Take a fresh look at your lifestyle.

Como montar a decoração do quarto de bebê?

Estimular o desenvolvimento do pequeno, escolher as cores e não poluir o quarto com muitos objetos são dicas sobre como montar a decoração do quarto de bebê.

0

É na decoração do quarto do bebê que a gente consegue colocar um pouco da nossa personalidade, além de pensar em cada detalhe sobre como vamos receber essa criança. Por isso, é importante pesquisar referências e ter ideias sobre como fazer isso de forma que dê para aproveitar espaço, ser criativo e ainda estimular o aconchego e o desenvolvimento do bebê. Pensando em tudo isso, nós montamos esse guia com dicas e exemplos de decoração do quarto de bebê para você se inspirar. 

Leia mais: 

O que saber antes de escolher a decoração do quarto de bebê?

Existem diversas imagens na internet com ideias de decoração do quarto do bebê, mas você já parou para pensar em como as pessoas que tiraram aquelas fotos chegaram naquele resultado? Para montar o cômodo, é legal considerar alguns fatores sobre o desenvolvimento da criança e a tranquilidade que ela deve sentir ao estar nele, afinal o quarto é um cômodo de descanso. 

O quarto é um local de descanso

Qualquer quarto é lugar de descanso, aconchego e relaxamento; é lá que dormimos e repomos nossas energias. Por isso, essa máxima não teria que ser diferente em um quarto de bebê que, principalmente nos primeiros meses, dorme a maior parte do tempo. 

Pensando nisso, ao montar a decoração do quarto de bebê, pense em itens que passem a sensação de calmaria e não se preocupe muito em carregar demais o cômodo com objetos, almofadas decorativas e outros itens não tão essenciais. 

Mesmo assim, é importante que o bebê desenvolva autonomia e personalidade

Os bebês, quando um pouco maiores, desenvolvem a autonomia e personalidade deles no momento do brincar, seja com massinha, peças de montar adequadas à idade (como as da Lego), bonecas (como as Barbies), pelúcias, carrinhos e inclusive com qualquer embalagem reciclável e utensílios domésticos que temos em casa, como potes de iogurte, potes de sorvete, colheres de pau e panelas.

Além disso, durante as brincadeiras é importante que a criança esteja acompanhada minimamente da mãe, pai ou qualquer pessoa que ela tenha o mínimo de afinidade. Por isso, se você considerar que o quarto vai ser um local de brincadeiras, aí sim deverá investir em itens decorativos que a longo prazo vão trazer autonomia para o bebê, como um cavalinho de madeira. 

Dicas para montar a decoração do quarto do bebê

Com esses dois fatores em mente, separamos algumas dicas práticas para você levar em consideração na hora de escolher cada detalhe para a decoração do quarto do bebê, desde as cores até os itens que são essenciais comprar para o cômodo. 

Cores mais suaves trazem sensação de tranquilidade ao bebê

A verdade é que no começo da vida ninguém consegue identificar cores ainda, porém, nada impede de termos zelo pela pintura do quarto de bebê. O ideal é escolher cores neutras ou claras que demonstrem que aquele vai ser o local para, na maior parte do tempo, realmente descansar. O branco ou areia combinando com alguma outra cor clara, como verde, lilás ou tons de azul e rosa queimados pode ser uma boa ideia. 

A pintura pode ser uma amiga para criar a decoração do quarto

Você também pode combinar tons claros para criar um cenário ou uma decoração simples na própria parede do quarto do bebê. Algumas pessoas usam azul e branco para criar montanhas triangulares ou outras formas geométricas aleatórias, por exemplo. Também é possível desenhar nuvens, fazer listras, bolinhas ou algum outro cenário específico e até um mapa mundial. Apenas tome cuidado para não deixar o quarto muito carregado. 

Você também pode optar por papéis de parede

Já falamos anteriormente que papéis de parede são mais caros, mas se o seu orçamento não estiver apertado você pode optar por utilizá-los no quarto do seu bebê. Para não carregar demais o quarto, a opção é colocá-lo em apenas uma das paredes ou somente até a metade da altura dela, deixando a parte de baixo livre para uma cor neutra. 

