Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Dicas para aprender mais sobre o Código de Defesa do Consumidor

A maior arma o contra desrespeito às leis do consumidor é o conhecimento, pensando nisso, reunimos uma série de dicas valiosas para você aprender mais sobre o seu próprio direito.

Avatar do membro Edu

Edu

9 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os mais diferentes tipos de práticas abusivas nas relações de consumo são causados pela desinformação daquele que está adquirindo um produto ou um serviço. Essa brecha aproveitada por empresas que agem de má fé pode ser evitada com o entendimento dos seus próprios direitos.

Nos últimos meses, temos trabalhado em uma série de textos para explicar e desmistificar o Código de Defesa do Consumidor. Para quem tem interesse em se aprofundar ainda mais no assunto, hoje trouxemos algumas dicas e projetos que são bastante interessantes e vão ajudar vocês a aprender mais sobre o CDC.

Casos práticos

Os mais curiosos ou aqueles que já possuem um problema em mãos podem recorrer a casos práticos para aprender, e obter conhecimento sobre os Direitos do Consumidor. Isso pode ser realizado com uso dos canais de reclamação, como o ReclameAqui, Proteste, Reclamerio e Consumidor.gov, onde você poderá encontrar situações reais, confrontadas pelas empresas e consumidores. Também poderá sentir como as empresas reagem a problemas e determinam soluções. Algumas vezes a prática pode variar um pouco da teoria, por isso é importante aprender o lado real do problema.

Aliado a um conhecimento teórico, estudar casos práticos pode ser interessante e muito vantajoso, você terá um conhecimento além do básico e ainda conseguirá filtrar empresas que não agem de forma correta.

aprender-CDC

Cursos e Projetos

A demanda por interessados em aprender, não para de crescer, com o seguimento de cursos e minicursos sobre Direito do Consumidor em alta, surgiram empresas especializadas nesse assunto, logo as unidades governamentais começaram a também oferecer ensino gratuito sobre o Código de Defesa do Consumidor.

O diferencial dos cursos que vemos hoje, é que agora finalmente começam a aparecer cursos destinado a consumidores finais, e não somente profissionais da área. Esse avanço é extremamente importante para o cenário brasileiro de comércio e e-commerce. Com consumidores mais conscientes, teremos menos propagandas enganosas, ludibriadoras, farsantes e todo tipo de desrespeito ao brasileiro.

Uma busca rápida no google fará você encontrar cursos e e-books vendidos por empresas privadas. Porém, se seu objetivo é buscar um conhecimento gratuito, você poderá recorrer a fontes como as cartilhas para consumidores, do Procon, que são documentos que destrincham todo o CDC de uma forma fácil de entender, com exemplos e uma linguagem cotidiana.

Em alguns Estados, como Goiânia, tivemos recentemente a aprovação do projeto de lei que instaura a obrigação do ensino de regras e princípios básicos do CDC dentro das escolas. Com a aproximação da semana do consumidor, também teremos diversas oficinas presenciais e online em todo o Brasil, fique atento nos sites e meios de comunicação de organizações relacionados ao consumidor.

Quando é o Dia do Consumidor: origem da data, ou melhor, datas

Escola Nacional do Consumidor

Se seu desejo de aprender for ainda maior, a Secretária do Consumidor, por intermédio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor realiza constantemente cursos destinados aos consumidores brasileiros. Na última semana, foram abertos 3 novos cursos, e outros serão abertos no decorrer do ano.

Os cursos abrangem os temas de “Oferta e Publicidade”, “Introdução a Defesa do Consumidor” e “Programa de Educação Financeira para Consumidores”. Em todos os cursos a duração será de 3 semanas, com carga horária total, aproximada a 20h e na modalidade a distância (EAD).

Estudo-CDC

Lá você poderá aprender com exemplos práticos e uma didática fácil sobre os problemas enfrentados dentro do tópico respectivo a cada curso, ainda terá a possibilidade de realizar perguntas e tirar dúvidas. O curso será ministrado mediante prévia inscrição, por isso, não perca tempo, e fique sempre de olho para acompanhar todo material fornecido pela Escola do Consumidor, o projeto não terá fim, e você pode realizar cursos durante todo o ano.

Também é possível usar a Escola como fonte de informações rápidas e seguras, podemos encontrar manuais e dicas por lá, além de conteúdo mais extenso, destinado a temas complexos e explicações detalhadas, tudo isso de forma gratuita.

Promobit

Por fim, outra excelente ferramenta é a própria comunidade do Promobit, pois por aqui você poderá encontrar artigos, explicações, relatos e ainda utilizar o fórum para tirar qualquer dúvida. Sempre que houver um questionamento sobre um Direito ou uma violação do CDC, não hesite, faça o uso do fórum do Promobit para que outros membros possam te auxiliar.

Semanalmente o Blog conta com artigos direcionados ao Direito do Consumidor, e você também poderá utilizar o espaço abaixo para sanar alguma dúvida. Busque também, por publicações antigas, muitos assuntos do seu interesse podem já ter sido abordados por aqui.

Crie um post no Fórum!

Busque conhecimento

Não importa qual método ou ferramenta de aprendizado você irá utilizar, mas sempre busque aprender. Dessa forma além de conseguir se defender contra qualquer ameaça ao seu bolso, você ajuda a criarmos um mercado de consumo mais saudável.

Todo desrespeito e abusos em relações de consumo são causados por má fé e falta de conhecimento, por isso assuma o controle das suas compras. Não é difícil vermos desde pequenas lojas até grandes varejistas envolvidos em casos de infração ao Código de Defesa do Consumidor, por isso, garanta seu direito!


Além de informações, no Promobit você também encontra as melhores oferta e cupons de desconto da internet! Baixe o nosso app e crie sua Lista de Desejos para aproveitar sempre que aparecer aquela promoção de TV ou celular barato.