Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é preciso saber antes de comprar uma bicicleta infantil

Andar de bicicleta só traz benefícios à saúde das crianças. Saiba como escolher corretamente uma bicicleta infantil.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

17 de jan de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quando nos referimos a algo que é impossível de esquecer como se faz, dizemos que é como “andar de bicicleta”. De fato, nunca conheci alguém que desaprendeu a pedalar, logo, é muito importante aprender da forma correta, com segurança e em uma boa bicicleta. É comum aprender a pedalar durante a infância, mas será que sabemos escolher corretamente a bicicleta dos pequenos? Saiba como comprar uma bicicleta infantil e garanta a diversão e saúde da criançada.

O tamanho da bicicleta infantil

A grande dúvida na hora de escolher uma bicicleta infantil é o tamanho do modelo escolhido, pois caso seja muito pequeno a criança terá dificuldades para sair do lugar, enquanto uma bicicleta grande demais não transmite segurança para a criança e pode ser perigosa. Para chegar ao tamanho adequado não basta apenas pedir para criança subir na bicicleta e determinar “de olho” se o tamanho está certo. É preciso relacionar algumas informações como a idade da criança e a altura do cavalo para saber qual o tamanho do aro (também chamado de tamanho da roda) e consequentemente o tamanho da bicicleta. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Crianças em bicicleta para adultos só dá certo em grafite na parede.

Para chegar à altura do cavalo é bastante simples, basta pedir para a criança posicionar-se descalça com as costas e calcanhares encostados na parede e os joelhos retos. Marque na parede o local do encontro entre as duas pernas da criança e depois com uma fita métrica meça a distância entre a marca na parede e o chão: o resultado é a altura do cavalo. Para saber qual o tamanho de aro mais indicado para a criança basta relacionar a idade da criança e a altura do cavalo, conforme a tabela abaixo.

IdadeAltura do cavaloAro
A partir de 3 anos30 cm a 45 cm
12
Entre 3 e 5 anos41 cm a 53 cm14
Entre 5 e 7 anos47 cm a 59 cm
16
A partir de 7 anos55 a 70 cm20

A tabela orienta a escolha da bicicleta, mas não é determinista. Situações como uma criança com a altura do cavalo para uma roda aro 16, mas com idade inferior ao indicado na tabela para o uso de uma roda aro 16 são totalmente possíveis. Consulte a tabela, mas não é necessário segui-la totalmente. 

Bicicleta de equilíbrio

Também conhecida como bicicleta de treinamento, é um modelo de bike infantil para crianças de até 2 anos, sendo ideal para o primeiro contato da criança com uma bike. A bicicleta de equilíbrio não possui pedais, coroa, correntes e são feitas para que a criança primeiro adquira equilíbrio sobre duas rodas e posteriormente tenha apenas que conseguir pedalar em uma bike convencional. A bicicleta de equilíbrio é inclusive uma opção mais eficaz que o uso de bicicletas com rodinhas que muitas vezes fazem com que a criança demore mais tempo que o necessário para aprender a andar de bicicleta. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
A bicicleta de equilíbrio não possui pedais, coroa e corrente.

A recomendação de uso é para crianças com idade entre 2 e 3 anos, mas pode ser a primeira bicicleta de crianças de até 4 anos. Alguns modelos possuem freio para que a criança já fique familiarizada com aceleração e redução de velocidade e guidão com giro limitado para evitar acidentes.  

Esqueça as marchas por enquanto

Saber usar as marchas é muito importante para acrescentar velocidade ao trajeto e facilitar o deslocamento em locais com diferentes níveis de inclinação. Mas no momento em que a criança está aprendendo a andar ou criando prática sobre a bicicleta, as marchas podem ser um item que confunde mais do que ajuda.

Quando a criança já estiver totalmente habituada a pedalar, como noções de espaço e coordenação motora apurada para pedalar é chegado o momento de migrar para um modelo com marchas. Outros itens como suspensão também são desnecessários neste momento e servem mais para acrescentar peso a bike do que apresentar alguma melhoria no uso da bicicleta. 

Bicicleta é divertido, mas não é brinquedo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A forma como a bicicleta foi encarada durante muito tempo fez com que ela fosse relacionada exclusivamente a momentos de diversão ou a coisa de criança. A bicicleta é um meio de transporte e também uma fonte de divertimento para crianças e adultos, mas deve ser resistente e duradoura, por isso não é um mero brinquedo. 

Na hora de optar por uma bicicleta infantil procure bikes feitas com materiais de boa qualidade para garantir a segurança da criança. A estética e o gosto dos pequenos é importante, mas nem sempre as bicicletas infantis com muitos acessórios, do super-herói ou do personagem do desenho de sucesso são as mais seguras e confortáveis. 


Confira as melhores promoções de esporte e lazer no Promobit. Além de bicicleta infantil tem modelos adultos e tudo para a prática de vários esportes. Aproveitando algum cupom de desconto sua compra fica ainda mais barata.