Exemplos de decoração do quarto de bebê

Separamos ainda algumas ideias para ajudar você a montar a decoração do quarto de bebê que mais combine com a sua rotina e com seu filho, quando ele vier. Você não necessariamente precisa seguir tudo o que sugerimos aqui e pode adequar tudo isso ao seu orçamento, retirando itens ou adicionando outros conforme a necessidade. 

Escolha um tema só e invista a decoração nele

Se você quer montar um quarto realmente decorado para o seu bebê, uma dica é pensar em temas de afinidade da família, como viagem, natureza, jogos, animais ou outras coisas. Assim, você poderá investir em pelúcias, jogos de lençol e itens que remetam a esse tema, como ganchos de parede. 

Invista em uma parede de lousa

Outra ideia é investir em uma parede de lousa. Se há algum artista na família, inicialmente é possível fazer algum desenho na parede (ou mandar outra pessoa fazer) e, quando a crescer, ela mesma começar a rabiscar o que a criatividade mandar. Apesar disso, a parede de lousa é necessariamente preta e vai deixar o quarto mais escuro. Também será necessário verificar se o bebê não é alérgico à giz. 

O quarto montessoriano dá autonomia à criança

A ideia do quarto montessoriano é deixar o máximo de itens possível próximo à criança, para que ela consiga por ela mesma reconhecer o funcionamento do quarto e executar ações, como guardar brinquedos, pegar e colocar livros de volta no lugar e até escolher a sua própria roupa, quando for maior. 

Neste estilo de quarto, os nichos que o quarto tiver ficam na parte de baixo da parede, para o bebê alcançar o que está lá; a cama é colocada logo acima do chão, para que o bebê consiga subir sozinho, depois que deixar o berço; o espelho é pendurado a uma altura que a criança consiga ver a si própria (se preferir, você pode investir em um móvel espelhado); é possível investir em uma mesinha e cadeirinhas para o bebê sentar e rabiscar no papel sulfite, por exemplo. 

Decoração para quarto de bebê simples

Se a sua ideia é montar uma decoração para quarto de bebê simples, saiba que você só vai precisar investir na pintura do cômodo, nos móveis essenciais (já falamos sobre eles em um artigo sobre como montar um quarto de bebê completo gastando pouco), em uma poltrona de amamentação, um cesto organizador de brinquedos e, claro, os brinquedos. Você pode deixar a parte decorativa para os lençóis, que vão ser trocados frequentemente, e para os próprios itens da criança, que poderão ficar expostos no quarto. 

O que é essencial comprar para o quarto do bebê?

Além dos itens que citamos acima, existem alguns outros objetos necessários para você comprar para a criança. Um deles é um tapete de e.v.a, para que ela possa brincar com segurança, sem escorregar e ainda protegida do frio. Ele não precisa estar pelo quarto inteiro, mas você precisa montar os blocos em uma área suficiente para o bebê se mexer com tranquilidade enquanto brinca. É só montar o tapete e deixar o bebê se divertir com os brinquedos dele no chão mesmo. 

Um tapete sensorial também é um ótimo investimento

O tapete sensorial pode ser usado pela criança desde o início das brincadeiras até mais ou menos os cinco anos. Ele nada mais é do que um tecido grosso que deve ser colocado no chão para a criança explorar as diversas sensações que ele proporciona. Isso porque esse tipo de material deve ter espaços para botões, velcro, algodão, palitos de sorvete, espuma… diversos materiais para o bebê sentir e explorar sensações. 

Apenas tome cuidado para não colocar objetos que podem machucar o bebê (como conchas de praia) e cuide para que os objetos estejam bem presos, para que o bebê não engula nada sem querer. Para obter o melhor resultado em um tapete sensorial, o ideal é mandar fazer. 

Quadros decorativos para quarto de bebê funcionam?

Não necessariamente. Eles são bonitos, fofinhos e podem dar um toque a mais na decoração do quarto de bebê, mas não são um item essencial e indispensável, apesar de darem um charme a mais ao quarto do bebê. 


Agora que você já sabe de todas as nossas dicas para montar a decoração do quarto de bebê, dê uma olhada nas nossas promoções de berço e promoções de móveis e decoração para encontrar tudo pelo menor preço! Use também nossos cupons de desconto para economizar ainda mais! 

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!