos longos. 

As bermudas são feitas em lycra e possuem uma proteção especial (uma espuma de densidade maior) para as partes do corpo que ficam em contato com o selim, o “assento” da bicicleta. Além de deixar a pedalada mais confortável, ela também evita assaduras. 

Já as camisetas podem ser usadas tanto em percursos mais longos quanto os curtos. Elas são feitas com tecido sintético, mas que deixa a transpiração fluir livremente. Além disso, possuem bolsos para você armazenar alimentos pequenos. 


Agora que você já conhece alguns equipamentos indispensáveis para praticar ciclismo, dê uma olhada nas nossas promoções de itens de esporte e lazer para comprar os seus! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!