Take a fresh look at your lifestyle.

Guia de compra: como escolher uma bicicleta?

Seja como opção de lazer ou como meio de locomoção, a bicicleta é um item muito querido e procurado pelos brasileiros. Veja como escolher uma bicicleta perfeita para você.

1

Seja uma maneira de aproveitar o final de semana de forma prazerosa, uma forma ecológico de ir e voltar do trabalho ou aquele esporte para renovar as energias, a bicicleta é um dos itens mais presentes na vida dos brasileiros.

Antes ela podia ser vista apenas como um “brinquedo de criança” pelo mais desinteressados, mas o protagonismo das bicicletas na cidade tornou o veículo novamente interessante para muitos adultos, que agora procuram uma bicicleta ideal.

Para ajudar nossa comunidade, separamos algumas dicas de como escolher uma bicicleta ideal para as suas necessidades.

Leia também:

Decida o uso da bicicleta: transporte, lazer ou esporte

A pergunta básica é: porque você deseja comprar uma bicicleta? Definir o uso que será dado para o aparelho servirá para você definir todas as outras etapas de compra, desde orçamento, tipo de bike mais vantajosa etc.

Se você está procurando uma bicicleta de passeio, considere modelos urbanos, com pneus finos pensados para uso em asfalto. Isso vale principalmente para quem quer passear em praças, parques, calçadões etc. Você não precisa pensar tanto em marchas ou acessórios extras, já que ela será usada apenas para recreação.

Já se você quer um bom modelo para pedalar até o trabalho todo dia, considere o tipo de terreno que irá enfrentar. Dê preferência para pneus finos se for utilizar asfalto ou ciclovias ou pneus mais grossos para terrenos irregulares. Pense em quais acessórios você precisará (como marchas extras ou luzes de segurança), mas não se esqueça que mais peças também significa mais manutenção. Bicicletas mais leves também são uma ótima aposta.

Para esportes, como ciclismo ou mountain bike, você precisará de bicicletas especialmente projetadas para isso, já que é um uso mais específico. Para mountain bike, as bicicletas costumam ter pneus mais largos, amortecedores mais resistentes e ponta de linha, maior variedade de marchas e quadro reforçado para aguentar impactos. As bikes de ciclismo são feitas com um material mais leve, pneus0 finos e o guidão em posição mais baixa, para favorecer a aerodinâmica.

Quer receber avisos sempre que aparecer Bicicleta em promoção?

Conheça os tipos de bike

Sabendo em quais situações você irá usar sua bicicleta, fica mais fácil escolher o tipo ideal para você e já começar a calcular seu orçamento.

Bicicleta de passeio

Não existem exatamente um modelo para passeio, mas vários modelos que se encaixam nessa categoria. Em geral, são bicicletas mais robustas, com uma ergonomia confortável e um leque de preços bastante amplo para atender toda a demanda.

Mountain bike

São os modelos que trazem recursos específicos para a prática de mountain bike, para serem usadas em trilhas etc, apesar de algumas pessoas também gostaram de utilizá-las no dia a dia. Podem ser feitas de diversos materiais (carbono, alumínio ou aço, por exemplo) e geralmente trazem peças mais resistentes para aguentar o impacto de seu uso.

Quer receber avisos sempre que aparecer Mountain Bike em promoção?

Bicicletas de corrida

Chamadas de speed ou até de road bike, são feitas para serem o mais aerodinâmicas e leves possíveis. Como já mencionamos, costumam ter pneus bastante finos e guidões baixos. Geralmente são feitas de alumínio, por ser um material bastante leve.

Dobráveis

As bicicletas dobráveis chamam bastante atenção, principalmente de quem usa a bike como forma de se locomover na cidade. Afinal, caso precise pegar um carro, ônibus ou metrô, basta dobrar a bicicleta e carregá-la para onde precisar. Mas vale ficar atento: esse modelo costuma ter poucas opções de marcha e acessórios e não é indicada para percursos longos.

Elétricas

A bicicleta elétrica é a queridinha de quem quer ter praticidade na hora de ir e voltar do trabalho ou faculdade e ainda ajudar a diminuir a quantidade de poluição emanada no dia a dia. Apesar de não alcançar uma velocidade tão alta (sua velocidade máxima é, em média, 25km/h), elas são mais econômicas em sua manutenção e permitem que você pedale junto quando precisar. Mas lembre-se que elas não são uma boa opção para momentos de chuva forte e que, dependendo da potência do motor, não conseguem subir ladeiras muito íngremes.

Híbridas

Essas bicicletas buscam ser mais versáteis, abrangendo mais de um uso possível. Oferecem pneus mistos, podendo ser usados na terra ou no asfalto, mas não são feitas para competições de corrida nem trilhas pesadas.

Tamanho do quadro da bicicleta

Escolher o tamanho certo do quadro da bicicleta é o passo principal para escolher uma bicicleta com um tamanho ideal para a sua estatura, fazendo com que pedalar seja confortável e eficiente.

As duas principais formas de descobrir o número ideal do quadro para a bicicleta é ou por uma tabela de aproximação, ou por uma equação com base na altura do seu cavalo, que se refere basicamente à altura da base do tronco.

A tabela pode ser conferida logo abaixo. Já o cálculo com o cavalo, basta saber a altura do chão até a sua virilha (onde ficaria o selim) com as pernas ligeiramente abertas e, se o quadro for estilo MTB, seguir a fórmula: cv/2,54-14. Já se o quadro for medido em polegadas, a fórmula a ser usada é: cv x 0,65.

Fizemos um texto completo sobre isso, para você tirar todas as suas dúvidas: Como saber o tamanho ideal para bicicleta?

Tenha o seu orçamento e invista na melhor possível

Parece uma contradição, mas na hora de comprar sua bike, invista na melhor possível. No que se refere à saúde e segurança no trânsito é bom não brincar. Por isso defina qual é o valor máximo que você tem para embolsar e quais são as características que você precisa em uma bike e invista tudo o que puder.

Não estamos dizendo aqui para você abrir mão de promoções ou de pechinchar, de forma alguma! Mas não vale a pena optar por materiais mais baratos ou acessórios com menor durabilidade dentro do que você pode bancar. Uma bicicleta melhor vai durar mais e deixar sua vida muito mais fácil.

E, falando em promoções de bicicleta, você sempre pode contar com o Promobit para separar as melhores para você!

Dicas de manutenção e segurança

Se você for utilizar sua bike principalmente para locomoção em cidades, ou para praticar esportes, é muito importante assegurar que a manutenção do veículo esteja em dia para evitar acidentes e outros imprevistos.

A manutenção periódica deve ser feita pelo menos uma vez por mês, para garantir o bom estado do aparelho. Separamos outros pontos também para você manter em mente. Por exemplo, os pneus devem sempre ser calibrados de acordo com o fabricante e devem ser trocados assim que ficarem carecas. Sobre as correntes, catracas e pedais, não esqueça também de lubrificá-las com frequência.

Na troca de marcha, o câmbio bem regulado facilita a transição. Preze também por uma boa manutenção do freios. O guidão também necessita de atenção, com manutenção periódica feita por um profissional.


Agora você sabe o básico para começar a se aventurar na compra da bicicleta ideal para você. Continue acompanhando nossas promoções de esporte e as novidades no nosso blog!Fique atento também aos cupons Centauro e cupons Netshoes.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!