Promobit
Artigos

Quando é o dia do consumidor? Conheça uma das melhores datas para promoções do ano

Se existe forma de economizar nós te contamos. Por isso, hoje vamos te contar um pouco sobre o dia do consumidor e como usá-lo para comprar com desconto.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de mar de 2024

0 comentários

Compartilhe:

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. Essa é uma data que vem ganhando cada vez mais força devido ao comércio aderir a prática de dar diversos descontos, promoções entre outras vantagens que nos ajudam a economizar, além de ajudar no aumento das vendas nesse período do ano. Os principais varejistas preparam ofertas e condições especiais para a data, com preços abaixo da média, cupons de desconto, frete grátis, entre outras vantagens para o consumidor. 

Saiba mais sobre a data neste artigo e já aproveite para cadastrar os produtos que você vai querer comprar com desconto na sua lista de desejos aqui do Promobit para não perder nenhuma oferta.

De onde veio o Dia do Consumidor?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Dia do Consumidor possui uma origem histórica. Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos John Kennedy fez um discurso no Congresso. Sua fala foi para chamar a atenção a alguns direitos fundamentais dos consumidores: direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e direito a ser ouvido. Segundo Kennedy, era importante que as pessoas pudessem ficar de alguma forma protegidas quando realizassem qualquer tipo de compra.

Porém, o reconhecimento legítimo e oficial da data só foi feito em 1985, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com base nas Diretrizes das Nações Unidas e, a partir disso, os países começaram a se movimentar para colocá-lo em prática.

No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidospelo Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), sancionado pelo então presidente Fernando Collor. A partir deste Código, mais conhecido pela sigla CDC, foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). O objetivo é ser um mediador de conflitos e problemas entre o consumidor comum e empresas ou fornecedores de produtos e serviços.  

Leia também:Explicando o CDC: o que são práticas abusivas simples?

Então a ideia do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, apesar de invariavelmente falar sobre consumo, não é incentivar a prática comercial entre as pessoas. Mas, sim protegê-las quando alguma etapa deste processo dá errado ou de alguma forma não atende o consumidor final e, de certa forma, celebra o cumprimento das regras impostas.

Dia do Consumidor como data comercial no Brasil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como acontece com muitas das datas fortes do comércio, o Dia do Consumidor como data comercial no Brasil foi criada com intuito de incentivar as vendas em uma época mais fraca no ano. Nesse caso, foi o período entre o fim de ano e o Dia das Mães.

Assim, nasceu o Dia do Consumidor Brasil, com objetivo de criar uma estratégia para que as vendas aumentassem nesse período. Então no dia 15 de março acontece uma mega liquidação de começo de ano, que abrange diversos varejistas e empresas.

Com o sucesso do Dia do Consumidor, ao longo dos anos, o comércio passou a disponibilizar condições especiais de compra não só no dia 15 de março, mas estende-se pelos próximos sete dias. Logo, em 2024, a semana do consumidor tem início na sexta-feira 15 de março e encerra apenas na sexta-feira 22.

O Dia do Consumidor Vale a Pena? 

Para quem gosta de promoções essa é uma boa data para economizar. Dentro desta data vários setores aproveitam para queimar estoque de produtos e movimentar as vendas. Por isso, é esperado preços baixos, mas ofertas com estoques limitados. 

Então quem chegar primeiro certamente terá vantagem e levará as melhores condições, seja de preço ou de pagamento. Por isso, vale a pena estar atento a semana e ao dia do consumidor e pode ser que neste período você encontre o que tanto procura por bom preço! Principalmente adicionando os produtos que pretende comprar as sua lista de desejos para ser notificado quando o produto estiver em oferta. 


Então, agora que você já sabe mais sobre o Dia do Consumidor, o que acha de aproveitar nossas promoções Casas Bahia e promoções Americanas? Alias, dê uma olhada nos nossos cupons de desconto para garantir os menores preços!